Como Organizar Material de Artesanato – 7 Ideias

Pri Sathler

Publicado em janeiro 20, 2022

66

Oi, oi, minha gente! Nesse post, vou compartilhar 7 ideias de como organizar material de artesanato que apliquei aqui no meu escritório.  São dicas excelentes para caso você seja iniciante nesse mercado ou ainda nem tenha começado, mas pretenda.

 

7 Ideias para Organizar materiais de artesanato

 

Contudo, esse tutorial também é útil para quem já trabalha algum tempo e talvez até já tenha um ateliê dedicado aos afazeres artesanais, mas se perca um pouco na organização. O que vou mostrar não é regra, mas é o que mais fez sentido para minha realidade de artesã nos três momentos que vivi:

  1. Sem espaço 100% dedicado para artesanato;
  2. Com espaço adaptado para fazer minhas criações;
  3. Com escritório planejado do zero para ser meu ateliê.

Claro que tudo é adaptável aos materiais que você usa e ao espaço e estrutura que você tem. Mas, se você pertence ao primeiro perfil que eu citei, ou seja, é iniciante ou quer começar o negócio, porém nem faz ideia de quais materiais comprar para fazer personalizados, confira esse outro tutorial:

 

 

Materiais para Papelaria Personalizada

 

Eu sei que existem muitas variáveis quando a gente fala do nosso espaço de trabalho. A maioria de nós trabalha dentro de casa e em espaços adaptados. Porém, minha amiga, existe solução para tudo! Acredite em mim!

 

Entretanto, talvez não da maneira mais perfeita e bonita que imaginamos, mas sempre tem jeito da gente melhorar a organização das coisas. Então, se você tem um espaço dedicado para isso esse conteúdo é para você!

Um Pouquinho da Minha História

Então, meu primeiro espaço de trabalho era um minúsculo cômodo da minha casa, devia medir 2x1m, não tinha muita luz e era quente.

Porém, aproveitei o espaço vertical e coloquei o máximo de prateleiras que consegui. No entanto, não era muito agradável, mas era o que eu tinha.

Nesse espaço, não tinha armários, todo meu material era guardado em caixas transparentes. Por outro lado, as coisas menores como colas, tesouras e canetas eram guardadas em latas, caixas e vidros.

Já os papéis ficavam em caixas empilhadas. Além disso, para piorar, não tinha espaço para desempilhar as caixas e achar o que queria. Então, eu precisava pegar tudo e levar para outro cômodo e abrir as caixas.

Quando a gente não tem muito espaço é super importante organizar. Nada do que falei acima era prático, mas era o que dava para fazer de melhor.

Depois de uns quatro anos assim, eu migrei para sala. Fiquei 1 ano trabalhando improvisada na sala e depois resolvi oficializar fazendo uma pequena reforma para setorizar o ambiente.

A parte estética ficou super bem resolvida e um pouquinho da organização melhorou. Em seguida, comprei um gaveteiro e um carrinho volante. Esses itens me ajudaram a ter algumas coisas mais a mão. Além disso, eu pude ter uma mesa só para mim e uma máquina pronta para usar o tempo todo.

Antes de tudo isso, todas as máquinas ficavam na prateleira e cada vez que eu ia usar reformulava o ambiente para abrir espaço e usá-las. A maioria dos materiais continuaram nas caixas e latas que mencionei anteriormente.

Mas, deu certo e estava tudo melhor! Pois, com essa adaptação, eu pude ter um canto pronto para trabalhar a qualquer momento.

Agora, vou compartilhar minhas soluções atuais de como organizar material de artesanato do meu novo escritório. 

 

Sala organizada para fazer trabalhos artesanais

 

7 Ideias para Organizar Material de Artesanato

Você já usou a tesoura errada porque não achou a certa? Ou comprou mais cola porque não sabia que tinha uma extra? Ou pior ainda, já perdeu material porque ficou mal guardado? Essas e muitas outras situações são extremamente comuns na vida das artesãs mais bagunceiras.

Ter controle do que temos de material para nosso trabalho, guardar tudo da melhor maneira e saber onde as coisas estão é essencial para ter um trabalho eficiente.

Apesar de não ser especialista em organização, amo ter tudo no lugar certo, porque na hora do trabalho pesado, isso faz toda a diferença. E hoje eu quero te ajudar com isso!

Então, confira abaixo as 7 ideias que preparei para te orientar na hora de organizar os seus materiais de artesanatos.

1. Como Arrumar Suas Coisas por Categorias?

Se posso dar uma única dica sobre esse assunto é: Arrume suas coisas por categorias, ou seja, guarde junto os materiais por afinidade. Dessa forma, por exemplo, guarde todas as colas juntas, e se der as fitas adesivas de todos os tipos desde a fita crepe até fita banana, cola quente e até os frascos de bico fino vazios para por cola.

O raciocínio por similaridade é mais simples de ser associado. Assim, vai ser mais rápido para você se lembrar onde estão as coisas e mais fácil para quem for te ajudar, entender a lógica de organização do seu espaço.

 

Setorize a organização do material de artesanato


A seguir, mostro como organizar material para artesanato em gavetas mais fundas do armário. Em cada uma, coloquei produtos que têm algo em comum. Organizei assim:

Gaveta 1: tudo para desenho – lápis de cor, aquarela (em pastilha, bisnaga, giz e bastão), pastel seco e oleoso, canetinhas (agrupei os tipos em caixas e latas), godê e estojos com lápis de desenho e etc.

Gaveta 2: tudo que cola – fita adesiva de todos os tipos que tenho, cola em geral, pistola de cola quente e bastões e etc.

Gaveta 3: materiais diversos que não enchem uma gaveta dessas sozinhos – palitos, canudinhos de papel, fitas, argolas e nylon.

Gaveta 4: Foil Mimo, Foil Cricut, Bopp, Polaseal, Wire-o e outros materiais de encadernação.

 

Setorize a organização do material de artesanato

 

2. Como Organizar na Vertical

O meu novo espaço de trabalho (tem menos de 1 ano, por isso chamo de novo ainda), é na verdade um quarto que já tinha uma bancada, um armário pequeno aéreo e um guarda-roupa.

Toda a minha organização aqui é adaptada à estrutura de móveis que já estava aqui. Se você tem essa mesma situação, ótimo! Se não, adapte ao que você tem para organizar material de artesanato na vertical.

A fim de aproveitar melhor o guarda-roupa para armazenar os materiais de artesanato e algumas ferramentas, acrescentei algumas prateleiras. Pois, alguns vãos eram muito grandes e eu perderia muito espaço.

Desse modo, uma maneira econômica de fazer isso é encomendar os cortes em alguma madeireira, eles costumam vender a chapa de madeira toda cortada e instalam.

Então, para conseguir isso, eu medi todos objetos que iria guardar para pensar direitinho nas alturas das prateleiras. Além disso, medi as caixas de papel empilhadas, os vidros e aproveitei espaços “perdidos” para fazer prateleiras com vãos pequenos e guardar ferramentas finas como a Guilhotina da Mimo, por exemplo.

Guarda-roupa para organizar material de artesanato


3. Como Organizar as Coisas em Caixas?

Já emendando no assunto “como guardar papel”, a minha sugestão é caixa transparente. Como eu disse anteriormente, todos os meus locais de trabalho são adaptados, por isso organizar as coisas em caixas é uma solução que funciona muito bem.

Há seis anos, comecei com três caixas e, hoje, uso oito para papéis Color Pop Mimo e três para papéis A4. As caixas protegem da umidade e da poeira, além disso o papel fica retinho e fácil de ser achado.

Para organizá-los, separo por cor e tipo papel. Os papéis Color Pop Mimo que ainda não têm caixa estão nos pacotes empilhados, seguindo uma sequência lógica das cores.

 

Caixas transparentes para colocar Papel Color Pop Mimo

 

Antes de comprar uma caixa, considero o que vou guardar dentro e onde vou colocar. Na hora da escolha, prefiro as que possuem tampas e são empilháveis, mas também depende de qual será o uso.

Visando a organização das prateleiras internas do móvel, coloquei todos os papéis para impressão. Assim, separei os fotográficos da Mimo, dos offset e dos materiais adesivos como vinil imprimível, papel adesivo e outros. Além desses, tem papel sulfite, papel especial para desenho e aquarela.

 

Móvel de apoio para impressora organizada

 

Já nas caixas, em uma organizei as placasmoldes da Mimo Embossing e em outra coloquei todos os carimbos e carimbeiras. Uma dica, etiquetar caixas é bem interessante. Porém, eu não etiqueto tudo, mas quando têm caixas iguais, acho super importante.

Para isso, use um material de fácil retirada como o vinil adesivo, por exemplo, assim você pode mudar as coisas de lugar quando precisar.

 

Caixas com materiais de artesanato

 

Em contrapartida, mesmo sem caixas iguais e coordenadas também dá para organizar. Aqui, nessa parte do meu armário, tenho um junta de caixas.

Essas amarelinhas, na foto abaixo, são ótimas para aproveitar essa sobra de espaço na vertical que tenho. Elas são empilháveis e dobráveis, perfeitas para isso.

 

Caixas empilhadas com material

 

4. Organização com Cabide

Vou te mostrar uma ótima forma de guardar tecidos e feltros. Para organizar os meus, usei cabides e aproveitei o espaço do armário que seria para pendurar roupas para guardá-los. Ou seja, é uma forma super prática de usar o material, fácil de ver o que tem no estoque e os tecidos já ficam esticados.

Como poderão ver a seguir, eu uso cabides de papelão tamanho normal, mas cabide tamanho infantil funcionam muito bem também. Os pedaços menores estão guardados numa caixa e os retalhos pequenos guardo numa outra caixinha menor.

E além dos tecidos você pode ver o que mais tem aí que dá para ser pendurado. Por aqui, pendurei os bastidores e deu super certo.

 

Cabides de papelão para guardar tecidos e feltros

 

5. Como Guardar as Bases de Corte Cricut

Um dos itens mais complicados de guardar são as Bases de Corte Cricut e Mimo. Isto é, as bases das máquinas, regenerativas, base de termo transferência da Easy Press, tudo isso fica meio sem um espaço específico. Dessa forma, a melhor solução para isso é uma gaveta grande e rasa.

Mas, se você, assim como eu, está na adaptação, use o que tem em mãos. Aqui, como mostro na imagem, usei uma das prateleiras de calçados para colocar todas essas bases.

Além disso, nessas mesmas gavetas, coloquei vinil adesivo, transfers e, por último, outros materiais como o couro sintético, eva e etc.

 

Prateleiras para transfers

 

Entretanto, as bases da Cricut que estão em uso constante, deixo em um gancho pendurado no carrinho volante que tenho aqui. Pois, fica super prático.

Nesse sentido, deixo o plástico protetor em um lugar adequado enquanto estou usando a base e depois guardo no mesmo local. Porém, antes de eu ter esse armário, pendurava todas as bases de corte aí nesse gancho.

 

Bases de corte penduradas

 

6. Como Armazenar Retalhos?

Você fica pensando como armazenar retalhos? Será que vou usar esse pedaço? Vale a pena guardar isso? Então, eu gosto de aproveitar tudo! As vezes isso é chato, mas eu gosto.

Mas, para guardar os retalhos pode ser complicado, e se isso não for bem feito, de nada adianta. Pois, você não vai achar ou quando achar vai estar amassado e aí você só juntou lixo. Lembra do conceito de setorização? Pois é, super importante aqui.

Então, agrupe os retalhos por tipo de material. Se o seu volume for grande e você puder, agrupe também por cor e acabamento.

 

Retalhos de materiais

 

Veja os tipos que tenho aqui: 

  • 1 caixa para retalhos de papel. Mas, eu não guardo todos os retalhos, apenas aqueles que têm espaço para uso com máquina.
  • 1 caixa com divisórias que guardo recortes, tags e outras coisas que faço com os retalhos de papel.
  • Pastas (tipo envelope) de plástico para retalhos de vinil adesivo, transfer para tecido e recortes de tecidos e outros materiais.

 

Pastas para organizar material de artesanato

 

7. Reaproveitamento de Materiais

E minha última dica é sobre reaproveitamento de materiais, especialmente para você que tem miudezas. Isto é, coisas de aviamentos, de costura, pedrinhas, ilhós e etc. Algumas dessas coisas eu guardo em caixas com divisórias, mas uma ótima e econômica maneira de guardar esse tipo de material é usando potes de vidro.

Sendo assim, junto os que acho mais bonitos para guardar pompom, botão, tassel, linha de bordar e outras coisas. Se quiser, você pode até pintar as tampas com tinta spray para dar uma uniformidade no todo.

Na foto abaixo, tem um junta de formas variadas de organizar esse tipo de material para artesanato. Tem saquinho de tecido, cestinho de tecido hand-made e tem caixas de plástico também. Afinal, essas caixas bem pequenas são muito práticas para coisas miúdas assim.

 

Organizando materiais pequenos

 

Portanto, foram seis anos trabalhando em lugares adaptados e levando o aproveitamento de espaço ao extremo. Claro que se a gente tem mais estrutura, mais espaço e mais recurso, o trabalho flui mais. Pois, a produção é maior e o estresse menor, mas nem sempre a gente tem o ideal.

Mas, não é por falta do ideal que a gente precisa ficar no caos. Então, anota essas dicas para organizar material de artesanato e adapta para a sua realidade. Faça aos poucos, repensa, muda, faz diferente de mim, mas faz! Tenho certeza que você vai perceber os benefícios de um escritório ou ateliê mais organizado.

Cupom  de Desconto Loja Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma Plotter de Recorte ou uma Prensa Térmica Cricut. Ou garanta uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping para você! Consiga um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja Online Mimo Crafts.

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Beijos e até a próxima!

 

Comente o post aqui

Comentários