Como Furar Cada Formato e Tamanho de Papel na Mimo Binding – Encadernadora Furo Retangular

Mih Pocket

Publicado em maio 12, 2022

57

Heeyyy, pessoal do Blog da Mimo! Neste post, vou te ensinar como furar cada formato e tamanho de papel na Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding.

Na Mimo Binding você tem dois tipos de furações: o método de alinhamento central que é feito pela setinha que se encontra no centro da encadernadora. Ou seja, ela vai te guiar para fazer furações de diferentes tamanhos.

E também existem tamanhos pré-programados no manual da Mimo Binding, ele está disponível da descrição do produto na Loja Online da Mimo, mas vou deixar o link para você baixar aqui também.

 

Como Furar Cada Formato e Tamanho de Papel na Mimo Binding - Encadernadora Furo Retangular

 

Padrão Nacional de Encadernação Mimo Binding

A Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding, por si só, já é muito prática e fácil de usar para criar dezenas de combinações de furações para encadernar projetos de diferentes dimensões.

Contudo, para te ajudar a já ter um gabarito de furação das medidas mais usadas para miolos e capas no mercado brasileiro de encadernação, a gente criou a tabela Padrão Nacional de Encadernação Mimo Binding.

O donwload dela em formato PDF é gratuito, basta você clicar no link acima. E, para tê-la sempre em mãos, recomendamos que você baixe-a e a imprima. É muito fácil segui-la para fazer as furações, pois, para cada tamanho padrão de miolo e capa no mercado nacional, já definimos a quantidade ideal de furos a fazer com a Mimo Binding.

Testamos ainda qual método de furação melhor se adequa a cada tamanho e ainda te indicamos qual furo deverá ser usados como guia na segunda e na terceira etapas de furação, quando houver mais de uma etapa.

Materiais Usados para Fazer Bloquinho Pequeno na Mimo Binding

Para fazer esse projetinho de encadernação, usei os seguintes materiais:

Como Furar Formato Central na Mimo Binding

Primeiramente, vou ensinar para você como fazer furo usando o método central da Mimo Binding.

Então, vou começar cortando o Papel Color Pop – A4 na Guilhotina 2 em 1 Mimo para ficar no tamanho de 15cm, tendo em vista que o tamanho do papel é 30cm.

 

Cortando Papel Color Pop na Guilhotina 2 em 1 Mimo

 

Já com as folhas cortadas, é hora de definir se o projeto vai ser no formato vertical ou horizontal. Logo depois, antes de iniciar a furação central, vamos precisar de um gabarito.

Para fazer esse gabarito é simples, você vai dobrar a folha no meio e usar ela sempre na frente para marcar onde vai ser feito as furações nas demais folhas.

 

Folha do Gabarito Para Furação Central

 

Para fazer essa furação central, você vai posicionar o vinco do meio da folha na seta central da Mimo Binding e pressionar a alavanca.

 

Marcação central da Mimo Binding

 

Prontinho! Veja como o furo retangular central feito pela Encadernadora Mimo ficou perfeito.

 

Furação central feita na Mimo Binding

 

Para continuar a furação, vamos usar a função lateral (B) – Contínuo. Assim, você vai posicionar a folha no último furo e pressionar a alavanca.

 

Furação Contínua na Mimo Binding

 

Esse é o resultado da furação contínua, você pode fazer quantos furos precisar.

 

Furação Contínua na Mimo Binding

 

Eu fiz a furação em uma única folha de 180g, mas você pode furar até três folhas com essa gramatura de uma vez só.

Já no papel de 75g, você pode fazer furo em até 12 folhas por vez.

No Unboxing da Mimo Binding, eu falei sobre essa pecinha que é a Placa da Barra Guia de Parada de Papel que nos ajuda a desativar até dois furos da encadernadora Mimo. Ou seja, isso serve para nos ajudar a fazer projetos menores e também quando quer dar um espaço entre os furos.

 

Pecinha para desativar 2 furos da Mimo Binding

 

Em seguida, repare onde posicionei a pecinha e inativei dois furos.

 

2 Furos desativados da Mimo Binding

 

Esse é o resultado dos furos quando usamos a pecinha para inativar dois furos.

