Como Personalizar com Caneta de Sublimação? Linha Infusible Ink Cricut

Mih Pocket

Publicado em abril 6, 2023

57

Heeeey, pessoal do Blog da Mimo! Neste post, vou te mostrar como personalizar com caneta de sublimação da Linha Infusible Ink Cricut.

 

Como Personalizar com Caneta de Sublimação? Linha Infusible Ink Cricut

 

O Que é Sublimação?

A sublimação na estamparia é a mudança da tinta do estado sólido, que ainda está na prensa, para o estado gasoso, quando é aplicada no tecido. E para que essa técnica aconteça, ela precisa passar por uma fonte de calor.

Porém, para que a transferência na sublimação ocorra, a sua fonte de calor precisa atingir temperaturas a partir de 200 °C. Por isso, é indicado o uso de uma prensa térmica para que o trabalho aconteça da maneira perfeita!

Canetas Infusible Ink Cricut

Com as canetas de sublimação da Linha Infusible Ink você consegue criar várias estampas personalizadas que juntamente com as prensas térmicas Easy Press 2 garantem um resultado premium.

Isso acontece, porque as Canetas Infusible Ink Cricut fazem seus desenhos florescerem em sublimações vibrantes, permanentes e de qualidade profissional. A sublimação da linha Infusible Ink realmente é surpreende, pois nunca descama, descasca, enruga ou racha!

Além disso, as canetas de sublimação Cricut são livres de ácidos em sua composição e são a base d’água.

Dessa forma, você consegue criar desenhos personalizados e textos em diversos materiais sublimáveis como, por exemplo, camisetas, porta-copos, body de bebê, bonés, sapatos de tecido, chaveiros, bolsas e muito mais.

Esses materiais e muitos outros, você encontra na Loja Online da Mimo Crafts para ir muito além do papel.

Instruções Para Fazer Sublimação

Como comentei, anteriormente, para personalizar com caneta de sublimação Infusible Ink, é necessário que você tenha uma prensa térmica que chegue a 200°C, sendo assim, indico as prensas térmicas Easy Press 2.

Pois, elas conseguem atingir a temperatura necessária por toda a sua superfície, ou seja, o seu projeto terá uma personalização uniforme.

Além disso, para fazer sublimação desenhada ou escrita com as canetas, recomendo que você use um papel branco e com uma gramatura mais alta, como o Papel Color Pop Branco Neve Mimo 180g. Pois, ele possui a gramatura ideal e isso fará com que ele resista ao calor da sua prensa térmica, e claro não vai manchar o seu material.

É importante que você tenha também a Base de Termo Transferência Cricut Easy Press, afinal ela ajuda a potencializar a aplicação da sua estampa e ainda protege o local que você irá usar para fazer a sublimação com o calor da prensa térmica Easy Press 2.

Materiais Necessários para Personalizar Camiseta

Para fazer a personalização com caneta de sublimação, utilizei os seguintes materiais e você pode encontrar todos eles na Loja Online da Mimo Crafts

Prensa Térmica Cricut Easy Press 2

Canetas Sublimáticas Infusible Ink Multicores – Cricut – Ponta Média – 30 Unids

Papel Color Pop Branco Neve Mimo

Equipamento de Recorte Cricut Explore 3 

Base de Corte de Fixação Padrão – Cricut – 30x30cm

Base de Termo Transferência Cricut Easy Press – 30×30

Folha Sulfite 90g

T-shirt

Como Personalizar com Caneta de Sublimação

Primeiramente, eu abri o Design Space para escolher o desenho que queria fazer usando as canetas Infusible Ink.

 

Desenho no Design Space

 

Logo após, você pode selecionar as cores que deseja usar para fazer a sua estampa. O programa Cricut mostra as cores reais e você pode ter uma visualização de como ficará o seu desenho com as canetas de sublimação.

 

Escolhendo a cor do desneho no Design Space

 

Em seguida, só ajustei as configurações no Design Space e encaixei a caneta de sublimação na minha plotter de corte Cricut Explore 3.

 

Encaixando a Caneta de Sublimação na Explore Air 2

 

Em seguida, a Explore 3 irá começar a fazer o desenho, e o programa Design Space vai indicando quando é necessário trocar as cores da caneta de sublimação.

 

Explore Air 2 fazendo o desenho com a caneta de sublimação

 

Após o desenho pronto, é possível fazer detalhes ou preencher a mão com as canetas sublimáticas infusible ink.

 

Preenchendo o desenho com a caneta de sublimação

 

Como Fazer Sublimação em Tecido?

Agora que o desenho está pronto, vamos fazer a transferência para o tecido. Uma dica importante, é que você use tecidos com poliéster na composição para fazer essa técnica.

Então, para fazer essa sublimação escolhi uma t-shirt creme, para que vocês possam ver que até mesmo em um tecido com cor as cores continuam vivas.

 

T-shirt na base de transferência para iniciar a aplicação

 

Em seguida, ajustei as configurações de temperatura e tempo da prensas térmicas Easy Press 2 para fazer a sublimação no tecido.

 

Ajustando a configuração de temperatura na prensa Easy Press 2

 

Em seguida, esperei até a prensa dar o sinal sonoro de que está pronta para fazer a sublimação. Logo após, coloquei uma folha de papel sulfite entre os lados da t-shirt para evitar que a tinta sublimática passe para a parte de trás do tecido também.

 

Utilize uma folha sulfite para não transferir a tinta para o outro lado do tecido

 

Logo depois, posicionei o desenho no local que queria e coloquei a Fita de Resistência a Calor para garantir que o desenho não vá ficar se mexendo. Dessa forma, a nossa sublimação ficará perfeita.

 

Posicione o desenho no local que deseja sublimar

 

Então, posicionei a Prensa Térmica Easy Press 2 sob o local que vou sublimar e aguardei o tempo necessário para que a transferência fosse completada.

Uma dica muito importante, é não ficar mexendo a prensa térmica, mantenha as mãos firmes para não causar o famoso efeito fantasma.

 

Posicionando a prensa térmica no local para fazer a sublimação

 

Depois que esperar esfriar, retire a fita de resistência ao calor com o auxílio de uma pinça. O resultado da sublimação feita com as canetas de sublimação Infusible Ink é de cores vibrantes para deixar todo mundo apaixonado!

 

Resultado da personalização com caneta sublimática

 

Para conferir todos os detalhes desse passo a passo, confira o vídeo no canal do YouTube da Mimo Crafts.

 

Conheça as Possibilidades da Sublimação

Que tal aprender a fazer um chinelo personalizado com a sublimação? No canal do YouTube da Mimo Crafts, também ensino como você pode fazer esse projeto usando a Mini Easy Press 2.

 

Confira também o DIY de como você pode personalizar o seu calçado com a Mini Easy Press 2 através da termo transferência.

 

Se você quer saber mais sobre a Prensa Térmica Easy Press 2, também te mostro outras possibilidades de materiais para você estampar e soltar a criatividade na estamparia personalizada.

 

CUPOM DE DESCONTO LOJA MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

E continue de olho no Canal Mimo Crafts no YouTube, pois sempre tem vídeo novo para te levar mais longe no seu negócio craft!

São dicas de uso de equipamentos e ferramentas Cricut e Mimo, passo a passo com arquivos gratuitos, divulgação dos lançamentos de produtos imperdíveis e muito mais para você!

Um super beijoooo e até mais!

Comente o post aqui

Comentários