O Que é Scrap Festa?

Pri Sathler

Publicado em agosto 17, 2023

66

Oi, oi minha gente! Como andam as coisas? O papo de hoje é sobre festa! Sim, quero te falar um pouco sobre o que é Scrap Festa.

O conteúdo está bem recheado e com ótimas sugestões, espero que ajudem no seu negócio! Então, vamos logo começar o assunto, porque tem muita coisa!

 

O que é scrap festa?

 

Origem do Scrap Festa

Antes de explicar o que é scrap festa, preciso falar sobre outra técnica que deu origem a ela, o scrapbook. Ele é conhecido por álbuns de fotos, quadros com fotos, cadernos de registros de memórias, dentre outras coisas.

Sua principal característica é o uso de elementos decorativos, retalhos de papel, botões, fitas, adesivos e apliques. Ademais, são camadas, estampas e muitos outros detalhes que fazem essa técnica tão conhecida.

O termo em inglês “scrapbook” significa livro de retalhos e tem tudo a ver com o que te contei anteriormente.

A verdade é que decorar álbuns, cadernos ou qualquer outro objeto com a intenção de eternizar memórias é uma prática muito bonita e gostosa de fazer.

Pois, quando se olha pra história, podemos ver que o início dessa prática se deu há muito tempo, antes mesmo de ter esse nome.

A ideia de guardar recortes, fotos, cartas e outros tipos de registros sempre foi feito de alguma forma.

Mesmo sem a parte decorativa, podemos ver registros históricos de pessoas que guardaram as memórias importantes, com a intenção de eternizá-las e passá-las para frente.

 

Álbum de scrapbook antigo

 

O Que Fazer no Scrapbook?

Anos atrás, eu mesma fiz scrapbook sem saber que estava fazendo! Pois, tive pasta de papel de cartas: caixa com cartas que troquei com amigas que moravam longe.  As cartas eram decoradas com adesivos e cada parágrafo eu escrevi com caneta de uma cor!

E eu também fazia os envelopes das cartas com páginas de revistas. Tive também aquela caixa preciosa, cheia de recortes e coisas sobre a minha banda favorita!

Enfim, isso tudo são formas de guardar memórias de coisas que são importantes. Porém, não tinha a organização, nem a beleza do scrapbook, mas era o início de tudo.

Então, que tal se aprofundar e conhecer mais sobre a técnica do scrapbook? Veja este post que está no Blog da Mimo para descobrir o que é scrapbook, e aprender sobre quais materiais são necessários para começar.

 

O que é scrapbook?

 

O Que É  Scrap Festa?

O scrap festa nada mais é que a implementação de técnicas do scrapbook nas festas. Ou seja, é a mesma ideia de trabalhar com camadas, estampas, apliques, fitas e outras coisas.

Desse modo, pode ser aplicada nos produtos produzidos para festas e criar lindas decorações exclusivas.

E certamente junto com isso vem toda a possibilidade de personalização, já que é uma técnica artesanal.

Sabe aquela festa que tem a mesa cheia de itens personalizados, com a cara da festa, o nome do aniversariante, rótulo personalizados, lembranças diferentes e tudo foi pensado pra combinar?

Pois é, isso é o scrap festa na prática!

 

Festa personalizada com itens de scrapfesta

 

Como é o Mercado de Scrap Festa?

O ramo de festas e eventos deu uma boa mudada nos últimos anos. A pandemia trouxe novos formatos e as pessoas passaram a pensar em festas de formas diferentes.

Mas, uma coisa não mudou: todo mundo quer algo único e exclusivo! E o scrap festa proporciona exatamente isso.

Acredito até que com a diminuição da quantidade de convidados e tamanho das festas, as pessoas passaram a se importar mais com a qualidade e beleza do que vai ser entregue.

Inclusive, isso é ótimo pra um trabalho artesanal. Já que, ao invés de fazer 80 caixas simples e iguais, você vai poder oferecer 20 caixas mais elaboradas e com mais significado.

 

Possibilidade de decoração com o scrap festa

Quais Festas Podem Usar o Scrap Festa?

Todas a festas podem usar scrap festa na decoração! Na verdade, a técnica pode e deve ser adaptada ao estilo de cada festa.

