Como Fazer Caderno Personalizado Infantil

Pri Sathler

Publicado em janeiro 12, 2023

66

Oi, oi, minha gente! Tá tudo bem por aí? Hoje o  passo a passo de como fazer caderno personalizado infantil. Afinal, estamos em época de volta às aulas e preparando tudo para os pequenos começarem o ano com os materiais mais lindos.

Nesse DIY, você vai aprender como fazer caderno personalizado infantil do zero, bem bonito e maravilhoso! Esse é um conteúdo base, sendo assim, você pode usar pra qualquer outro projeto com a mesma técnica.

 

Como Fazer Caderno Personalizado Infantil

 

A ideia desse projeto é deixar as crianças entretidas desenhando e colorindo, ele é perfeito pra ser carregado para restaurantes e outras saídas em que eles não curtem muito, e até pra viagens de avião.

Junto com uma caixa de lápis de cor a diversão fica garantida nos aeroportos.

Então, você vai ver que a minha proposta é de um caderno no tamanho A5, ele é pouco menor que os cadernos comuns. Porém, se você quer produzir os cadernos escolares, fica comigo, porque vou te dar as dicas e medidas pra você adaptar esse projeto aqui para o que você quiser.

Lembre-se: a técnica é a mesma, o que muda são os formatos e, consequentemente, o uso.

Materiais Para Fazer Caderno Personalizado Infantil

 

Passo a Passo de Como Fazer Caderno Personalizado Infantil

Primeiramente, prepare o miolo, pois  é um caderno personalizado infantil para desenhar e escrever, sendo assim, fiz páginas diferentes.

Utilizei o papel A4 sulfite 90gm pra imprimir umas folhas com pautas, deixei outras em branco e usei alguns Papéis Color Pop Mimo pra ter umas páginas coloridas dentro.

Contudo, se você optar por fazer um caderno no tamanho convencional, utilize a medida de 17,5 x 26,2 cm para o miolo. Essa é a minha sugestão pra você conseguir usar o A4 para forrar a capa, posteriormente vou explicar melhor o porque desta medida.

Se você for fazer um caderno A5, como eu, é nessa hora que você refila os papeis do miolo. Eu fiz com o famoso combo: Base de Corte Regenerativa + Régua Profissional para Corte + Estilete Profissional  18mm .

 

Corte das Folhas para o Miolo do DIY Caderno Infantil Personalizado

 

Mas, você também pode usar a Guilhotina 2 em 1 com Arredondador de Cantos Mimo, ela  já tem a medida de A5, por isso facilita muito!

 

Cortando Papéis Color Pop Mimo com a Mini Guilhotina Mimo

 

Como Fazer Capa Para Caderno Personalizado

Logo após fazer o miolo, é hora de ir para a capa do caderno personalizado infantil. Com o intuito de deixar o caderno único, decidi não imprimir nada e deixar os meninos desenharem. Afinal de conta, o caderno é pra eles. Mas, se você estiver fazendo outro tipo de caderno considere imprimir.

Eu usei o Papel  Fotográfico Adesivo Fosco Mimo – 115g,  você pode utilizar também o Papel Fotográfico Adesivo Holográfico – Mimo – 135 g e o Papel Fotográfico Adesivo Brilho Mimo – 115 g, depende do que você quer como resultado final!

Desse modo, usei o Papel Fotográfico Adesivo para facilitar na hora de forrar o papelão. Praticidade é regra por aqui! E a durabilidade é excelente também.

Com a finalidade de garantir um caderno resistente, usei o papelão no formato 15,5 x 21,5 cm. Pra você que vai fazer no tamanho convencional, isto é,  o formato A4 use no tamanho 18cm x 26,7 cm. De forma que a capa fique perfeita, o papel impresso que irá forrar o papelão, precisa ter 3 cm a mais, ou seja:  21 x 29,7 cm.

Dessa maneira, o papel pra forrar a capa é exatamente no tamanho A4. Por isso, o miolo não pode ser A4, caso contrário você precisaria de um formato maior para forrar a capa.

Para o formato A5 que fiz, utilizei as seguintes medidas: 18,5 x 24,5 cm.

Como Proteger a Capa do Caderno

Após a arte da capa pronta, vamos laminar usando a Mimo Stamping  para proteger a capa do nosso caderno personalizado contra as ações do tempo, arranhões, rasgos e sujeiras.

Dessa forma, prepare o Filme BOOP Mimo para capa e contra capa. Não é necessário laminar a guarda, ou seja, aquele papel que forra o lado de dentro da capa. Em seguida, use o Estilete Circular Mimo para cortar o pedaço necessário.

 

Cortando o Tamanho Necessário do Filme BOOP Para a Capa do Caderno

 

Logo após, coloque a folha juntamente com o Filme BOOP dentro da Base de Aplicação Mimo Stamping A3  e passe pela Mimo Stamping na temperatura 3.

Capa do Caderno Personalizada Sendo Laminada na Mimo Stamping

 

A laminação é uma etapa opcional, mas que faz TODA a diferença no seu trabalho, tanto no resultado final, quanto na qualidade.  Por isso, a laminação vai proteger o seu papel, fazendo com que dure mais tempo e que continue bonito.

Usei o Filme Bopp Holográfico Arco-íris Mimo, ele possui um efeito de arco-íris bem discreto, como mostro na imagem a seguir:

 

Resultado das Capas dos Cadernos Personalizados Após a Laminação Com a Mimo Stamping

 

Logo depois, vamos começar forrar os papelões da capa. Essa etapa fica muito mais fácil de fazer com algumas ferramentas.

Desta forma, para deixar tudo sem nenhuma bolha, vou utilizar a Espátula Mimo 50mm,  Kit de Espátulas Mimo, Dobrador Tamanho 125mm Mimo , Vincador Tamanho 152mm Mimo e a Espátula do Kit de Ferramentas com Guilhotina Champanhe Cricut.

 

Ferramentas Mimo e Cricut Para Fazer a Capa do Caderno Personalizado Infantil

 

Em seguida, vamos usar o esquadro, cantoneira fio de cabelo e réguas para cartonagem, que já são as conhecidas de quem faz encadernação. Além delas, você também vai precisar de espátulas ou dobradeiras. As Ferramentas Mimo e Cricut que mostrei anteriormente são todas ótimas para isso!

Como Colar Adesivo na Capa do Caderno?

Primeiramente, posicione o adesivo no papelão e comece alinhando o esquadro em uma das quinas do seu papel.

 

Papelão alinhado ao adesivo na Base de Corte Regenerativa Mimo Para a Capa do Caderno Personalizado Infantil

 

Em seguida, tire o liner de outra quina do papel para que o adesivo fique exposto.

Logo após, coloque o papelão da capa bem encostado no esquadro e aperte a quina que ficar sobre o adesivo. Depois, coloque o fio de cabelo nas quatro quinas e faça o corte da ponta com um estilete.

 

Papel Adesivo Com a Régua Fio de Cabelo

 

Logo depois, vire o material e continue a retirar o liner enquanto aliza o papel com a Espátula Mimo.

 

Espatulando a Capa do Caderno Com a Espátula Mimo 50mm

 

Comece a fazer a vira do papel com ajuda do Dobrador Mimo. Faça essa dobra nas quinas para o acabamento ficar mais delicado.

 

Quinas Dobras com a Dobradeira Mimo

 

Desse modo, faça isso nos quatro lados e seu resultado será esse!

 

Capa Com os Cantos Finalizados

 

Em seguida, recorte 2 papéis adesivos para a guarda do mesmo tamanho do seu miolo. Posicione uma quina e continue aplicando o restante com ajuda da dobradeira ou espátula.

 

Colando a Guarda na Capa do Caderno Personalizado Infantil

 

Por fim, passe a espátula bem por toda a capa, para que tenha um resultado perfeito.

 

Capa Finalizada com o Resultado da Guarda

 

Logo depois, repita o processo com a contracapa, se possível, deixe que descansem numa prensa ou com peso por cima, pois assim as quinas ficarão mais retinhas possíveis.

Passo a Passo da Encadernação

Para que possamos começar a fazer a encadernação do nosso caderno personalizado infantil, precisamos definir o formato, quantidade de folhas e como vamos furar.

Então, eu escolhi fazer uma furação centralizada, deixando uma medida maior sem furos nas extremidades do caderno. Para me ajudar nessa missão, escolhi usar a Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding.

Dentro do manual da Mimo Binding, você vai encontrar inúmeras possibilidades de furos para cada formato de caderno, escolha a que mais te agrada e siga as instruções.

Eu fiz da seguinte forma: usei um papel como gabarito do mesmo formato da capa; dobrei ao meio e fiz os primeiros 6 furos alinhando pelo centro da Encadernadora Mimo.

 

Folha na Encadernadora Mimo Binding

 

Em seguida, eu acrescentei mais 3 furos de cada lado. Portanto, eu encaixei o 2˚ furo (da direita para a esquerda) no quadradinho atrás da aba de contenção de papel e fiz mais 3 furos do lado esquerdo do papel.

 

Folha Sendo Furada na Encadernadora Mimo Binding

 

Virei o papel e com o outro lado de frente pra mim, encaixei o 5˚ furo (da direita para a esquerda) no quadradinho atrás da Aba de contenção de papel e fiz mais 3 furos do outro lado. Por fim, os furos ficaram como mostro na imagem abaixo:

 

Resultado Com os Furos Prontos

 

Logo após, posiciono o meu gabarito sobre a capa e faço os furos da mesma forma. Assim, repita o processo com cada capa e contracapa.

 

Capa do Caderno Infantil Personalizado Sendo Furada na Mimo Binding

 

Em seguida, vamos furar o miolo do nosso caderno personalizado infantil.

A Mimo Binding fura até 12 folhas de 75g ao mesmo tempo. Por isso, a furação do miolo sempre será por partes. Sendo assim, para facilitar usei o mesmo esquema de fazer um gabarito de furação e o sobrepus em cada bolinho de papel que furava.

Miolo e Capa do Caderno Personalizado Infantil Prontos Para Receber o Wire-O

 

Como Fechar Wire-o

Desse modo, temos tudo pronto para receber o wire-o. Nas caixas do Wire-o Mimo Binding da Mimo  você vai encontrar sugestão de quantas folhas aquela medida de wire-o suporta. Mas, isso é relativo, pensando que você pode dar diversos usos para um caderno.

 

Medindo a Quantidade de Folhas do Caderno Infantil Personalizado

 

Logo depois, eu usei uma régua de wire-o para ver qual seria o tamanho ideal para os meus cadernos, considerando que eles podem receber colagem e aumentar de volume. Então, decidi pelo wire de 5/8 branco.

Com a ajuda de um alicate, cortei os 12 wires que precisava. Em seguida,  eu usei o gabarito de wire-o, essa ferramenta da foto abaixo, que já vem com a Encadernadora de Furo Retangular Mimo Binding , assim posso ajustar a abertura ideal que será utilizada para fechar o wire-o.

 

Medindo Com o Gabarito Para Saber Qual Wire-o Utilizar

 

Primeiramente, comece preparando o seu material na ordem certa, ou seja, monte o seu caderno com a capa virada para você. Agora, abra o seu caderno passando a capa para trás de maneira que o miolo fique de frente para você.

 

Caderno Montado Com o Wire-o

 

Pronto, é assim que você deve colocar o wire-o. Essa parte fechada deve ficar entre o miolo e a contracapa. Feito isso, é hora de fechar!

 

Caderno com Wire-o Sendo Fechado na Encadernadora Mimo Binding

 

Dicas Para Fechar o Wire-o Perfeitamente
  • Quando for fechar mais de 6 anéis, fique atenta para pegar os 6 anéis completo. Eles são duplos e devem ser fechados em duplas.
  • Apoie todo o Wire-o na base da área de fechamento da Encadernadora Furo Retangular Mimo Binding, como mostrei na foto anteriormente. Isso vai ajudar a fechar tudo de maneira mais uniforme e a chance de ter uma encadernação redondinha aumenta!
  • Descubra como você prefere. Tem gente que prefere fechar de uma vez, usando mais força; e tem gente que prefere ir aos poucos. Particularmente, sou do time que vai aos poucos. Aperte até ele fechar por completo!

Caderno Personalizado Infantil Com Wire-o Fechado

 

Após o fechamento do wire-o, vamos colocar um elástico pra fechar o caderno. Esse detalhe é lindo e muito fácil de fazer. Usei um fio de cabelo com gabarito de furação para marcar tudo no mesmo lugar.

 

Fazendo a Marcação Para Colocar o Elástico

 

Logo após, fiz o furo com o Alicate Aplicador de Ilhós Mimo Creating.

 

Fazendo o Furo Com o Alicate Aplicador de Ilhós Mimo Creating

 

Em seguida, passei o elástico pelo furo, coloquei o ilhós e apertei com a parte que aplica ilhós do Alicate Aplicador de Ilhós Mimo Creating.

 

Aplicando o Ilhós Com o Alicate Aplicador de Ilhós Mimo Creating

 

Olha como fica charmoso! Fora que os Ilhoses Mimo Creating são lindos demais! Além de ter vários formatos e cores, é para se apaixonar!

 

Resultado Após a Aplicação dos Ilhoses Mimo Creating

 

E aí, me conta o que achou desse passo a passo! Encadernação pode ser um bicho de 7 cabeças pra quem vê pela primeira vez, mas depois as coisas vão fazendo sentido e se tornando mais práticas.

 

Resultado do Caderno Personalizado Infantil

 

Como eu disse lá no início, essa técnica pode ser aplicada em qualquer projeto de encadernação que você quiser fazer.

Muitas coisas vão ser diferentes como: medidas, quantidade de folhas e  acabamento. Mas, o essencial que é como fazer um caderno está aí! Aproveite!

Tudo Sobre Encadernação

Se você se interessou pela encadernação e quer começar investir nesse nicho, vem assistir o vídeo que a Paty Moura, do nosso Time dos Sonhos, fez para o nosso Canal do Youtube, sobre como começar na encadernação. Confira a seguir:

 

 

Além disso, quer saber como fazer um caderno tamanho A4 na Mimo Binding, vem ver esse vídeo incrível que a Paty Moura, do nosso Time dos Sonhos, fez para o nosso Canal do Youtube:

 

 

Quer conhecer mais sobre a melhor encadernadora profissional para fazer agendas, planners e bloquinhos. Vem conferir esse vídeo que a Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos, fez para o nosso Canal do Youtube:

 

 

Confira esse vídeo completo, que a Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos, fez  sobre os tipos de furos que a Encadernadora Profissional Mimo Binding possui para deixar os seus projetos de encadernação mais lindos.

 

Aprenda como fechar o wire-o também! Vem conferir esse post cheio de dicas que a Pri Sathler, do nosso Time dos Sonhos, preparou. Ela vai te contar tudo para conseguir fechar o seu wire-o perfeitamente e dar aquele acabamento perfeito no seu projeto.

 

Como Fechar Wires na Mimo Binding

 

Aproveite para aprender mais um projeto lindíssimo! Vem aprender como fazer um livro de receitas incrível para turbinar o seu negócio! Neste post, a Fernanda Estevão, do nosso Time dos Sonhos,  vai mostrar o passo a passo desse livro que vai encantar os seus clientes.

 

como fazer um livro de receitas

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Te espero no meu próximo post aqui no blog!

Um beijo

Comente o post aqui

Comentários