Como Fazer Laminação a Quente na Mimo Stamping

Pri Sathler

Publicado em novembro 3, 2020

66

Oi, oi! Eu sou a Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo Crafts. E hoje, nós vamos conversar sobre como fazer laminação a quente na Mimo Stamping. Você conhece essa máquina? Sabe pra quê que ela serve?

Nesse post eu vou te contar absolutamente tudo sobre a Mimo Stamping e sobre a técnica de laminação com BOPP. Então, continue aqui comigo, porque tem informações valiosas nesse post.

Além disso, também reuni fotos que mostram a diferença que essa máquina pode fazer no seu trabalho de artesanato personalizado

 

O que é a laminadora Mimo Stamping

 

O que é a Mimo Stamping?

A Mimo Stamping é um dos equipamentos da Mimo Crafts e está na sua terceira versão. Ela é uma máquina laminadora, plastificadora e aplicadora de foil para hot stamping. Esse produto trabalha com pressão e calor pra aplicar diversos efeitos em outros materiais.

 

O que é a Mimo Stamping

 

Para que serve a Mimo Stamping?

A Mimo Stamping tem três funções principais:

  1. aplicação de efeito metálico;
  2. laminação a quente;
  3. e plastificação.

Cada uma dessas funções tem resultados bem diferentes – e lindos! e, pra cada um deles, você vai usar materiais diferentes.

Você ainda pode usar a Stamping pra outras funções que precisem de calor e pressão, como por exemplo aplicação de material termocolante. E você pode fazer essa aplicação em papel ou tecido. Funciona super bem e é prático!

7 Tipos de BOPP para Laminação a Quente

Além de produzir a máquina laminadora Mimo Stamping, a Loja Mimo Crafts vende 7 opções de BOPP de ótima qualidade. E o melhor é que cada uma delas apresenta uma textura diferente e incrível para você arrasar nas produções de suas lembrancinhas personalizadas. Confira abaixo e encante seus clientes:

  1. Filme BOPP Antirrisco Fosco Mimo – 31 cm x 50 m – 30 mic;
    Filme BOPP Fosco Mimo - 31 cm x 50 m - 30 mic
  2. Filme BOPP Glitter Texturizado Mimo – 31 cm x 50 m – 110 mic;Filme BOPP Glitter Texturizado Mimo - 31 cm x 50 m - 110 mic
  3. Filme BOPP Fosco Aveludado Mimo – 31 cm x 50 m – 30 mic;
    Filme BOPP Fosco Aveludado Mimo - 31 cm x 50 m - 30 mic
  4. Filme BOPP Fosco Mimo – 31 cm x 50 m – 30 mic;
    Filme BOPP Fosco Mimo - 31 cm x 50 m - 30 mic
  5. Filme BOPP Brilho Mimo – 31 cm x 50 m – 30 mic;
    Filme BOPP Brilho Mimo - 31 cm x 50 m - 30 mi
  6. Filme BOPP Holográfico Estrelas Mimo – 31 cm x 50 m – 30 mic;
    Filme BOPP Holográfico Estrelas Mimo - 31 cm x 50 m - 30 mic
  7. Filme BOPP Holográfico Arco-íris Mimo – 31 cm x 50 m – 30 mic;
    Filme BOPP Holográfico Arco-íris Mimo - 31 cm x 50 m - 30 mic

Como Fazer Laminação com BOPP

Agora, vou te ensinar de forma mais direta a como fazer laminação com BOPP na Mimo Stamping.  No exemplo da foto abaixo, fiz um quadro todo em papel e com acabamento de BOPP.

Depois, fiz o fundo com BOPP textura casca de ovo e, em seguida, fiz flores com BOPP Glitter Texturizado Mimo.

 

Quadro todo em papel e com acabamento de BOPP. Depois, fiz o fundo com BOPP textura casca de ovo e, em seguida, fiz flores com BOPP glitter.

 

 

Como a Mimo Stamping  Agrega Valor aos Scraps Personalizados

Todos os efeitos e acabamentos que acabei de citar agregam muito valor ao scrap personalizado! Porque o foil dá requinte ao seu trabalho; a laminação da laminadora Mimo Stamping traz melhor acabamento e durabilidade para ele; e a plastificação traz versatilidade.

E sabe uma coisa que ninguém fala? Todos eles são super fáceis de fazer e são muito em conta? Ou seja, sendo assim, o valor que eles agregam ao seu trabalho é inversamente proporcional ao custo que eles têm.

É claro que, se você não tem nenhum BOPP e quer ter uma certa variedade de acabamento, você vai investir um valor mais alto. Mas, esse material vai durar um tempão!

Isso vale principalmente os de acabamento simples (brilho ou fosco), que normalmente são vendidos em bobinas maiores. Se você calcular o valor do pedaço de foil ou de BOPP, por exemplo, vai perceber que o valor é muito pequeno. Ou seja, o investimento no equipamento vale cada centavo!

 

Investimento em BOPP é barato, mas agrega muito valor

 

Além disso, a Mimo Stamping é um equipamento útil ainda para você criar efeito metalizado nos mais diversos personalizados,  como convites e scrap, por exemplo. Ou seja, ela faz a aplicação foil metálico por meio de calor.

Sendo assim, ela simula o hotstamping, aquele efeito dourado feito em grandes gráficas profissionais. E a qualidade do resultado final é surpreendente: seus clientes vão ficar encantados!

Contudo, para usar essa função da máquina você vai precisar imprimir o seu papel na impressora a laser. Toda a parte da sua arte que você quiser que tenha esse efeito metálico tem que ser impressa a laser.

Isso, porque este hotstaping é uma uma reação química do foil em contato com o pigmento da impressão a laser sob o calor gerado pela Mimo Stampimg. Nesse outro post aqui, te ensino mais sobre como fazer isso!

 

Hotstamping com foil feito em papel pela Mimo Stamping

 

Como Usar a Laminadora Mimo Stamping

Como já explicado acima, você pode usar em diversos materiais. O mais comum é com papel. O funcionamento da máquina é extremamente simples! A laminadora Mimo Stamping tem variação de 5 níveis de temperatura.

Ou seja, cada uma delas é adequada para um trabalho ou material. Você vai definir a temperatura baseado no material que vai trabalhar. Basta ligar a máquina e aguardar a luz ficar verde.

Logo em seguida, aperte o botão 1 e aguarde a luz ficar verde. Faça dessa maneira até chegar no botão com a temperatura indicada pro seu trabalho. O importante é aguardar a luz do botão anterior ficar verde.

Prepare o seu material sempre colocando dentro da pasta de aplicação (Base de Aplicação de Foil Mimo Stamping – 03 Unidades). Ela acompanha a máquina e você também pode adquirir avulsa na Loja Mimo Crafts.

Assim que máquina ficar pronta, insira a pasta na máquina e ela vai puxar o material. Quando ela sair do outro lado o seu trabalho vai estar pronto.

 

"Sanduíche" de papel, foil e base de aplicação sendo passado pela Mimo Stamping para fazer laminação

 

Quais Materiais Usar para Fazer Laminação

Os materiais mais usados pra esse tipo de técnica são o BOPP e o PET. A diferença entre eles é a composição de material e, consequentemente, a resistência.

Então, o BOPP é a base de Polipropileno e o PET, à base de Poliéster. A resistência do PET é maior até porque é possível encontrar esse material com maior gramatura – que é medida em micras. Ou seja, quanto mais pesado, mais rigidez ele oferece.

Mas, atenção, não confunda com a plastificação que é feita com Polaseal e que eu expliquei neste outro post. Sendo assim, o BOPP é o mais popular pra essa técnica de laminação. Pois, além de oferecer acabamentos diferentes, ele é também mais em conta.

Essa película oferece proteção e acabamentos especiais para seus impressos e outros papeis. Ele vem em bobinas, com muitos metros; ou em rolos menores. É possível achar larguras, gramaturas e acabamentos diferentes.

 

Bobinas de BOPP para laminação

 

Dicas de organização! Coloque o nome do acabamento no rolo de papelão. Assim você não se confunde!

 

Coloque o nome do acabamento no rolo de papelão para não se confundir

Por fim, também use organizadores de velcro (pra cabo) pra manter os rolos arrumados. A película é muito fina. É fácil de desenrolar e amassar. E se amassar a aplicação não vai ficar boa…

 

use organizadores de velcro (pra cabo) pra manter os rolos arrumados.

 

Tipos de BOPP para usar na Mimo Stamping

E entre os BOPP’s, além das diversas gramaturas, existem ainda diversos tipos diferentes deste material disponíveis no mercado no que se refere ao efeito que eles criam no acabamento. Abaixo, mostro três opções:

Confira como vem o rolo de Bopp que cria efeito de holográfico de pedras e de pedrinhas em papel.

 

Rolo de Bopp que cria efeito de pedrinhas em papel

 

Veja, agora, o exemplo de laminações com Bopp de efeito de pedrinhas e de pedra feita em Papel Color Pop Mimo.

 

Laminação Bopp com efeito de pedrinhas e de pedra feita em papel Color Plus Mimo

 

Desta vez, olha só como vem o rolo de Bopp que cria efeito de casca de ovo ou couro em papel.

 

 

Rolo de Bopp que cria efeito de casca de ovo ou couro em papel

 

Em seguida, dá uma olhada em como esta laminação com efeito casca de ovo ou couro dá outra cara para o Papel Color Pop.

 

Laminação com efeito casca de ovo ou couro da outra cara para o papel color plus

 

Hora de reparar como o como é o rolo de Bopp que dá aquele efeito de glitter no papel!

 

Veja como é o rolo de Bopp que dá aquele efeito de glitter no papel!

 

Então, a laminação feita com o BOPP  glitter dá este tipo de acabamento maravilhoso no papel Color Pop e em papéis para scrap estampados:

Efeito que a laminação feita com o BOPP glitter cria no papel

 

Outras Ferramentas Úteis para trabalhar com BOPP

E pra trabalhar com esses materiais, eu tenho sugestão de algumas ferramentas que vão facilitar sua vida. A maioria é bem básica e, talvez, você até já tenha!

A melhor maneira de cortar essas películas é com estilete ou cortador circular. Acredite, é melhor do que com tesoura. E pra usar essas ferramentas você precisa de uma boa Régua Profissional para Corte Mimo e de uma Base de Corte Regenerativa Mimo.

 

Ferramentas Úteis para trabalhar com BOPP

 

Você pode colocar a película sobre o papel que você vai aplicar e aproveitar pra cortar tudo junto. E aí, a melhor ferramenta é o estilete Mimo ou faca de precisão da Cricut. O importante é estarem com as lâminas novas, em bom estado.

Mas, se você vai cortar a película sozinha, eu sugiro o cortador circular. Ele corta igual manteiga essas películas, a de glitter é mais grossinha, mas corta muito bem!

 

Porque a Mimo Stamping é perfeita para fazer laminação

A conclusão desse post é que a Mimo Stamping é um ótimo equipamento. Ele é versátil e oferece diferentes possibilidades de acabamento. É uma máquina extremamente simples de usar – para qualquer técnica!

E tudo o que ela faz acrescenta muito valor no seu trabalho. Ela vale todo o investimento! Tenho certeza que você e seus clientes vão ver muita diferença no seu produto com laminação.

Então, se você quer saber mais informações técnicas sobre a Mimo Stamping, clique aqui.

Esse é um conteúdo mais técnico, mas se você chegou até aqui é porque curtiu! Temos muitos posts práticos aqui, mas de vez em quando é importante ter informações mais técnicas pra você conhecer mais sobre os nossos produtos e saber como eles podem servir a você!

Se você não conhecia esse equipamento ou se não sabia para que ela servia, espero ter te explicado tudo! E pra você que já conhecia, mas que tinha dúvidas sobre o funcionamento ou se valia a pena investir nela, espero também ter respondido tudo!

Siga e marque a gente no Instagram @mimocrafts. Depois, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos usando a nossa hashtag #mimocrafts.

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Online Mimo Crafts

 

Nos vemos em breve!

Comente o post aqui

Comentários