Como Fazer Livro de Receitas – Presente Dia das Mães

Fernanda Estevão

Publicado em maio 3, 2022

35

Oi, meninas! Hoje, vou te ensinar a fazer um presente para uma data super especial: o Dia das Mães. Então, você vai aprender como fazer livro de receitas para presentear a sua mamãe ou deixar os seus clientes encantados com esse personalizado.

E se você também é mamãe e trabalha com artesanato, eu entendo você! Pois, foi por causa das minhas três ferinhas: Luca, Rafael e Lara que decidi trilhar no caminho do artesanato. Porque, eu precisava de um negócio onde pudesse estar perto deles, com flexibilidade de horário, já que eles são a minha prioridade.

E já partindo para a parte prática do nosso conteúdo, para fazer esse presente de Dia das Mães incrível, você vai precisar desse trio de milhões: Cricut Maker + Mimo Stamping + Mimo Binding.

 

Como Fazer Livro de Receitas - Presente Dia das Mães

 

Antes de mais nada, você sabia que com estes três equipamentos você consegue criar cadernos dos mais diversos tamanhos e gramaturas?

Plotter de Corte Cricut Maker

A Cricut Maker é uma máquina de corte que vai elevar o seu ateliê a outro patamar. Essa plotter de corte corta mais de 300 tipos de materiais de até 2.4 mm de espessura, tais como tecidos e feltros sem tratamento, couro, chipboard, papel paraná ou papelão cinza, madeira balsa, acetato e muito mais!

Produzida com tecnologia de ponta, a Cricut Maker é silenciosa e duas vezes mais rápida do que outros modelos de máquina de corte.

Mimo Stamping 

A Mimo Stamping é a queridinha das artesãs. Porque, ela pode fazer hot stamping, laminação e plastificação. Essa máquina consegue fazer essas três técnicas em  materiais de até 0,60 mm de espessura.

Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding

A Mimo Binding chegou para trazer praticidade e versatilidade ao universo da encadernação.  Ela é livre de manutenção e tem garantia de 2 anos. Além disso, a Encadernadora Profissional Mimo é muito precisa na perfuração de projetos de até 31,75 cm de tamanho, pois conta ainda com uma prática Barra Guia de Extensão de Papel, com marcas de registro numeradas.

Materiais e Ferramentas Necessários para Fazer Livro de Receitas

Além dos três equipamentos, você vai precisar também das seguintes ferramentas e materiais:

 

Materiais para fazer o livro de receitas

 

 

Livro de Receitas – Molde Grátis Cricut

Em primeiro lugar, para fazer esse projeto você vai precisar do molde grátis que preparei para você! Então, baixe logo esse arquivo para cortar na sua Cricut e produzir muito. É só clicar na imagem abaixo.

Arquivo Grátis para fazer Livro de Receitas

 

Passo a Passo Livro de Receitas

Primeiramente, vamos preparar o nosso arquivo para corte que será usado como aplique na capa do livro de receitas. 

Então, abra o arquivo da caixa (A EXTENSÃO É SVG) no programa Design Space da Cricut e confira se o arquivo está no tamanho indicado: 30CX15cm (está sinalizado na parte superior da borda que envolve o arquivo).

Logo após conferir, desagrupe o arquivo e delete a borda que envolve o arquivo (ela estava ali apenas para ser usada como referência de medida). Depois, delete também o texto que coloquei para sinalizar as partes do projeto.

 

Preparando arquivo do livro de receitas

 

Em seguida, configure a Cricut Maker para fazer o corte com os materiais indicados.

 

Configurando a máquina para fazer o corte dos materiais indicados

 

Para cortar o Chipboard é importante que o material esteja bem fixado na base de corte. Dessa forma, você pode utilizar uma fita crepe para te ajudar nessa tarefa.

 

Use a fita crepe para ficar a chipboard

 

Logo depois, insira a Lâmina de Corte Extra Profundo no compartimento de lâminas da Cricut Maker. Além disso, é necessário mover todos os roletes para a direita, para que eles não passem por cima do chipboard na hora do corte.

 

Use a lâmina para cortar o chipboard

 

Senhoras e senhores! Palmas para o resultado desse corte em Chipboard de 2.0 mm feito com a Cricut Maker. Sem dúvida, quem trabalha com artesanato vibra quando vê um corte desses!

 

resultado do corte feito na Maker

 

Agora, vamos cortar a parte impressa da panelinha no Adesivo Holográfico da Mimo. Contudo, a Cricut Maker realiza cortes com precisão em figuras impressas. Além disso, imprima também a capa e a contra capa no adesivo holográfico. 