 

Furos feito com dois furos inativos na Mimo Binding

Como Furar Formato Padrão Nacional na Mimo Binding

Agora, vou te ensinar a fazer a furação com tamanhos pré-programados que estão definidos na tabela Padrão Nacional de Encadernação que citei anteriormente.

E para te ensinar como furar formato e tamanho de papel de acordo com tamanho pré-programado, escolhi a opção bloquinho pequeno paisagem: miolo – 10 x 8,9 cm e capa – 10,5 x 9,4 cm.

Então, para começar essa furação vamos preparar todo o nosso projeto. Dessa forma, já fiz a capa com papelão cinza, encapei com papel kraft e personalizei com o papel para scrap.

Para o miolo já deixei todas páginas do bloquinho cortadas no papel Color Pop Mimo.

Na imagem abaixo, observe que a capa está um pouquinho maior que o miolo, e isso é necessário para proteger as páginas do bloquinho.

 

Capa Feita na Mimo Binding

 

Nessa primeira etapa, vamos fazer seis furos nas páginas do nosso projeto.

 

Como Furar Cada Formato e Tamanho de Papel - 6 furos na Mimo Binding

 

Depois que todas as páginas estiverem furadas, vamos partir para a furação das capas.

É muito importante usar o mesmo gabarito que foi usado na furação do miolo. Então, centralize o papel na capa e deixe bem certinho.

 

Utilize o mesmo gabarito central para furar a capa

 

Em seguida, centralize a seta junto ao vinco do gabarito.

 

Centralizar o papel do gabarito na seta da Mimo Binding - Como Furar Cada Formato e Tamanho de Papel

 

Depois que posicionar a capa é só pressionar a alavanca e o furo vai ser feito.

 

Furos feitos em capa de bloquinho com a Mimo Binding - Como Furar Cada Formato e Tamanho de Papel

 

Esse é o resultado dos furos na contracapa do bloquinho.

 

Furos feitos em contra capa de bloquinho com a Mimo Binding - Como Furar Cada Formato e Tamanho de Papel

 

Agora, vamos partir para a segunda e última etapa da encadernação.  Vamos colocar o Wire Mimo Binding em nosso bloquinho.

Primeiramente, vamos escolher o tamanho do wire ideal para o nosso projeto. Aqui eu vou usar o Wire 5/8. Em seguida, vamos medir o tamanho do wire e cortar quando necessário.

 

Cortando Wire-o

 

Logo depois, coloque o wire dentro dos furos do bloquinho e posicione na área de fechamento de wire e mova a alavanca devagar para não amassá-lo. Assim, o fechamento vai ficar perfeito.

 

como fechar wire redondinho na mimo binding

 

Enfim, aqui está o nosso bloquinho pequeno paisagem.

 

Bloquinho pequeno paisagem - Como Furar Cada Formato e Tamanho de Papel

 

Para assistir esse tutorial de como furar cada formato e tamanho de papel na Mimo Binding bem completinho e na prática, confira o vídeo no Canal do Youtube da Mimo Crafts.

 

Tudo Sobre a Encadernadora Mimo Binding

Para ficar ainda mais fácil fechar o wire e ter o acabamento perfeito em seu projeto de encadernação. Confira todo o passo a passo nesse outro conteúdo, no qual a Pri Sathler, também do Time dos Sonhos Mimo Crafts, vai te ensinar como fechar wire na Mimo Binding!

 

Como Fechar Wire na Mimo Binding - Guia Completo

 

Se quiser assistir esse passo a passo na prática bem completinho, confira o vídeo que preparei para o Canal do Youtube da Mimo Crafts.

 

 

Além disso, você já conferiu todos os detalhes da  Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding? Se não, veja também esse post do blog, onde a Pri Sathler conta tudo sobre essa Encadernadora Profissional Mimo.

 

tudo sobre a mimo binding

 

Se quiser assistir esse tutorial também na prática,  confira o vídeo que preparei para o Canal do Youtube da Mimo Crafts.

 

CUPOM  DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

E continue de olho no Canal Mimo Crafts no Youtube, pois toda quartas, às 20h, sempre tem vídeo novo para te levar mais longe no seu negócio craft!

Um  beijãooo e até mais!

Comente o post aqui

Comentários