Desse modo, você pode fazer um casamento, aniversário de criança, adolescente ou adulto; festa corporativa; evento religioso; ou o que mais aparecer pra você.

Pra cada uma dessas ocasiões você vai considerar não só o perfil do seu cliente, mas o propósito da festa também.

E a partir disso, todas as suas escolhas sobre quais projetos fazer, como decorar, quais elementos ou materiais utilizar, vão estar alinhados a isso. E é aí que começa a personalização da festa!

 

Possibilidade de decoração com o scrap festa

 

Como Criar e Usar Peças de Scrap Festa?

O scrap festa tem certa versatilidade! E isso é ótimo, porque a gente fica mais livre pra inventar as coisas.

Toda vez que começamos um projeto, temos dois caminhos pra escolher: criar tudo do zero ou partir de projetos prontos e adaptá-los. Não tem certo, nem errado em nenhum deles.

O que você deve considerar na hora de fazer sua opção é: o orçamento aprovado, o prazo, o tipo de cliente e o tema do evento.

Além do mais, você pode oferecer serviços mais exclusivos ou não, dependendo desses pontos acima.

Um dos pontos mais importantes pra você se atentar é na qualidade da sua entrega. Afinal, profissionalismo é tudo e envolve muitas coisas.

Ou seja, passa pelo atendimento, pelo cumprimento dos combinados, pelo acabamento das peças e por aí vai.

Se você escolher trabalhar com peças prontas tá tudo bem! As caixas básicas são sempre bem-vindas e, se bem trabalhadas, elas até deixam de ser básicas!

Ter uma base feita por caixa milk, cone, cilindro, bala e muito mais, pode se encaixar em muitos pedidos. O seu diferencial vai ser trabalhar cada uma delas de maneira personalizada que é o pulo do gato!

 

Técnica scrap festa em aniversário

 

O Que Personalizar com Scrap Festa?

Em uma festa você pode trabalhar várias partes da decoração e até mesmo compor o espaço com itens de scrap festa. Dessa forma, separei alguns itens que você pode trabalhar em diversas festas:

Mesa da Festa

A mesa da festa é o lugar de maior destaque e nela cabe um mundo de ideias! Portanto, são muitas opções de modelos de: caixa; potes, tubetes, latinhas e outras embalagens que podem ser decoradas; toppers para docinhos e topo de bolo.

 

Mesa de festa decorada com para scrap festa

 

Decoração do Espaço

Na decoração do ambiente, você pode colocar peças feitas de papel,  pode criar um painel, uma parede com quadros, letras 3D decoradas, móbiles, caixas cenográficas, e por aí vai!

Dessa maneira, são inúmeras opções para você deixar a festa ainda mais inesquecível e conquistar os seus clientes.

Lembrancinhas Personalizadas

As lembrancinhas personalizadas também podem e devem ser totalmente trabalhadas dentro do tema. E cada proposta de festa vai trazer muitas ideias de lembrancinhas.

Nada de saquinho de balas, hein? Essa é a hora de surpreender os convidados com um mimo bem pensado e diferente!

Veja este projeto de caixa de presente que a Paty Moura fez para o  Canal da Mimo no YouTube, e se inspire para criar diversas possibilidades e surpreender os convidados com o seu talento.

 

Papelaria Criativa

Eu sei que na era digital o papel deixa de ser usado pra algumas coisas como, por exemplo, convites. Mas, ainda temos eventos como casamento, festas corporativas, religiosas, dentre outros, que pedem alguns itens de papel.

Assim, você pode pensar em menus, informativos, programas, mapas e sinalização de mesa, enfeites de mesa, por exemplo.

Com a papelaria criativa é possível criar peças simples que vão dar todo um charme a festa.

Dessa forma, se ficou interessada em saber mais sobre esse nicho do artesanato, confira o post o que é papelaria criativa, aqui no Blog Mimo Crafts.

 

O Que é Papelaria Criativa

Como Ganhar Dinheiro com Scrap Festa?

A primeira coisa é você se diferenciar e não ser mais o mesmo no meio da multidão. E essa é uma questão que vale pra tudo o que queremos fazer na vida, né!

Muita gente faz mais do mesmo com a desculpa de que o mercado tá saturado e os clientes só buscam pela mesma coisa.

Outros fazem mais do mesmo, porque não conseguem ver outros produtos ou serviços pro mesmo nicho.

