Print and Cut Cricut – Como Fazer

Larissa Minassa

Publicado em julho 13, 2021

9

Olá, galera do Blog da Mimo! Hoje, eu estou de volta para darmos continuidade ao nosso aprendizado sobre Print and Cut no Cricut Design Space. Então, nesse tutorial irei mostrar a segunda possibilidade de personalizar uma caixinha de Dia dos Pais com o Programa da Cricut

Isto é, usando arquivos, padrões de preenchimento (estampas) e imagens internos do Programa Design Space. Então segue comigo que está babado esse conteúdo.

Se você não está acompanhou o primeiro post dessa conteúdo, recomendo que você vá lá e aprenda a fazer o primeiro DIY dessa série com impressões e cortes perfeitos! Acesse clicando na imagem:

Primeiro Conteúdo

Agora, se você já acompanhou nossa postagem anterior, vamos em frente que tem muito a fazer com esse Print and Cut na Cricut.

Lista de Materiais para Fazer o Print And Cut – Caixinha  Dia dos Pais

Para fazer essa linda caixinha, você deverá imprimir as imagens e recortar. Portanto, precisará dos seguintes materiais:

  • Impressora.

Então, vamos ao tutorial de Print and Cut na Cricut?

Passo a Passo Para Fazer o Print And Cut da Caixinha de Dia Dos Pais – Design Space

Primeiramente, irei te dar uma dica super importante para qualquer trabalho no Design Space: observe o “Painel Camadas” no canto direito da sua área de trabalho. Ele será extremamente útil para você!

Em seguida, com a área de trabalho do Cricut Design Space aberta escolha o arquivo. Depois, localize o menu esquerdo e clique na opção “Projetos”.

Arquivo Design Space - Print and Cut na Cricut

Agora, digite no campo Busca, no canto direito superior, a palavra BOX que é caixa em inglês.

Outro dica importante é pesquisar sempre as palavras em inglês para encontrar uma gama maior de moldes, visto que, o programa é de fora do Brasil. Então, se tiver dificuldades use o Google Tradutor.

Incialmente, irei trabalhar com arquivos gratuitos para que você possa treinar por aí também.

Agora, observe ao lado do campo de Busca tem uma caixinha onde está escrito “Todas as Categorias”. Na Cricut Explore Air , que é a minha, ao clicar nessa opção aparecerá algumas alguns arquivos “Free for Cricut Explore Air”.

Arquivo Design Space -Print and Cut na Cricut

No entanto, se você tiver a Cricut Maker, você pode escolher qualquer opção que tenha a palavra “Free” e selecionar o arquivo de sua preferência.  Contudo,  isso se você quiser usar somente arquivos gratuitos.

Como voce pode ver na imagem abaixo, para escolher o arquivo é só clicar sobre ele.

Arquivo Design Space - Print and Cut na Cricut

Então, depois de selecionar o arquivo, escolha a opção “Personalizar”

Arquivo Design Space - Print and Cut na Cricut

Logo depois, o arquivo abrirá no Design Space conforme imagem abaixo:

Arquivo Design Space - Print and Cut na Cricut

Imediatamente, diminua o Zoom da tela no canto esquerdo inferior e separe os agrupamentos como demonstrado na imagem abaixo.

Arquivo Design Space - Print and Cut na Cricut

Lembre-se de salvar o Arquivo. Dê um nome de sua preferência. Salvei a minha como “Caixa Post Mimo Crafts”

Arquivo Design Space - Print and Cut na Cricut

Impressão e Corte da Base da Caixinha de Dia dos Pais

Na sequência, vamos fazer a impressão e o corte somente na base da caixa. Contudo, as demais partes cortaremos com papéis coloridos e diferentes para que você conheça outras opções de criação aliados ao Print And Cut.

Arquivo Design Space

Continuamente, selecione a base da caixa e clique na opção “Destaque” que fica no menu inferior esquerdo da tela.

Quando ele está ativo, significa que aquele objeto está anexado com um ou mais objetos, para que a posição deles fiquem corretos na hora de executar o trabalho.