Preparando o arquivo para cortar o Adesivo Holográfico da Mimo

 

 

Depois disso, vamos aplicar Foil Mimo no miolo que está escrito: RECEITAS DE MÃE. No entanto, para conseguir um resultado brilhante na frase, precisamos imprimir esse texto numa Impressora a Laser.

Por outro lado, o fundo deve ser impresso na Impressora Jato de Tinta, pois o foil é fixado apenas onde tem impressão a laser.

 

Preparando arquivo para aplicação do Foil

 

Capa de Livro de Receitas

Agora, vamos preparar todo esse material para fazer laminação a quente e hot stamping com a Mimo Stamping. Para fazer essas duas técnicas, eu usei o Bopp Glitter Mimo e o Foil Rosa Pink Mimo.

 

Materiais para Fazer laminação e aplicação de foil

 

Então, corte o Bopp Glitter no tamanho da capa e contra capa e também vamos aplicá-lo no desenho da panela. Assim, para fazer esses cortes de maneira precisa, usei o Estilete Circular da Mimo.

 

Utilize o Estilete Circular da Mimo para cortar BOPP

 

Logo depois, ligue a Mimo Stamping e escolha a temperatura 2. Coloque o Bopp sobre a folha que deve ser laminada, coloque os dois dentro da Base de Aplicação que acompanha a Mimo Stamping e insira na abertura frontal da máquina.

 

Fazendo Laminação com a Mimo Stamping

 

Com a Tesoura Profissional da Mimo recorte o miolo da panelinha. Lembrando que este fundo rosa foi impresso na impressora jato de tinta e as letras pretas foram impressas na impressora a laser.

 

Cortando com a tesoura Profissional Mimo

 

Recorte um pedacinho de Foil para aplicar sobre as letras pretas. O Estilete Circular Mimo é a ferramenta ideal para cortar materiais finos e flexíveis como o Foil.

 

Utilize o Estilete Circular para cortar materiais finos e flexíveis

 

Em seguida, coloque o Foil sobre as letras pretas com o lado rosa brilhante virado para cima, insira na pastinha e coloque tudo na Mimo Stamping,  também na temperatura 2.

 

Resultado do Hot Stamping feito na Mimo Stamping

 

Agora, use o Estilete Profissional da Mimo para refilar a capa e a contra capa já laminada com Bopp Glitter.

 

Utilize o Estilete Mimo para refilar

 

Com o mesmo estilete corte 2 pedaços de papelão cinza no tamanho de 14x20cm.

 

Cortando Papelão para a capa do livro de receitas

 

Agora, retire o liner do adesivo holográfico e centralize no papelão cinza.

 

Colando o adesivo holográfico no papelão para capa de receitas

 

Aqui, a dica é usar um fio de cabelo para retirar as bordinhas antes de realizar a dobra.

 

Colando o adesivo holográfico para a capa do caderno de receitas

 

Depois, use a Espátula Mimo para fazer as dobras e deixar tudo bem esticadinho.

 

Utilize a Espátula Mimo para fazer a dobra e deixar tudo bem esticadinho

 

Depois que a capa e a contra capa estiverem prontas, vamos para a próxima etapa: o aplique de chipboard.

 

Capa e contra capa do livro de receitas

 

Como Fazer Aplique de Chipboard

Desse modo, recorte a impressão do adesivo holográfico já laminado na Cricut Maker.

 

Cortando adesivo na Cricut Maker

 

Recorte também o Acetato Cricut. Dessa forma, para prender o acetato no chipboard eu usei cola de silicone.

 

Personalizando a capa do caderno de receitas

 

Depois, cole o recorte do adesivo holográfico sobre o chipboard, já com o visor de acetato preso.

 

Corte o Adesivo e cole para personalizar a capa

 

Em seguida, insira uns paetês pra dar um charme e temperar com mais amor o nosso livro de receitas!

 

Paetês para incrementar o personalizado

 

Prenda a parte do texto por traz fechando a nossa panelinha. Agora, reserve o aplique para usarmos após a encadernação para que ele não atrapalhe a entrada da capa na encadernadora.

 

Colando a escrita no personalizado

 

Agora, imprima as páginas internas do livro de receitas no papel Color Pop Branco Neve – 180g . Para fazer esse projeto, eu usei 20 folhas impressas frente e verso. Sendo que em cada folha tem 2 páginas.

Ou seja, o nosso caderno ficou com 40 páginas para anotação de receitas.

 

Imprimindo as páginas do livro de receitas

 

Depois, corte as folhas com a ajuda da Guilhotina 2 em 1 Mimo.

 

Cortando as folhas com a Guilhotina 2 em 1 Mimo

 

Além das páginas, imprima também no Color Pop Branco ou no papel adesivo (fica a sua escolha) as folhas para cobrir a parte interna da capa e da contra capa.

  

Folha para capa e contra capa

 

Aqui, o nosso livro de receitas já está tomando forma!

 

Livro de receitas tomando forma

 

Encadernação de Livro de Receitas

Agora, chegou a hora da Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding entrar em ação. Assim, reúna todas as folhas impressas e já cortadas no tamanho certo para iniciarmos a furação e depois disso, fazer a aplicação do Wire Mimo.

 

Iniciar encadernação com a Mimo Binding

 

Para fazer a furação você deve recortar uma página do mesmo tamanho do miolo e usar como gabarito. Dobre esta folha ao meio para achar o centro. Após localizar o centro, insira as folhas que serão furadas com o centro ajustado à seta que fica no meio da Mimo Binding.

 

Faça uma furação em um papel para servir de gabarito

 

Então, puxe a alavanca e realize a primeira furação dos 6 furos. Logo depois, ande com as folhas para o lado direito até que a borda da folha fique próxima à borda da Mimo Binding. 

 

Faça 6 furos com a Mimo Binding

 

Em seguida, encaixe o furo na Aba Guia de Contenção de Papel. Depois disso, vire as folhas e faça o mesmo processo do outro lado, até obter os 14 furos que vamos usar nesse trabalho.

 

Guia de contenção da Mimo Binding

 

Depois, repita o mesmo processo na capa. Contudo, comece sempre encontrando o centro.

 

Repita o mesmo processo de furação na capa

 

Agora, para furar o papelão cinza você vai aplicar um pouco mais de força na alavanca por causa da densidade do material. Mas, não se preocupe que nossa pequena notável encadernadora corta perfeitamente até 3mm.

 

Capa furada na Mimo Binding

 

Corte um pedaço do Wire 7/8 Mimo para aplicar nos 14 furos. 

 

Cortando Wire para colocar no livro de receitas

 

Para aplicar o Wire Mimo comece colocando todo o miolo.

 

Colocando Wire-o no miolo

 

Depois coloque a capa.

 

Capa do Livro de Receitas

 

E em seguida, coloque a contra capa, porém ao contrário, como demonstrado na foto abaixo!

 

Contracapa do livro de receitas

 

Como Fechar o Wire Corretamente

Antes de fechar o wire, vamos ajustar o tamanho pelo botão de micro ajuste da Mimo Binding. Dessa forma, você deve rodar até que chegue a linha que marca 7/8 in.

 

Ajustando o Wire-o na Mimo Binding

 

Insira o livro de receitas com o wire encostado na base que é a área de fechamento de wire e puxe a alavanca devagar. Faça isso em toda a extensão do wire sem deixar o projeto inclinar.

 

fechar wire na mimo binding

 

Para finalizar, passe cola de silicone no aplique para que ele fixe melhor no caderno já laminado.

 

Colar o personalizado com cola de silicone na capa

 

Enfim, o nosso livro de receitas está pronto!

 

Livro de receitas feito na Mimo Binding

 

Portanto, você já sabe que não tem nada melhor que tempero de mãe, então aproveite essa sugestão de presente e não esquece de marcar a gente quando fizer aí na sua casa! Vou ficar de olho lá nas redes sociais @Mimocrafts e @Santaideiaoficial

 

Livro de receitas personalizados para o Dia das Mães

 

E se você ainda não conhece ou não viu todos os detalhes dessa Encadernadora Furo Retangular Mimo Crafts, aqui no Blog, tem dois tutoriais incríveis que a Pri Sathler preparou! Confira:

Tudo Sobre a Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular

Nesse conteúdo, a Pri vai te contar tudo sobre a Mimo Binding. Essa encadernadora Mimo que veio para transformar a encadernação e facilitar os nossos projetos.

 

Tudo Sobre a Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

Como Fechar Wire na Mimo Binding – Guia Completo

Já nesse outro conteúdo, a Pri vai te ensinar como fechar Wire na Mimo Binding! Ou seja, o assunto de hoje é sobre a última etapa de produção de um produto encadernado.

 

como fechar wire na Mimo Binding

CUPOM  DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Bjs, Fê

Comente o post aqui

Comentários