Alguns repetem o que já é feito por inexperiência mesmo, e acredito que uma outra parcela faça mais do mesmo por preguiça de pensar diferente.

Porém, a verdade é que sempre tem espaço pro diferente, pra inovação e pra exclusividade. Autenticidade não é criada da noite pro dia e não vem sem esforço.

 

Letra 3D para decoração de aniversário

 

Ser diferente, dá trabalho, leva tempo e a gente “perde” cliente.  Mas, quando a roda vira o seu trabalho vai ter reconhecimento e será inconfundível!

É muito bom ouvir de alguém que viu algo que você fez, e mesmo sem saber que foi você quem fez teve a certeza de que era seu, porque tinha “a sua cara”!

Sabe o traço do artista, a cor da marca, a frase do escritor ou a música da banda, que a gente reconhece de primeira? É isso que você tem que buscar!

É assim que os clientes que você quer vão vir até você, por causa da assinatura no seu trabalho.

E como que você descobre o seu jeito de fazer as mesmas coisas que os outros estão fazendo? Estudando, investindo, abrindo a cabeça e se arriscando.

Lembra que eu disse que dá trabalho? É isso! O trabalho das pessoas que você admira não foram feitos do dia para a noite.

Pelo contrário, com certeza teve um caminho percorrido. Por isso, separei algumas dicas práticas pra isso:

Inspirações na Internet

Busque inspiração onde ninguém tá olhando: o melhor e mais conhecido lugar pra isso é o Pinterest. Todo mundo tá lá! No entanto, tem jeito de você ter inspirações diferentes do que as pessoas estão tendo.

Aqui no Blog da Mimo, você também encontra diversas inspirações e ideias de projetos que vão te encantar. Acompanhe também o Canal da Mimo no YouTube e as redes sociais para sempre estar por dentro das novidades.

Outra dica é buscar por assuntos correlatos como moda, decoração de casa, vitrines, livros, por exemplo. Portanto, não procure só por festas.

Referências no Dia a Dia

Esteja atenta por onde você for, repare nas lojas, nas cafeterias e restaurantes, nas roupas das pessoas, nas casas em que você entra, nos pontos bonitos da sua cidade, nas fachadas dos prédios e das casas da sua cidade, e de outras que você for.

Eventos

Frequente lugares como festivais, exposições, feiras de rua, mostras e espetáculos. Assim, você vai ver como você vai ver as coisas de maneiras diferentes! É quase que um processo natural.

Isto é, se a gente enche os nossos olhos de coisas bonitas e que estimulam a criatividade, você vai começar a criar de maneira diferente. Acredite em mim!

Materiais Para Scrap Festa

E para acompanhar todas as suas criações a Loja Online Mimo tem uma grande linha de ferramentas, equipamentos e suprimentos com tudo o que você precisa para ir muito além do papel.

Conheça alguns materiais que você pode encontrar por lá:

Furadores

Na Mimo você encontra uma linha completa de furadores para papel que são excelentes para trabalhos de scrap. Com eles, é possível dar um charme a mais aos seus personalizados.

Neste post, que fiz para o Blog da Mimo tem tudo sobre os furadores de papel Mimo, além de mostrar os diversos modelos e diferenciais que eles possuem!

 

Furador de Papel Mimo – Diferentes Modelos e Possibilidades

 

Máquina de Fazer Relevo – Mimo Embossing

Papel com relevo é um recurso que deixa tudo mais bonito. Com a Mimo Embossing você pode fazer relevo diretamente no papel com os Moldes de Relevo. Basta você escolher o modelo desejado e passar na Mimo Embossing. 

 

Mimo Embossing fazendo relevo no papel

 

Um dos grande diferenciais dessa máquina é que ela não precisa de energia elétrica ou pilhas, além de poder levar ela para todos os cantos, afinal praticidade é tudo que você precisa para criar os seus projetos.

O resultado dos relevos feitos com a Máquina de Relevo – Mimo Embossing deixa a todos encantados e dessa forma, valoriza ainda mais a sua peça.

 

O resultado do efeito do relevo na Mimo Embossing

 

Com esse equipamento as possibilidades são inúmeras, já que com ela também é possível fazer cortes personalizados de maneira rápida e prática quando usada juntamente com as suas Facas de Corte.