Arquivo Design Space

Nesse arquivo, por exemplo, o vinco está anexado à área de corte da base da caixa para que a máquina entenda que é ali o local exato para realizar o corte.

Agora, vamos escolher uma estampa para a base. Para isso, clique fora e depois clique, novamente, no objeto que irá estampar, mas selecionando somente a área de corte.

Vá ao menu superior e na opção “Preencher” clique na setinha e escolha a opção “Imprimir”.

Arquivo Design Space

Quando você clica em “Imprimir”, observe a parte direita da sua tela na área de “Camadas”, pode ser que apareça um triângulo amarelo em relação ao objeto que você esteja trabalhando.

Arquivo Design Space

Esse aviso aparecerá se o objeto ou a área que você for imprimir ultrapassar as dimensões de 17,142 X 23,492cm que é a área máxima permitida de Print And Cut até a data desta postagem (jun20).

Arquivo Design Space

Para resolver isso você terá duas opções: Primeiro, separe as partes do arquivo para manter o tamanho. Em seguida, diminua o molde inteiro, proporcionalmente, e siga em frente. Aqui iremos optar pela segunda alternativa.

Então, para diminuir o molde da forma correta, selecione todo o arquivo e pelo canto, com o cadeado fechado, diminua todo o molde até que o triângulo desapareça. Ele sairá quando a parte estiver nas dimensões permitidas.

Arquivo Design Space

Caixinha de Dia Dos Pais – Design Space Mais Configurações

Na sequência, escolha a estampa para a base. Então, com o objeto selecionado, vamos novamente ao Menu Superior e dessa vez vamos clicar no quadradinho que está com a cor da forma nesse momento. Ele fica ao lado da opção “Imprimir”.

Agora, clique nele e mude para a opção “Padrão”. Pode levar alguns segundinhos para carregar, contudo, isso é normal.

Arquivo Design Space

Ao escolher a opção “Padrão” uma caixa com todas as estampas do Programa ou que você já tenha baixado aparecerão ali.

*Atenção! Neste painel, existem estampas gratuitas e pagas. Se estas forem escolhidas, um comando de compra aparecerá na sua tela ao mandar fazer o corte.

Vamos escolher esta que sinalizei na próxima imagem.

Arquivo Design Space

Agora vamos acrescentar outra parte colorida no objeto. Por isso, vá ao Menu esquerdo e clique na opção “Formas Básicas” e escolha um quadrado.

Arquivo Design Space

Ajuste seu tamanho até que fique do mesmo tamanho que um dos lados. Depois, abra o cadeado se necessário para fazer esse posicionamento certinho sobre os vincos.

Logo após, é importante fechar o cadeado novamente para evitar possíveis erros no dimensionamento posteriormente.

Dica: se quiser, você também pode passar esse quadrado para a opção “Desenhar”, temporariamente, só para ficar mais fácil visualizar os limites dos vincos e depois voltar para a opção Recortar.

Arquivo Design Space

Abaixo, veja como a opção “Desenhar” facilita o posicionamento:

Arquivo Design Space

Caso tenha seguido minha dica e tenha colocado a opção “Desenhar” nos quadrados, agora precisaremos voltar para a opção “Recortar” e escolher uma cor para eles.

Feito isso, clique novamente na opção “Imprimir” no menu superior escolha “Preencher” e depois clique no quadradinho cinza escuro ao lado. Selecione a cor de sua preferência. Eu escolhi a laranja clara.

Arquivo Design Space

Logo em seguida, clique fora do objeto para ocultar o painel. Agora vou acrescentar outro elemento na arte da caixa.

Incluindo Mais Imagens Para Fazer a Arte da Caixinha

Vá ao menu esquerdo e clique na opção “Imagens”. Digite o termo que quer pesquisar. Escolhi a palavra “Father” que é pai em inglês.

Arquivo Design Space

Clique no botão verde “Inserir Imagens”. Primeiramente, vamos posicioná-la em um dos quadrados que criamos e redimensioná-la.

Agora, para alinhar selecione a nova imagem, o quadrado e clique na opção “Alinhar” no menu superior.  Depois, escolha “Centralizar Horizontalmente”

Arquivo Design Space

Seguidamente, observe no canto direito na área de camadas e veja que todas as partes da imagem estão como recorte.

Então selecione essas imagens que já estão agrupadas e mude para “Imprimir” de novo no menu superior  e escolha a opção “Preencher”.

Dica: Você também pode clicar na camada que quiser dessa imagem e mudar sua cor individualmente. Não precisa desagrupar.

Agora, vamos duplicar a nossa imagem e posicioná-la no quadrado oposto.
Para isso, clique em “Duplicar” no canto direito superior da tela.

Arquivo Design Space

Logo depois, arraste a nova cópia para o outro quadrado e com ela selecionada vá à opção “Rotação” no menu superior e digite “180”.

Arquivo Design Space

Passo a Passo Para Fazer o Print And Cut da Caixinha de Dia Dos Pais – Design Space Configuração Final

A imagem vai girar 180 graus e depois é só “Centrar Horizontalmente” como fizemos alguns passos acima.

Arquivo Design Space

A seguir, observe no painel “Camadas” no canto direito e veja que tanto os quadrados, a imagem que escolhemos e a base da caixa estão com as configurações “Recortar | Imprimir”.

No entanto, não queremos isso! O que precisamos é imprimir e cortar somente em volta da base da caixa com lados de cores diferentes.

Para isso, selecione a base da caixa e todos os outros objetos que você quer imprimir como arte da caixa e clique no botão “Achatar” no canto direito inferior da sua área de trabalho.

Esse comando significa que você vai planificar os objetos selecionados, como se eles se fundissem, mas sem perderem suas formas originais. Contudo, muita atenção para não selecionar o vinco junto, ok? Se fizer isso ele também vai virar Print And Cut!

Arquivo Design Space

Em seguida, observe como o objeto ficou no Painel de “Camadas” no canto direito da tela. Ele virou um só objeto com o com a configuração “Recortar | Imprimir”.

Ou seja, ele já está configurado para cortar somente em volta da base da caixa como queremos com toda a arte.

Arquivo Design Space

Logo após, para visualizar o seu vinco, clique com o botão direito sobre ele e escolha “Enviar para Trás”.

Arquivo Design Space

Pronto! Os vincos estão de volta e para deixarmos o arquivo certinho vamos ao passo final.

Precisamos dizer para o DS que queremos o vinco naquela posição, por isso, iremos selecionar a imagem, o vinco e clicar no botão “Anexar” no canto direito inferior da tela.

Arquivo Design Space

Depois, para confirmar se está tudo certo, observe novamente a área de camadas e veja que no agrupamento “anexar” estão o vinco e os itens que foram “achatados”. Lembre-se de salvar seu arquivo.

Arquivo Design Space

Agora vamos mandar para o corte!

Passo a Passo Para Fazer a Caixinha de Dia Dos Pais – Corte do Projeto

Primeiramente, verifique na parte superior direita da tela se a máquina que você vai usar está ligada e devidamente conectada via cabo USB ou Bluetooth.

Essa última opção é minha preferida, pois elimina fios da bancada de trabalho, além disso o Bluetooth já vem integrado em sua Cricut!

Logo depois de fazer a verificação, clique no botão “Fazer” ao lado.

Montagem da Caixinha no Design Space e o Print And Cut

Na sequência, observe uma margem preta em volta do arquivo. Ela é como se fosse uma marca de registro e é por meio dela que a Cricut fará a leitura do local exato onde o corte deverá ser feito.

Contudo, essa margem varia de acordo com o tamanho da imagem a ser impressa.

Montagem da Caixinha no Design Space e o Print And Cut

Posteriormente, observe que na lateral esquerda da tela mostra as bases que serão trabalhadas e que a primeira se refere ao Print And Cut que estamos tratando aqui nesse post. Ele descreve o que será feito nessa base: “Imprimir, Ponteamento e Recortar”.

Imediatamente, clique no botão “Continuar” no menu inferior direito da sua tela e aguarde a conexão com a máquina.

Logo após o programa estabelecer a conexão com sua Cricut, clique no botão “Enviar para a Impressora”

Montagem da Caixinha no Design Space e o Print And Cut

Configuração de Impressão do Projeto

Depois de alguns segundos, abrirá uma nova janela chamada “Configuração de Impressão” e nela você tem algumas opções:

Montagem da Caixinha no Design Space e o Print And Cut

  1. Impressora que você escolherá  para realizar o trabalho.
  2. -Número de cópias: defina aqui a quantidade que precisará.
  3. – Acrescentar transbordamento: essa opção é extremamente útil, pois acrescenta automaticamente a sangria em seu arquivo. Neste exemplo vou deixar ativada. Teste sempre! Eu utilizo as duas formas,com e sem sangria, dependendo do trabalho que eu faça.
  4. – Usar caixa de diálogo do sistema: caso você queira que sua janela de impressão padrão do computador apareça quando mandar imprimir por ela.
    No entanto, ao escolher essa opção, depois de clicar em “Imprimir” sua caixa de diálogo de impressão poderá ser exibida atrás do Design Space. Então será necessário minimizar a tela do DS para encontrá-la.

Depois de tudo configurado, clique em imprimir e agora vamos escolher a configuração do material para o corte.

Configuração do Material Para Corte – Caixinha de Dia Dos Pais

Na Explore Air podemos usar o Painel Inteligente onde escolheremos a opção “Light Cardstock” para cortar o papel. O que usaremos é o Papel Fotográfico a Prova de Água Mimo – 240g.

Cricut Explore Air - Print and Cut na Cricut

Se estiver na Maker, veja se a configuração “Light Cardstock” já está entre as configurações mais Populares OU clique em “Navegar por todos os materiais” e pesquise digitando o nome da configuração no campo de busca.

Print And Cut

Com o material configurado, é hora de colocar o papel na Base de Corte, carregar a ferramenta de acordo com a orientação na tela e carregar a base na Cricut pressionando o botão que está piscando.

Cricut Explore Air

 

Pressione o botão de “C” que agora está piscando para iniciar o trabalho.

Cricut Explore Air - Print and Cut na Cricut

A Cricut fará a leitura da margem ao redor do arquivo (digitalizando) e em seguida iniciará o corte. Você pode acompanhar todo o processo na tela também.

Design Space

Quando finalizar o trabalho, descarregue a base de corte.

Cortando o Material - Print and Cut na Cricut

Pronto! Seu Print and Cut na Cricut está feito e perfeito! Na tela, clique em “Concluir” e depois em “Consegui”.

Montagem da Caixinha e Base de Corte - Print and Cut na Cricut

Adaptações no Projeto da Caixinha de Dia dos Pais

Desenvolvendo o Print and Cut na Cricut, resolvi fazer umas modificações e isso pode acontecer com você também em seu processo criativo.

Pensei inicialmente em cortar as outras peças em papéis coloridos, mas resolvi imprimir também a tampa. Além disso vou incluir um bigode do papai para ser recortado e colocar no lugar do laço.

A primeira coisa que faremos é esconder as peças que não quero cortar nesse Projeto. Selecione as partes que quer esconder e clique sobre o olho relacionado a ela.

Design Space

Agora vou nas imagens procurar um arquivo de um bigode. Portanto, farei o mesmo procedimento que já vimos neste post.

Design Space

Além disso, também usarei o mesmo procedimento para colorir a tampa para impressão.

Após encontrar a imagem do bigode, o redimensionei sobre a tampa da caixa. Selecionei o objeto, mudei para “Imprimir” e escolhi a mesma cor dos dois quadrados que fizemos no início.

Design Space

Imprimi, recortei e depois no papel Color Pop recortei também o bigode para colocar sobre a tampa. A configuração de corte também foi “Light Cardstock”.

Depois  de tudo já vincado e devidamente colado,  por fim aqui está nossa caixinha feita com Print and Cut na Cricut

Caixinha Dia dos Pais Finalizada

Agora é sua vez de praticar! Aproveite este conteúdo e faça suas criações!

Grande abraço e até mais!

Cupom de Desconto é na Mimo

Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 , ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!
Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

@Larissa Minassa

Mimo Crafts | Muito Além do Papel!

Comente o post aqui

Comentários