Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Bia Moraes

Publicado em agosto 17, 2020

7

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Olá gente. Tudo bom com vocês? O tema de hoje é: Scrapbook. Vamos conhecer um pouco da gama de possibilidades criativas que você pode fazer. Neste Post, vamos aprender a Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas.  Além do mais, quem não ama livros personalizados? São uma ótima opção para você trabalhar sua criatividade.

Mesmo com o surgimento de várias tecnologias, os cadernos ainda são uma das melhores e mais formas de organização de tarefas, planos, anotações, lembranças…  E como não falar dos livros, não é mesmo? Nada substitui a sensação de abrir um. Ah, aquele cheirinho de livro novo ♥ 

E personalizar livros sim, é possível, sem perder ou estragar sua particularidade, deixá-los mais atraente e ainda ganhar uma rendinha extra por isso.  Logo mais eu vou mostrar para vocês como é possível fazer  lindas decorações em livros, cadernos, além de criar o seu próprio Scrapbook, que pode ser usado tanto para home decor pessoal ou comercialização. E tudo isso, com ajuda da nossa amada e queridinha Cricut Explore.

Vamos lá?

O QUE DE FATO É SCRAPBOOK?

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

O que chamamos de Scrapbook, é na verdade uma terminologia em inglês que se refere a um livro de recortes que possuem os mais diversos tipos e modelos. Nesse caso, trata-se de uma técnica para personalizar álbuns, agendas com recortes de fotos, convites, capas de livros e cadernos.

Trata-se além, da modelagem e colagem de papeis. Normalmente, é utilizado para registros de momentos importantes, utilizando-se de fotografias e personalizando de forma criativa. Entretanto, podem ser feitos livrinhos de anotações e historinhas,

A princípio, quando se tratava da personalização ou criação de Scrapbooks, falava-se especialmente em papéis e adesivos somente para personalização. Entretanto, com o tempo, a técnica foi se aperfeiçoando e acrescentaram-se vários outros materiais que fizeram com que o projeto ficasse cada vez mais atraente e criativo.

E então, uma das vantagens que temos hoje em dia é a produção de inúmeros tipos de papéis estampados, ferramentas e outros materiais, o que torna esta arte mais acessível para todos nós. 

MATERIAIS PARA  SCRAPBOOK

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Portanto, você deve está pensando agora: Ok, mas por onde começar? Primeiro, vamos aos materiais que são importantes você ter para poder trabalhar com seus Scrapbooks.  Então, podemos fazer uma lista de papéis, fitas, tecidos entre outros produtos de várias marcas, cores e modelos e que você pode utilizar. Tudo isso, vai da sua imaginação.

Mas, vamos mostrar os melhores e mais utilizados pois são mais indicados e não estragam com tanta facilidade, além da durabilidade ser maior. Na papelaria da Mimo têm diversas opções e depois de você ler esse artigo, dê uma passadinha por lá. 

Bom, mas voltando aqui, vamos a lista:

  • Cartolinas normais ou com relevo;
  • Papel cartão;
  • Feltro;
  • Papel/vinil adesivo;
  • Fitas;

Cartolina e papel cartão

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

A cartolina é um papel com gramatura (grossura) ideal para montar o conteúdo interno do seu Scrapbook. Com ela, você pode escrever, decorar com imagens, fotos, além das várias possibilidades de cores disponíveis. 

O papel cartão, pode se parecer muito com a cartolina, mas tem sua espessura maior, além de cores mais densas e vibrantes, por isso, é indicado para fazer tanto a capa, quanto os recortes decorativos. 

Feltro

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Em relação ao feltro, você sabe que nós o amamos. Temos  posts exclusivos só falando da usabilidade desse material, dê uma olhadinha depois desse artigo.  Por isso, ele é perfeito na hora de confeccionar os elementos e formas para decorar a sua capa.

Vinil e fitas

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Os vinis e fitas são exclusivamente para a decoração externa (também interna) do Scrapbook. Com os vinis você pode fazer adesivos, decorar e personalizar as folhas internas do seu livro. As fitas, tiras, laços, barbantes podem ser usada para encadernar.  Assim, ficará lindo, dando um ar sofisticado ou rústico, dependendo da sua criatividade para fazê-lo.

FERRAMENTAS CRICUT

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Já imaginou quais tipos de papéis, cores, estampas que você vai utilizar para começar a confeccionar? Que ótimo! Agora, vamos à parte das ferramentas. Vamos falar um pouco sobre o que você pode precisar para fazer sem problema algum seus trabalhos. 

Claro que facilmente com tesoura e cola é possível fazer os recortes, mas não ficaria tão agradável visualmente, além do trabalho. Tornando então uma atividade que deveria ser prazerosa cansativa e até um pouco frustrante.

E é pra facilitar nossa vida que Cricut oferece as melhores ferramentas para você poder criar e personalizar seus trabalhos e projetinhos, que mesmo simples, irão ficar extremamente profissionais e lindos. 

Para começar a fazer seus Scrapbooks, você vai precisar de:

  • uma plotter de recorte caseira (Cricut Maker);
  • base de corte Fabric Grip e StandardGrip ;
  • lâmina rotativa (rotary blade) e lâmina de pontuação (scoring wheel);
  • Tesouras, colas, canetas, etc;

Cricut Maker

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

A Cricut Maker é a mais adequada para esse trabalho por se adequar perfeitamente tanto com tecidos quanto aos papéis, além de vários outros materiais. ]Pois, para esse trabalho, podemos recortar alguns tipos de papéis e feltro. Mesmo que feltro seja um material da classe TNT, é sensível e precisa ser trabalhado com uma ferramenta que cuida da performance à partir do momento que você faz o recorte.

Estamos falando de uma máquina realmente incrível, com uma qualidade e nível de profissionalismo nitidamente alto, e você pode ver conferir nos projetinhos que vamos mostrar mais abaixo.

Bases de corte ideais

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

A Fabric Grip  foi projetada especificamente para cortar tecidos. Ela pode ser utilizada em qualquer uma das máquinas das máquinas Cricut, e é ideal para recortar feltro, pois possui boa aderência e fácil remoção, o que não deixa o feltro com aspecto “desfiado” como em outros tapetes ou o q acontece em algumas situações. Ele é ideal, portanto para lidar com tecidos devido a sua funcionalidade. 

O tapete de corte verde StandardGrip   é perfeito para cortar materiais de peso médio e também possui a quantidade perfeita de aderência que facilita a remoção do seu material. O tapete StandardGrip é perfeito para uma ampla variedade de materiais de peso médio, incluindo: cartolina, vinil e papel cartão.

Rotary Blade e Scoring Wheel

A Rotary Blade, ou lâmina rotativa é ideal para esse trabalho por ela ser única com o sistema Adaptive Tool, que é capaz de cortar praticamente qualquer tipo de tecido, sem mencionar outros tipos de materiais com as mais distintas gramaturas. O Adaptive Tool é um sistema em que é possível que as ferramenta possa ser controlada em várias direções, permitindo assim um recorte com aspecto muito mais natural. 

O Scoring Wheel faz uma pontuação profunda em uma única linha, perfeita para materiais leves não revestidos, como papel crepom, cartolina leve e até acetato. A roda de pontuação dupla cria duas linhas de pontuação paralelas profundas, ideais para materiais revestidos e pesados, como cartolina papelão.

Outras ferramentas

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e FerramentasEsse e outros materiais podem ser encontrados no site da mimo, você pode acessar e encontrar vários suprimentos como: acessórios, bases de cortes, canetas, lâminas, espátulas entre vários outros produtos. Não deixe de acessar o site quando terminar de ler esse artigo.

EXEMPLOS DE SCRAPBOOKS PARA SE INSPIRAR

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Como eu disse, você pode criar um Scrapbook do zero, totalmente personalizado para presentear alguém que você ama, decorar sua estante de livros, além de vendê-los. Além disso, é possível personalizar por meio das ferramenta Cricut e materiais capas de livros e cadernos e deixá-los ainda mais atraentes. 

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Basta usar a sua criatividade. Para te ajudar, nós separamos vários modelinhos de Scrapbooks, livros personalizados. E mais, ao final ainda tem um tutorial bem legal para você fazer conosco o seu primeiro livrinho personalizado de recordação. 

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

COMO FAZER SCRAPBOOK PASSO A PASSO

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Agora, vamos para a prática? Eu separei um tutorial bem legal para você fazerem, pode ser para presentear alguém que ama, ou até mesmo vender. Juntos iremos criar um scrapbook para o primeiro dia de aula. Vamos aprender a Como Fazer Scrapbook Passo a Passo

Para isso, você irá utilizar as nossas ferramentas e materiais simples, e que facilmente são encontrados. As cores, podem variar do seu gosto e criatividade. Sendo assim,  para alterar as cores, basta você acessar a plataforma Design Space. Basta clicar aqui para ter acesso ao modelo abaixo

Para começar, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Cartolina branca
  • Cartolina cinza
  • Cartolina rosa
  • Cartolina amarela
  • Cartolina verde
  • Cartão da cerceta
  • Cartolina azul clara
  • Cola em spray, fita adesiva ou adesivo 
  • Fotos do primeiro dia de aula

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Portanto, além dos materiais que indicamos, você também pode utilizar outros, do seu gosto. Com o feltro, por exemplo, você pode fazer animaizinhos, formas geométricas… Mas, nesse caso, indico que comece com o básico para treinar, e depois incremente com mais materiais.

As ferramentas necessárias:
Cricut Maker
Rotary Blade e Scoring Wheel
Fabric Grip
Caneta de pontuação Cricut ou roda de pontuação
Caneta Cricut

  1. CORTE
    Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e FerramentasComo Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Primeiramente, comece cortando seu projeto no seu Cricut. Siga as instruções para cada cor de papel – há camadas que também precisam da caneta e da roda ou caneta de pontuação. Então,  o Cricut Design Space solicitará que você insira as ferramentas quando necessário.

2. Montagem do Scrapbook

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Logo, para criar a parte interna, onde você irá colocar as recordações, fotos e recados, dobre a cartolina verde-azulada para formar um livrinho quadrado. Logo, dobre as peças azuis claras como mostrado e cole-as.

Em seguida, cole a parte interna do livro na parte externa, como mostrado na imagem acima

3. PERSONALIZE SEU SCRAPBOOK

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Então, como qualquer projeto de Scrapbook, você vai acabar com muitas peças cortadas. A decisão de anexá-los ao seu mini livro é sua. Logo, você também pode usar cola em spray ou fita adesiva.  Assim, alguns pontos de cola provavelmente também funcionarão!

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Seguindo o design do Cricut Design Space, cole todas as suas peças recortadas no livro, atente-se aos detalhes. E assim, as peças pontuadas devem estar alinhadas com as dobras do livro.

Como Fazer Scrapbook: Dicas, Equipamentos e Ferramentas

Agora só colar as fotos do primeiro dia de aula e decorar caso queira, ou então dê de presente, vai ficar lindo numa estante. 

CRIE SEU PRÓPRIO SCRAPBOOK

Enfim, agora é com você! Crie, inove, teste os materiais que você tem disponível, acrescente botões, brilhos. Use sua criatividade para produzir e colocar no mundo real suas ideais. 

Então, em caso de dúvidas, utilize a Mimo e o Design Cricut para se inspirar. Mas não se limite, faça testes e use muitas cores. E nos marque nas redes sociais para mostrar seus itens criativos. Nós da Mimo desejamos muitos dias de inspiração e criatividade para vocês. 

Aproveite o cupom de desconto abaixo e adquira o seu equipamento Cricut ou Mimo.

cupom mimo blog

Até mais.

Comente o post aqui