As 5 Melhores Plotters de Recorte

Mimo Crafts

Publicado em setembro 28, 2023

60

Olá, tudo bem? Se você está procurando uma forma de criar projetos personalizados, seja para uso pessoal ou profissional, você precisa conhecer as 5 melhores plotters de recorte.

Esse equipamento vai facilitar muito o seu dia a dia, além de poupar muito o tempo que você iria gastar fazendo cortes com tesouras. Vem com  agente para saber tudo sobre essas máquinas.

 

As 5 melhores plotters de recorte

 

Com certeza, algumas dúvidas se passaram pela sua cabeça como, por exemplo:

Como escolher a melhor plotter de recorte para o seu caso? Quais são as principais características que você deve considerar na hora da compra? E quais são as melhores marcas e modelos disponíveis no mercado?

A seguir, vamos responder essas e outras perguntas, e apresentar as 5 melhores plotters de recorte Cricut, a marca mais vendida nos EUA no segmento de máquinas de corte. Acompanhe!

O Que é Uma Plotter de Recorte?

Primeiramente, uma plotter de recorte é um equipamento inteligente que usa uma lâmina para cortar materiais em formas específicas, seguindo um desenho digital.

Ela funciona de forma semelhante a uma impressora, mas em vez de imprimir, ela corta.

As plotters de recorte podem ser usadas para diversos fins, como:

  • Fazer adesivos, etiquetas, decalques e transfers;
  • Fazer cartões, convites, scrapbooks e outros trabalhos de papelaria;
  • Fazer patchwork, quilting e outros projetos de costura criativa;
  • Fazer acessórios, bolsas, personalização de roupas e outros itens de moda;
  • Fazer decoração de festas, eventos e ambientes;

 

Cricut Maker 3

Como Uma Plotter de Recorte Funciona?

Para usar uma plotter de recorte, primeiramente, você precisa seguir alguns passos básicos:

  1. Escolha o design que você quer cortar e enviá-lo para a plotter através de um software ou aplicativo, como o Design Space;
  2. Escolher o material que você quer cortar e colocá-lo na base de corte da máquina;
  3. Ajustar as configurações da máquina, como a pressão e a profundidade da lâmina, de acordo com o material escolhido;
  4. Iniciar o processo de corte e esperar até que ele termine;
  5. Remover o material da base de corte e separar as partes cortadas das partes não cortadas.

 

Iniciando o processo de corte na plotter de recorte Cricut

 

Como Escolher a Melhor Plotter de Recorte?

Na hora de escolher a melhor plotter de recorte para o seu caso, você deve levar em conta alguns fatores importantes, como:

O Tamanho da Máquina

As plotters de recorte variam em tamanho e peso, e isso pode influenciar na sua praticidade e portabilidade. Se acaso, você tenha pouco espaço ou precise transportar a máquina com frequência, opte por modelos mais compactos e leves.

Entretanto, caso você tenha mais espaço ou não precise mover a máquina com frequência, opte por modelos maiores e mais robustos.

O tamanho do Material

As plotters de recorte também variam no tamanho máximo do material que elas podem cortar.

Contudo, se você quer cortar materiais grandes ou em rolo, opte por modelos que tenham uma largura maior e que aceitem materiais sem base, como a Cricut Maker e a Cricut Explore 3.

Se você quer cortar materiais pequenos ou em folha, opte por modelos que tenham uma largura menor e que usem base.

 

Plotter de Recorte cortando material smart

 

A Variedade de Material

As plotters de recorte também diferem na variedade de materiais que elas podem cortar.

Se o seu intuito é cortar materiais mais finos e flexíveis, como papel e vinil, opte por modelos que tenham uma lâmina mais simples e menos potente.

Entretanto, se os seus planos incluam cortar materiais mais grossos e rígidos, como tecido e couro, opte por modelos que tenham uma lâmina mais complexa e mais potente.

A Funcionalidade da Máquina

As plotters de recorte também variam nas funções que elas oferecem. As plotter de corte Cricut, possuem a funcionalidade de desenhar, escrever, vincar e fazer outros tipos de acabamento com as Lâminas QuickSwap, por exemplo, que são lâminas especiais compatíveis com a Cricut Maker.

Sendo assim, se você pretende ter mais possibilidades criativas com a sua máquina, opte por modelos que tenham mais funcionalidades.

Em contrapartida, se você quer ter mais simplicidade com a sua máquina, opte por modelos que tenham menos funcionalidades. Assim, consequentemente o custo de aquisição será menor.

 

Ateliê com Cricut Maker

 

A Compatibilidade da Máquina

As plotters de recorte também variam na forma como elas se conectam com o seu computador, tablet ou smartphone.

Portanto, algumas plotters usam cabos USB, enquanto outras usam conexão Bluetooth ou Wi-Fi. Seus planos incluem ter mais praticidade e mobilidade com a sua máquina, opte por modelos que tenham conexão sem fio.

Por outro lado, se quer ter mais estabilidade e segurança com a sua máquina, opte por modelos que tenham conexão com fio.

 

Plotter de corte cortando vinil smart

 

A Facilidade de Uso da Máquina

As plotters de recorte também variam na facilidade de uso que elas proporcionam.

Algumas plotters têm painéis de controle mais intuitivos e simples, enquanto outras têm painéis de controle mais complexos e avançados.

Caso queira algo mais fácil e rápido com a sua máquina, opte por modelos que tenham painéis de controle mais simples.

Todavia, se você prefere ter mais controle e precisão com a sua máquina, opte por modelos que tenham painéis de controle mais avançados.

A Qualidade da Máquina

As plotters de recorte também variam na qualidade que elas apresentam.

Algumas plotters têm uma construção mais resistente e durável, enquanto outras têm uma construção mais frágil e descartável.

Além disso, algumas plotters têm um corte mais preciso e limpo, enquanto outras têm um corte mais impreciso e sujo.

Para ter mais confiança e satisfação com a sua máquina, opte por modelos que tenham uma qualidade maior, como as da marca Cricut.

Mas, para ter mais economia e acessibilidade com a sua máquina, opte por modelos que tenham uma qualidade menor.

As Melhores Plotters de Recorte

Agora que você já sabe como escolher a melhor plotter de recorte para o seu caso, vamos apresentar as 5 melhores plotters de recorte Cricut.

A Cricut é uma empresa americana fundada em 2003, que se dedica a criar produtos e soluções para pessoas criativas.

Portanto, ela oferece uma linha completa de plotters de recorte, além de acessórios, materiais, softwares e aplicativos para você criar projetos incríveis.

As plotters de recorte da Cricut se destacam pela sua qualidade, funcionalidade, compatibilidade e facilidade de uso.

Elas são ideais para quem quer fazer projetos personalizados com diversos tipos de materiais, seja para uso pessoal ou profissional.

Veja a seguir as características, vantagens e desvantagens das 5 melhores plotters de recorte da Cricut:

Cricut Explore Air 2

É uma plotter de recorte versátil, rápida e silenciosa que corta mais de 100 tipos de materiais de até 1.7mm, como por exemplo,  papel, vinil, tecido, couro e muito mais.

Entretanto, para fazer cortes, é necessário usar as bases de corte Cricut, para cortar os materiais. Com essa plotter você consegue desenhar, escrever e vincar os materiais com as canetas e a ferramenta de vinco Cricut.

Essa plotter de recorte é indicada para quem deseja trabalhar com papelaria criativa. Afinal, ela possui o botão Smart Set Dial, ou seja, esse botão já possui algumas programações pré-definidas para os principais tipos de materiais, basta você selecionar e ela já está pronta para o corte.

Ela possui um modo rápido que permite cortar até duas vezes mais, além de se conectar ao seu computador, tablet ou smartphone via Bluetooth ou USB.

A Explore Air 2 é compatível com o software Design Space da Cricut, que permite criar ou importar designs para cortar na máquina.

Conheça mais sobre a Cricut Explore Air 2 e aprenda como instalar e usar ela no seu ateliê para transformar o seu negócio. Confira esse vídeo, feito pela Paty Moura, que está no nosso Canal do YouTube.

 

Cricut Explore 3

Com ela, você pode cortar mais de 100 tipos de materiais, desde papel e vinil até couro e tecido.

Um de seus diferenciais, é que ela corta os materiais smart da Cricut de até 3,6 m sem base de corte. Ela também é compatível com o Suporte para Rolo Cricut, que é vendido separadamente para encaixar rolos de materiais smart de até 22,8 m.

Também é possível cortar, vincar e escrever com mais rapidez e precisão, já que Cricut Explore 3 possui carrinho duplo, que permite realizar trabalhos subsequentes no mesmo projeto sem ter que trocar de ferramenta.

Pode cortar até duas vezes mais rápido do que os modelos anteriores da Cricut Explore. Por fim, ela funciona com o programa Cricut Design Space que se conecta ao seu computador ou celular por meio de Wi-Fi ou Bluetooth.

Gostou de conhecer a Cricut Explore 3? Veja mais detalhes sobre ela, neste vídeo que a Mih Pocket preparou para o nosso Canal do YouTube, onde ela conta o que achou desse equipamento.

 

 

Cricut Maker

A Cricut Maker é uma das plotters de recorte mais avançadas da Cricut. Com ela, você pode trabalhar em diversos nichos do artesanato.

Já que ela pode cortar mais de 300 tipos de materiais, desde papel e vinil até madeira, folhas de alumínio e tecidos. 

Ela também pode desenhar, gravar, cortar e vincar materiais com as Lâminas QuickSwap. Possui largura máxima de corte de 30 cm e um comprimento máximo de corte de 60 cm.

Tem uma força de corte 10 vezes maior do que os modelos anteriores da Cricut Explore. Por fim, ela funciona com o programa Cricut Design Space, que permite criar ou escolher seus desenhos em qualquer dispositivo.

Portanto, se você gosta de trabalhar com materiais além do papel, ou até mesmo pensa em expandir o seu negócio, essa plotter de corte é perfeita. Pois, além de possuir muita potência ela é muito rápida

Conheça mais sobre a Cricut Maker, neste vídeo, que está no nosso Canal do YouTube. Nele a Mih Pocket, conta tudo que você precisa saber sobre uma das plotters de corte mais avançadas da Cricut.

 

Cricut Maker 3

A Cricut Maker 3 é uma das plotters de recorte mais potente da Cricut. Ela pode cortar mais de 300 tipos de materiais de até 2.4mm, desde papel, vinil, tecidos até madeira balsa e materiais smart.

Com ela, você também pode desenhar, gravar, vincar e cortar materiais com precisão, usando também as Lâminas QuickSwap. Com essas lâminas você pode trocar apenas as ponteiras e ter diversos efeitos para os seus projetos.

Além disso, pode cortar até duas vezes mais rápido do que a Cricut Maker. Ela também funciona com o programa Cricut Design Space e se conecta ao seu computador ou celular por meio de Wi-Fi ou Bluetooth.

Conheça mais sobre essa plotter de corte tecnológica em outro post. A Pri Satlher,  mostra tudo sobre ela em um unboxing completinho aqui no Blog da Mimo.

 

Cricut Maker 3 – Mais Tecnologia

Cricut Joy

A Cricut Joy é a plotter de recorte mais compacta e portátil da Cricut. Ela pode cortar mais de 50 tipos de materiais, como papel, vinil, cartolina, transfer e materiais smart.

Você também pode desenhar, escrever e fazer cartões personalizados, com a sua base para cartões e canetas Cricut Joy. Afinal, ela é a plotter de corte perfeita para DIY’s rápidos e práticos.

Possui largura máxima de corte de 11 cm e um comprimento máximo de corte ilimitado, embora usando os materiais Smart.

Assim como as outras, ela funciona com o aplicativo Cricut Design Space e se conecta ao seu celular por meio de Bluetooth.

Conheça mais sobre a Cricut Joy, a plotter de recorte compacta e poderosa que vai transformar os seus DIY’s e deixar eles ainda mais profissionais.

 

 

Importância Das Máquinas de Corte em Seu Negócio

As máquinas de corte são ferramentas essenciais para quem quer ter um negócio criativo e lucrativo. Afinal, com elas, você pode oferecer produtos personalizados e exclusivos para seus clientes, como:

  • Decoração de Festas: você pode cortar convites, lembrancinhas, toppers, banners, painéis, cartões e muito mais.

 

Plotter de recorte cricut joy

 

  • Personalização de Roupas e Acessórios: você pode cortar vinil termocolante e aplicar em camisetas, bolsas, bonés, almofadas e muito mais.

 

Plotter de recorte para personalizar roupas

 

  • Scrapbook e Papelaria Criativa: você pode cortar papel, tecido, feltro, EVA e muito mais para fazer flores, bonecos, caixas, álbuns e muito mais.

 

Álbum de scrapbook feito com plotter de recorte Cricut

 

Portanto, as máquinas de corte também permitem que você economize tempo e dinheiro, pois pode cortar vários materiais ao mesmo tempo, com precisão e qualidade.

Além disso, você pode aproveitar os materiais que já tem em casa e transformá-los em produtos incríveis.

Principais Dúvidas sobre Plotters de Recorte

Se você ainda tem alguma dúvida sobre plotters de recorte, confira as respostas para as principais perguntas que as pessoas fazem sobre esse assunto:

Qual a Diferença Entre Uma Plotter de Recorte e Uma Impressora?

Uma plotter de recorte é um equipamento que usa uma lâmina para cortar diversos tipos de materiais.

Por outro lado, uma impressora é um equipamento que usa tinta para imprimir imagens ou textos em diversos tipos de papéis.

Portanto, a principal diferença entre elas é que a plotter de recorte pode cortar materiais que a impressora não pode imprimir, como vinil, tecido, couro, etc.

Além disso, a plotter de recorte pode fazer cortes complexos e detalhados que a impressora não pode fazer.

Qual a Melhor Marca de Plotter de Recorte?

A Cricut é líder mundial em plotters de recorte e oferece produtos de alta qualidade e inovação.

Ela possui as  5 melhores plotters de recorte do mercado, para todos os gostos e necessidades.

Sendo assim, desde as mais simples e compactas até as mais avançadas e potentes e também tem um software fácil de usar e o Cricut Access, ou seja, biblioteca online com milhares de opções de desenhos.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que suas dúvidas tenham sido sanadas.

Qual a Melhor Plotter de Recorte Para Papelaria?

As plotters de recorte Cricut são excelentes para trabalhar com papelaria, o que irá definir qual a melhor para você será o tipo de trabalho que será feito com ela e qual o seu segmento.

Caso você deseje trabalhar com materiais com espessura de até 1.7mm, como papéis, EVA e vinis as plotters de recorte Explore Air 2 e Explore 3 serão ideias para você.

Por outro lado, se você pretende trabalhar com materiais mais espessos como papel paraná ou até mesmo quer se aventurar em outros nichos, as plotter de recorte Cricut Maker e Maker 3 são as mais indicadas.

Quais os Cuidados Com as Plotters de Recorte?

É importante fazer uma manutenção preventiva na sua plotter de recorte para conservar o seu equipamento.

Por isso, faça sempre que possível uma limpeza com pincéis macios nas partes que são difíceis de alcançar, é importante limpar a parte interna e externa.

Sempre mantenha os roletes limpos, isto é, aquelas peças que seguram a base de corte. Eles costumam ter acumulo de sujeira, com a plotter desligada use um lenço umedecido ou um pano com álcool para fazer a limpeza.

Como Usar Uma Plotter de Recorte?

As plotters de recorte Cricut usam o software do Design Space, nele é possível criar novos projetos ou até mesmo se inspirar na biblioteca do Cricut Access, com mais de 1.000 arquivos e fontes ilimitadas para você aproveitar.

Após fazer a sua arte no Design Space, escolha o material que será cortado e o software irá indicar as configurações necessárias para ajustar na sua plotter de recorte.

Logo após é só colocar o seu material na plotter e o seu corte começará a ser feito.

Até a próxima.

Comente o post aqui

Comentários