A Mimo Embossing é um equipamento multi funcional e com ela você pode criar diversos personalizados para se destacar no mercado.

 

Faca de corte na Mimo embossing

 

Soprador de Ar Quente

Relevo em papel também pode ser feito com o soprador de ar quente Mimo e os pós para emboss Mimo. O efeito é lindo de perto, certamente, irá deixar os seus projetos ainda mais encantadores!

Para ter esse efeito maravilhoso nas suas peças basta passar a caneta embossing no local que deseja aplicar o efeito. Em seguida, venha com o pó de embossing e use o soprador de ar quente para fazer o pó aderir ao local desejado.

 

Resultado do pó de embossing

 

Tesoura e Estilete

A tesoura e o estilete são ferramentas super básicas, entretanto, precisam ser de qualidade para proporcionarem um corte de qualidade e deixar os projetos com acabamentos impecáveis.

Com os estiletes e tesouras da Mimo as suas peças terão acabamentos excelentes, pois todos os materiais são desenvolvidos com muita tecnologia para auxiliar no seu dia a dia no ateliê. 

As tesouras e estiletes Mimo são ideais para cortar os mais diversos tipos de papéis, acetato, vinis adesivos, fita banana e muito mais.

E junto com essas ferramentas, é importante você também usar a base de corte regenerativa para proteger o seu local de trabalho e garantir um corte reto, já que ela é antiderrapante.

 

Tesouras e Estiletes Mimo

Réguas

Outro material indispensável para cortes e acabamentos são as réguas, já que são elas que podem auxiliar no corte perfeito.

A Régua Profissional da Mimo é feita em acrílico cristal, além ter um filete metálico que facilita a precisão do corte e protege a régua da lâmina do estilete. Essa é uma régua indispensável para a criação das suas produções.

Já a Régua 3 em 1 Mimo, é uma ferramenta diferenciada, pois ela faz o corte reto, pontilhado e ondulado. Além disso, ela é antiderrapante e com escala de medição em centímetros e em polegadas, horizontais e verticais.

Tudo isso em uma só ferramenta que pode inovar e valorizar o seu artesanato.

 

Régua 3 em 1 da Mimo

Guilhotinas e Base de Vinco

Ainda nos cortes, você vai se surpreender com as Guilhotinas da Mimo e a Base de Vinco, essas ferramentas da Mimo são ideais para você fazer aquele corte reto, forma rápida e em maior quantidade.

As guilhotinas possuem uma lâmina super afiada, que cortam papéis com altíssima precisão e rapidez.

São dois modelos para você se apaixonar, a Guilhotina 2 em 1 com Arredondador de Cantos, nela você pode fazer os seus cortes e usar o arredondador de cantos para dar um charme a mais as suas peças.

Já a Mini Guilhotina é ideal para você que não tem muito espaço por aí, ela também é muito fácil de levar para todos os cantos com você, já que é compacta. Com ela, os seus cortes ficarão perfeitos e retinhos.

A Base de Vinco é a ferramenta ideal para fazer vinco e cortes precisos e perfeitos em qualquer projeto de artesanato personalizado de papel com facilidade.

Desse modo, ela é multifuncional, ou seja, é a ferramenta perfeita para vincar e cortar com facilidade, precisão e perfeição qualquer projeto de artesanato personalizado feito de papel.

 

Guilhotinas e base de vinco Mimo

 

Fita Banana e Fita Adesiva

E por fim, conte com as fitas banana pra dar aquele relevo bonito nas suas camadas de papel.

Na Loja Online da Mimo você pode encontrar a Fita Banana em rolo ou a Fita Banana Picotada para facilitar o seu processo de produção.

As Fitas Banana Mimo possuem  a tecnologia destaca fácil, o que facilitou ainda mais utilizá-las nas sua peças.

A Fita Adesiva Dupla Face também é excelente para colar os seus projetos, pois ela é superfina, ou seja, não corre o risco de deixar marcas de cola nos seus projetos. Além de ser muito fácil de aplicar e perfeita pra acetato e papel!

 

Personalizado com camadas de papel feita com as fitas banana

 

Ufa! Acho que escrevi muito dessa vez. Mas, também acho que está supercompleto. Espero que você tenha chegado até aqui e que tenha aproveitado este conteúdo.

 

CUPOM DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos e até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários