Como Começar um Negócio do Zero?

Mimo Crafts

Publicado em agosto 25, 2023

60

Olá, tudo bem? Você tem habilidades para fazer artesanato e quer saber como começar um negócio do zero para transformar esse talento em uma fonte de renda? Então, este post é para você.

Hoje, vamos te dar dicas de como começar um negócio do zero no artesanato, desde a escolha do tipo de produto até os passos para ser um empreendedor de sucesso.

 

Como começar um negócio do zero?

 

Que Tipo de Negócio Abrir?

Primeiramente, é importante decidir que tipo de negócio você deseja abrir no ramo do artesanato.

Existem muitas opções, desde produção de peças únicas até workshops e aulas de artesanato. A escolha dependerá de seus interesses e habilidades.

Ao decidir que tipo de negócio abrir, é fundamental levar em consideração seus interesses pessoais e suas habilidades. Afinal, empreender no ramo do artesanato requer dedicação e paixão pelo que se faz.

O artesanato permite uma série de opções de personalização e customização, o que pode ser um grande diferencial para atrair clientes e fidelizá-los.

O consumidor valoriza produtos únicos e feitos à mão, sendo assim, invista na qualidade e na exclusividade de suas peças.

Com determinação, criatividade e dedicação, abrir um negócio no ramo do artesanato pode ser uma ótima oportunidade de empreender e colocar seus talentos em prática.

O importante é escolher algo que você goste de fazer, que tenha demanda no mercado e que se diferencie da concorrência. 

Saiba mais sobre o que é empreendedorismo artesanal e como começar nesse mercado que cresce cada vez mais e movimenta bilhões de reais por ano.

 

Empreendedorismo Artesanal – O Que É e Como Começar

Negócios Para Começar no Artesanato

O mercado de artesanato é diverso e muito amplo, por isso, é necessário saber em qual nicho você gostaria de atuar para obter sucesso no seu negócio. 

Nesse sentido, separamos alguns exemplos de negócios do artesanato:

Bijuterias

Criar bijuterias pode ser um ótimo negócio, já que é bem diversificado, além de ser conhecido. Assim, você pode fazer colares, brincos, pulseiras, anéis e outros acessórios, usando materiais como pedras, miçangas, fios, tecidos, etc.

Neste post, separamos algumas dicas para você aprender como ganhar dinheiro com bijuterias. Além disso, você pode se inspirar em diversos modelos para criar as suas peças e se destacar no mercado.

 

Bijuterias Artesanais: Como Ganhar Dinheiro

 

Patchwork

O patchwork é muito versátil, ou seja, você pode combiná-lo com outras técnicas como, por exemplo, o bordado, o crochê e a pintura para produzir peças únicas.

Você pode fazer colchas, toalhas, bolsas, carteiras, necessaires e outros produtos usando retalhos de tecidos costurados entre si.

Saiba mais sobre o que é o patchwork no artesanato neste post. Ademais, você pode conferir algumas inspirações de projetos para criar decorações, acessórios e muito mais!

 

O Que é Patchwork no Artesanato?

 

Velas Artesanais

Fazer velas artesanais é um excelente negócio para você que ama trabalhar com essências e produtos personalizados.  Crie velas com diferentes formatos, cores, aromas e efeitos, usando parafina ou cera de soja e essências.

Neste vídeo, que está no Canal do YouTube da Mimo, a  Gaby Mallab, do Time dos Sonhos Mimo Crafts, ensina como fazer uma vela personalizada e ainda a decorar o recipiente com adesivos vinis.

 

Papelaria Personalizada

A papelaria personalizada é um dos mercados mais conhecidos quando falamos de artesanato. Neste nicho, você pode criar diversos projetos como álbuns personalizados, lembrancinhas para festas, decorações e muito mais!

Descubra o que é papelaria personalizada aqui no Blog da Mimo e se inspire nas possibilidades de criações que a papelaria personalizada te oferece.

 

O Que é Papelaria Criativa

 

Estamparia

Com a estamparia é possível personalizar camisas, canecas, bonés, bermudas, bodys, porta-copos e várias outras peças. Afinal, com tantas possibilidades você pode atingir um grande público e começar em um dos nichos mais lucrativos.

Aprenda como montar uma estamparia em casa, neste post do nosso blog,  tem várias dicas para você fazer peças com qualidade profissional e fazer o seu negócio se destacar.

 

Como Montar Uma Estamparia em Casa?

 

Além dessas opções, existem inúmeras outras possibilidades para começar um negócio do zero no ramo do artesanato como, por exemplo, pintura em tecido, costura criativa, modelagem em argila, encadernação artística, tricô, bordado, entre tantos outros.

5 Dicas de Como Começar Um Negócio do Zero

Logo depois de escolher o tipo de produto que você vai vender, é hora de planejar e executar o seu negócio do zero no artesanato.

Para isso, siga as dicas a seguir:

1.Faça Uma Pesquisa de Mercado

Antes de começar a produzir e vender o seu produto, é preciso conhecer o seu público-alvo, os seus concorrentes e as oportunidades e ameaças do seu segmento.

Entretanto, você pode fazer uma pesquisa online ou presencial com potenciais clientes e analisar os preços, a qualidade e a variedade dos produtos oferecidos pela concorrência.

 

Pesquisa de Mercado

 

2. Defina o Seu Diferencial

Depois que conhecer o mercado, é preciso definir o que faz o seu produto se destacar dos demais. Então, pense em aspectos como o design, a funcionalidade, a sustentabilidade, a personalização e a exclusividade do seu produto.

Além disso, pense em como você vai comunicar o seu diferencial para o seu público-alvo.

 

Busque o diferencial do seu negócio

 

3. Calcule o Seu Custo e o Seu Preço

Para ter um negócio lucrativo, é preciso saber quanto custa produzir cada unidade do seu produto e quanto você vai cobrar por ele.

Assim, para calcular o custo, some todos os gastos com materiais, mão de obra, energia elétrica, água, impostos e outros.

Já para calcular o preço, considere o custo, a margem de lucro desejada e o valor praticado pelo mercado.

 

Aprenda a calcular custos para começar um negócio do zero

 

4. Escolha o Seu Canal de Vendas

Sabia que existem diversas formas de vender o seu produto artesanal?

Você pode vender pela internet, em plataformas de e-commerce como por exemplo, Mercado Livre, Elo7 ou Instagram, ou em lojas físicas, como feiras livres, bazares ou lojas colaborativas.

Inclusive, você também pode vender por encomenda ou por atacado para revendedores.

O ideal é escolher um canal que principalmente alcance o seu público-alvo e que tenha um custo-benefício favorável para o seu negócio.

 

Escolha um canal de vendas para o seu negócio de artesanato

 

5. Divulgue o Seu Negócio

Para atrair clientes e aumentar as vendas, sem dúvida, é preciso divulgar o seu negócio.

Dessa forma, você pode usar as redes sociais, como Facebook, Instagram ou YouTube para mostrar o seu trabalho, interagir com os seguidores e criar uma comunidade em torno da sua marca.

Você também pode usar outras estratégias de marketing digital, como e-mail marketing, blog ou anúncios pagos.

Ainda é possível usar o marketing boca a boca, pedindo indicações e depoimentos dos seus clientes satisfeitos.

 

Divulgue o seu negócio

13 Passos Para Ser um Empreendedor de Sucesso

Além de seguir o passo a passo de como começar um negócio do zero no artesanato, é preciso ter algumas atitudes para ser um empreendedor de sucesso.

Veja algumas dicas a seguir:

Tenha Paixão Pelo Que Faz

O artesanato é uma atividade que exige criatividade, dedicação e amor. Por isso, é preciso ter paixão pelo que faz e se orgulhar do seu trabalho.

Dessa forma, você irá se sentir inspirada e determinada para seguir o seu sonho e começar o seu negócio do zero. 

 

Tenha paixão para começar o seu negócio do zero

 

Busque Conhecimento e Atualização

Lembre-se que o mercado do artesanato é dinâmico e competitivo. Por isso, é preciso estar sempre buscando novas técnicas, tendências, materiais e ferramentas para melhorar o seu produto e o seu negócio.

Em nossos canais como Blog Mimo Crafts, redes sociais e canal do YouTube, sempre postamos dicas e inspirações para o seu negócio de artesanato se tornar um sucesso.

 

Busque conhecimento para crescer no artesanato

 

Tenha Planejamento e Organização

Para ter um negócio de sucesso, é preciso ter planejamento e organização. Então, você precisa definir metas, prazos, orçamentos, estoques, fluxo de caixa e outros aspectos que envolvem a gestão do seu negócio.

 

Planeje para começar o seu negócio do zero

 

Tenha Persistência e Resiliência

Empreender não é fácil, você vai enfrentar desafios, dificuldades, concorrência e crises. Por isso, é preciso ter persistência para não desistir dos seus objetivos e resiliência para se adaptar às mudanças e superar os obstáculos.

Neste post, separamos algumas dicas infalíveis para você aprender como viver de artesanato. Assim, você vai conseguir transformar a sua paixão pelo artesanato em uma fonte de renda.

 

Como Viver de Artesanato – Dicas Infalíveis

 

Invista em Marketing e Divulgação

Para ser um empreendedor de sucesso no artesanato, é fundamental investir em estratégias de marketing e divulgação.

Dessa maneira, promova seu trabalho nas redes sociais, crie um site ou blog, participe de feiras e eventos do ramo e faça parcerias com lojas e outros empreendedores.

 

Para começar o seu negócio do zero invista em marketing

 

Tenha um Bom Relacionamento Com os Clientes

O artesanato muitas vezes é um trabalho personalizado, feito sob medida para cada cliente.

Por isso, é importante ter um bom relacionamento com eles, ser atencioso, prezar pela qualidade do atendimento e estar sempre disposto a ouvir feedbacks e sugestões.

 

Construa um bom relacionamento com o seus clientes

 

Esteja Aberto a Novas Oportunidades

Como o mercado do artesanato está em constante evolução, surgem sempre novas demandas e oportunidades.

Então, esteja aberto a experimentar novas técnicas, criar novos produtos e explorar diferentes segmentos dentro do artesanato. 

 

Novas oportunidades para o seu negócio de artesanato

 

Mantenha-se Atualizado Sobre o Mercado

Acompanhe as tendências do mercado, fique atento às preferências do público-alvo e esteja sempre em busca de inspiração. Posteriormente, isso te ajudará a criar produtos inovadores e que atendam às demandas do mercado.

Com os canais de comunicação da Mimo, você fica por dentro de todas as novidades e tendências do mercado de artesanato.

Além de poder se inspirar nos projetos que o nosso Time dos Sonhos cria com os produtos Mimo e Cricut.

Invista em Networking

Estabelecer contatos e parcerias com outros empreendedores do ramo do artesanato pode trazer diversas vantagens como, por exemplo, troca de experiências, indicação de clientes e oportunidades de negócio.

Sendo assim, participe de eventos, workshops e grupos de discussão para expandir sua rede de contatos.

 

Faça networking para ter sucesso no seu negócio

Esteja Preparado Para Lidar Com as Finanças

É imprescindível ter controle sobre as finanças do seu negócio. Saiba calcular seus custos, estabelecer preços justos, controlar o fluxo de caixa e buscar alternativas para reduzir gastos e aumentar os lucros.

 

Esteja preparado para lidar com as finanças e começar o seu negócio do zero

 

Nunca Pare de Aprender

Ser um empreendedor é um processo contínuo de aprendizado. Portanto, esteja sempre aberto a novos cursos, workshops, livros e conteúdos que possam te ajudar a aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

No nosso Blog e Canal do YouTube você pode aprender sobre várias técnicas do artesanato e como se diferenciar para atrair mais clientes, confira também as dicas sobre empreendedorismo e comece um negócio de sucesso.

 

Sempre busque conhecimento para começar o seu negócio do zero

 

Tenha um Diferencial

O mais importante para se destacar no mercado do artesanato, é ter um diferencial.

Pense em algo que possa agregar valor aos seus produtos, como um design exclusivo, materiais de qualidade, embalagens personalizadas ou serviços adicionais que possam encantar e fidelizar os clientes.

Na Loja Online Mimo Crafts, você encontra diversos produtos para tornar os seus produtos ainda mais profissionais e criar peças de qualidade para se diferenciar dos seus concorrentes.

 

Tenha um diferencial para se destacar no mercado de artesanato

 

Acredite em Si Mesmo

Por fim, mas não menos importante, acredite em seu potencial e tenha confiança em suas habilidades. Afinal, acreditar em si mesmo é fundamental para enfrentar os desafios e superar as adversidades que surgirão ao longo do caminho empreendedor.

 

Acredite em si mesmo para começar um negócio do zero

 

Agora, é hora de colocar a mão na massa e transformar o seu sonho em realidade.

Veja Mais Dicas Para Começar o Seu Negócio do Zero

Confira esse post do nosso Blog Mimo Crafts, sobre o empreendedorismo feminino no artesanato, e veja mais dicas para começar o seu negócio do zero!

 

Empreendedorismo Feminino no Artesanato

 

Neste post, a Pri Sathler, ensina como tirar fotos para vender dos seus produtos e assim conquistar mais clientes para fazer o seu negócio crescer.

 

Como Tirar Fotos de Produtos para Vender

 

Até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários