Como Empreender em Casa – Dicas para Começar

Mimo Crafts

Publicado em maio 25, 2023

60

Olá, tudo bem? Certamente, você já pensou como empreender em casa e ter o seu próprio negócio. Se você é uma pessoa criativa, cheia de boas ideias e que ama fazer trabalhos manuais, saiba que existe um grande mercado em potencial aguardando por você!

 

Como empreender em casa - Dicas para começar

 

O artesanato é um setor que está crescendo constantemente no Brasil, já que os consumidores estão valorizando cada vez mais os pequenos negócios, a manufatura e o produto personalizado.

Ao longo deste post, vamos dar algumas dicas para começar a empreender em casa e tirar a ideia de ter o próprio negócio do papel. Vamos lá?

Como Empreender de Forma Simples?

Muitas pessoas acreditam que ter o próprio negócio é algo muito complicado e destinado para poucos. Entretanto, isso não é verdade!

Qualquer pessoa que deseja trabalhar com o que ama e está disposta a aprender sobre diferentes assuntos, se organizar e se dedicar, está apta a empreender.

Então, confira abaixo algumas dicas para começar:

Escolha o Seu Nicho de Mercado

O artesanato é um campo muito amplo e diversificado, que abrange desde bijuterias até móveis.

Assim, é importante que você escolha um nicho de mercado que tenha a ver com o seu estilo, o seu público-alvo e a sua capacidade de produção. Por exemplo, se você gosta de costura, pode se especializar em bolsas, almofadas, roupas ou acessórios.

Na Loja Online Mimo Crafts, você encontra equipamentos modernos e especializados para te ajudar a criar produtos de alta qualidade e com praticidade.

Como a Prensa Térmica Automática Autopress Cricut, por exemplo, você pode estampar suas peças de costura e tornar seus produtos ainda mais únicos.

Além disso, você pode se dedicar também a personalizar quadros, placas, canecas e pratos. Na nossa Loja Online temos a Prensa Térmica de Canecas – Mug Press Cricut, que te possibilita a estampar as canecas de forma rápida e simples.

Dessa forma, pesquise sobre as tendências do mercado, os gostos dos seus potenciais clientes e os preços praticados pela concorrência.

Invista em Materiais de Qualidade

Para que o seu artesanato tenha um bom acabamento e uma boa durabilidade, é essencial que você invista em materiais de qualidade. Dessa forma, você irá fazer a diferença na hora de conquistar e fidelizar os seus clientes.

Procure em nossa loja online, temos uma infinidade de equipamentos para você expandir o seu negócio, como plotters de corte, prensas térmicas e suprimentos de qualidade.

Além disso, temos lâminas de cortes e transfers para tecidos para trabalhar com estamparia, com bons preços. Uma dica muito importante também, é ter cuidado  no armazenamento e na conservação dos seus materiais, para evitar desperdícios e danos.

Prezamos por ajudar você a crescer e fornecer sempre os melhores produtos e orçamentos para os seus clientes.

 

Materiais Cricut da Loja Online Mimo Crafts para começar empreender em casa

 

Crie Uma Identidade Visual Para o Seu Negócio

Uma forma de se destacar no mercado e atrair mais clientes é criar uma identidade visual para o seu negócio. Ou seja, ter um nome, um logo, um slogan e uma paleta de cores que representem a sua marca e o seu trabalho.

O importante é que a sua identidade visual seja coerente com o seu nicho de mercado e transmita a sua personalidade e os seus valores.

Divulgue o Seu Trabalho Nas Redes Sociais

As redes sociais são ótimas aliadas para quem quer empreender em casa usando o artesanato.

Elas permitem que você mostre o seu trabalho para um público amplo e segmentado, interaja com os seus seguidores e clientes, receba feedbacks e faça vendas online.

Escolha as redes sociais que mais combinam com o seu negócio e o seu público-alvo, como Instagram, Facebook, Pinterest ou YouTube.

Dessa forma, crie um perfil profissional, poste fotos e vídeos de qualidade, use hashtags relevantes, faça promoções e sorteios, responda aos comentários e mensagens e mantenha uma frequência de postagens.

Organize a Sua Rotina de Trabalho

Trabalhar em casa pode ser muito vantajoso, mas também exige disciplina e organização. Sendo assim, você precisa definir uma rotina de trabalho que seja produtiva e equilibrada, respeitando os seus horários, as suas demandas e as suas necessidades pessoais.

Portanto, estabeleça um local adequado para trabalhar, livre de distrações e ruídos. Defina metas diárias, semanais e mensais para o seu negócio. Controle o seu estoque, as suas finanças e as suas entregas.

E não se esqueça de separar um tempo para descansar, se divertir e cuidar da sua saúde.

Afinal, para empreender em casa é necessário saber separar os momentos de trabalho e descanso. Só assim você vai colher todos os benefícios que o conforto do seu lar oferece.

 

Organize a Sua Rotina de Trabalho para começar empreender em casa

Porque Empreender em Casa?

Empreender em casa é uma ótima opção para quem quer ter mais liberdade, flexibilidade e autonomia no seu trabalho. Além disso, pode ser uma forma de aproveitar seus talentos, paixões e hobbies, transformando-os em fontes de renda.

O artesanato é uma das melhores maneiras de começar. Afinal, o investimento inicial é baixo, você encontra diversos tutoriais e dicas na internet, como no nosso Blog Mimo Crafts, por exemplo.

Aliás, com as ferramentas certas e um certo nível de dedicação, qualquer pessoa pode começar a empreender em casa.

Conheça algumas vantagens de empreender em casa com artesanato:

  • Baixo Custo Inicial
    Comece com poucos materiais e ferramentas, usando o que já tem em casa ou comprando em lojas especializadas ou na internet.
  • Alta demanda
    O artesanato é um mercado que está sempre em alta, pois as pessoas valorizam produtos feitos à mão, com qualidade e exclusividade. Desse modo, você pode vender suas peças para amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho ou pela internet, usando redes sociais, sites ou plataformas de vendas online.
  • Diversificação
    Você pode explorar diferentes tipos de artesanato, como crochê, bordado, pintura, cerâmica, bijuteria, velas, sabonetes, etc. Contudo, você também pode variar os temas, cores, estilos e tamanhos das suas peças, de acordo com as tendências, as estações do ano e as preferências dos seus clientes.
  • Satisfação pessoal
    Certamente você pode sentir orgulho e prazer ao criar objetos belos e criativos com suas próprias mãos. Além de receber elogios e reconhecimento pelo seu trabalho. Você também pode aprender novas habilidades, desenvolver sua capacidade artística e ter um hobby relaxante e terapêutico. Portanto empreender em casa com artesanato é uma forma de unir o útil ao agradável, gerando renda e realização pessoal.

Aprenda Como Empreender com Artesanato

Agora que você já entendeu porque empreender com artesanato é um campo promissor, vamos dar algumas dicas para começar com o pé direito.

O artesanato é uma forma de expressar a criatividade e o talento, além de ser uma atividade relaxante e terapêutica. Afinal, também pode ser uma fonte de renda para quem sabe aproveitar as oportunidades do mercado.

Existem diversos tipos de artesanato que podem ser feitos em casa, como por exemplo, papelaria personalizada, home decor, estamparia, scrapfesta, scrapbook, encadernação, velas, bijuterias, entre outros.

Entretanto, o importante é escolher algo que você goste e tenha habilidade, e que também tenha demanda e público-alvo.

 

Como empreender em casa com artesanato

 

Pesquise o Mercado e as Tendências

Eventualmente, veja o que as pessoas estão procurando e comprando, quais são as cores, os estilos e os materiais da moda.

Busque se inspirar em referências nacionais e internacionais, mas sem copiar. Desse modo, você cria peças originais e com personalidade.

Invista na Qualidade e na Apresentação

Antes de tudo, capriche no acabamento e nos detalhes das suas peças.

Então, escolha materiais de boa qualidade e durabilidade. Embale seus produtos de forma bonita e criativa, coloque etiquetas com sua marca e informações de contato.

Capacite-se Constantemente

Principalmente, busque aprender novas técnicas, aprimorar suas habilidades e se atualizar sobre o mercado.

Faça cursos online ou presenciais de artesanato, gestão, marketing e vendas. Participe de grupos, fóruns e comunidades de artesãos.

Ademais, é muito importante trocar experiências e dicas com outros profissionais.

Faça Um Bom Planejamento

Para empreender com artesanato, é preciso planejar bem o seu negócio, definir os custos, os preços, os fornecedores, os canais de venda e a divulgação.

Também é preciso se formalizar como microempreendedor individual (MEI), assim você tem mais segurança e benefícios.

Dessa forma, há inúmeras possibilidades de projetos incríveis que você pode criar no conforto de casa e ter uma renda com um trabalho prazeroso.

Possibilidades de Mercado para Atuar

Encontrar o nicho certo para o seu negócio é um dos primeiros passos para começar a empreender em casa. É importante que você encontre uma coisa que você ame fazer, tenha demanda de mercado e baixa concorrência.

Separamos aqui algumas possibilidades para você atuar, trabalhando com artesanato da sua casa:

Scrapbooking

O Scrapbooking é uma atividade muito popular entre pessoas que adoram guardar registros de momentos especiais, como viagens, festas e eventos familiares.

Na Loja Online Mimo Crafts, você encontra tudo o que precisa para criar lindas páginas de scrapbooking. São diversos tipos de Papéis Coloridos na Massa, furadores, equipamentos e materiais para embossing, canetas e vários outros produtos para decorar que vão deixar seus álbuns ainda mais especiais.

Além disso, temos ferramentas como estiletes precisos, tesouras, réguas e guilhotinas que facilitam todo o processo de criação.

O scrapbook é uma ótima forma de preservar as memórias, com personalidade e criatividade. São ótimos presentes, e você ainda pode vender scrapbooks temáticos de eventos como casamentos, aniversários e viagens.

Gostou dessa técnica, e quer saber mais sobre scrapbook e como fazer o seu?

Veja esse vídeo que a Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos preparou para o nosso Canal no YouTube com várias dicas de materiais para você começar nessa técnica.

 

Estamparia

A estamparia é um nicho de mercado interessante e em constante crescimento devido à versatilidade e possibilidade de criar produtos exclusivos. Além da possibilidade de produção em pequenas quantidades e evolução constante.

A Loja Online Mimo Crafts possui diversos equipamentos e materiais que te ajudam a fazer estamparia artesanal. Entre eles estão as prensas térmicas, transfers para tecidos e peças para personalizar como, por exemplo, bolsas, camisas, canecas, bonés e muito mais!

Esses produtos permitem criar estampas incríveis em diversos materiais, como papel, tecido, madeira, plástico e metal, visite nossa loja e conheça as diversas possibilidades.

Aproveite para ver na prática como é feita as aplicações dos transfers em diferentes materiais.

A Mih Pocket, do nosso Time dos Sonhos, mostra tudo para você neste vídeo que está no nosso Canal no YouTube.

 

Papelaria Personalizada

A papelaria personalizada envolve uma ampla gama de produtos, o que permite muitas possibilidades de inovação, diferenciação e espaço para exercitar a criatividade.

Se essa área faz seus olhos brilharem, você precisa conhecer as nossas plotters de recorte. Pois, elas são ótimas aliadas na sua produção, te ajudam a dar um ótimo acabamento em suas peças e aumentar sua produtividade.

As máquinas de corte permitem que você crie adesivos, etiquetas, cartões, convites, personalizados para festas e outros projetos personalizados com facilidade e precisão.

Desse modo, quer saber qual máquina de corte comprar para  começar o seu negócio? Veja esse post do nosso Blog Mimo Crafts, explicamos tudo o que você precisa saber sobre cada plotter de corte e quais os benefícios que cada uma delas irá acrescentar no seu ateliê.

 

Qual Máquina de Corte Comprar? Cricut Brasil

Transforme Seu Hobby em Fonte de Renda

Empreender com artesanato pode ser uma ótima opção para quem quer ter mais autonomia, flexibilidade e satisfação no trabalho.

Mas, também exige dedicação, organização e persistência. Com planejamento, criatividade e divulgação, você pode transformar seu hobby em uma fonte de renda.

Portanto, esperamos que você tenha gostado desse post e que esteja pronta para empreender nesse mercado maravilhoso!

Veja Mais Dicas Sobre Empreendedorismo

Se você está pensando em começar a empreender no mercado de artesanato, confira esse post do nosso Blog Mimo Crafts, sobre o empreendedorismo feminino no artesanato, e saiba como começar o seu negócio e fazer a gestão dele, para ir além dos seus sonhos!

 

Empreendedorismo Feminino no Artesanato

 

Está procurando mais dicas sobre como começar a empreender? Veja esse conteúdo que a Maira Pereira preparou com 3  dicas de como começar a empreender no mercado de artesanato.

 

Empreendedorismo Feminino – 3 Dicas de como começar

 

Saiba que é sim possível ganhar dinheiro trabalhando em casa e ter a sua independência financeira. Veja também esse conteúdo do nosso Blog Mimo Crafts para conhecer as possibilidades de empreender em casa e aprender como ganhar dinheiro trabalhando em casa.

 

Como Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa

Cupom de Desconto é na Loja Mimo Crafts

Se ficou interessado em comprar um dos equipamentos citados acima, temos um desconto especial para você! Compre uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping pagando menos!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Como empreender em casa - Dicas para começar

 

Até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários