Cricut Explore Air 2: 5 Coisas Que Você Precisa Saber

Mimo Crafts

Publicado em setembro 3, 2019

60

Oieee! Nesse post, vamos te mostrar 5 coisas que você precisa saber sobre a Cricut Explore Air 2. Ou seja, essas informações vão te ajudar, caso esteja pensando em comprar a sua primeira Máquina de Recorte para trabalhar com personalizados.

 

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2

 

Mas, se ainda tem dúvidas sobre as ferramentas, materiais e funcionalidades que essa máquina dispõe, continue aqui que esse é o lugar certo para você. Segue comigo!

Você já leu o post em que explico O que São Plotters de Corte? Se não leu, corre lá que vai ajudar bastante a entender melhor os itens destacados.

De início, quando pensamos em comprar um produto  temos algumas dúvidas . No geral, surgem questionamentos do tipo: realmente vale a pena? será ideal para mim? terei retorno desse investimento?

Pensando em esclarecer essas dúvidas,  nesse tópico apresentarei informações bem específicas sobre essa plotter de corte.

De modo que você tenham certeza que a Cricut Explore é o equipamento perfeito para dar vida ao seus sonhos.

Para isso, abaixo iremos te mostrar 5 coisas sobre a Cricut Explore Air 2 que a faz ser uma excelente escolha para você executar os seus projetos. Vamos lá?

Como a  Cricut Explore Air 2 funciona?

 

5 Coisas Sobre Máquinas de Recorte - Cricut Explore Air 2 - Máquina de Recorte

Acredito que você quer criar seus projetos com facilidade, sem precisar conhecer toda a engenharia da sua plotter, como ajustar a pressão, velocidade, profundidade. Tarefas essas que, no fim, torna-se cansativas e frustrantes.

Por isso, a  engenharia da Cricut a projetou focando na ergonomia para seus usuários. 

Em primeiro lugar, a máquina é totalmente feita para garantir o máximo de comodidade e conforto durante seu uso. Nesse sentido, ela atende a todos os requisitos de precisão e simplicidade, de modo que você possa se concentrar apenas no resultado final do trabalho.

Sendo assim, todas facilidades garantidas pelos seus desenvolvedores estão em  alguns detalhes característicos da Cricut Explore Air 2 que você deve querer saber.

Inicialmente, ela possui a tecnologia Smart Set Dial. Isto é, um dos botões na parte superior direita permite que você escolha, antes de iniciar o corte, entre opções de materiais com funções já pré-programadas. 

Além disso, outras opções que o botão Smart disponibiliza é a de configuração à sua maneira, basta escolher a opção customizar. Em seguida, seguir as instruções de cada material ao personalizar e programar no software.  

Algumas características físicas e de aplicações que são interessantes serem mencionadas são: 

  • O Slot de armazenamento: torna possível guardar as ferramentas que utiliza dentro da própria Cricut Explore Air 2. Sendo ideal para quando você utiliza muitos acessórios;
  • Cortes projetados: para materiais de até 30 cm x 60 cm. As dimensões da máquina são de aproximadamente 60 cm de largura por 24 cm de altura;
  • São cerca de 100 materiais: você pode cortar materiais como: EVA, papel e alguns tipos de tecidos.

Quais ferramentas a Cricur Explore Air 2 utiliza?

 

5 Coisas Sobre Máquinas de Recorte - Cricut Explore Air 2 - Lâminas Cricut

As lâminas são responsáveis por fazer toda a magia acontecer.  Por isso, graças a elas, você pode criar tudo que imaginar com muita perfeição.

Entretanto, um detalhe muito importante que você deve saber sobre essa ferramenta, é que cada uma foi adaptada para cortar diferentes tipos de materiais. Sendo assim, elas aplicam diferentes força e pressão.

Abaixo, vou te apresentar uma visão geral sobre todos os equipamentos disponíveis para a nossa máquina Plotter.

Lâminas de Corte Cricut

 

  • Lâmina de ponta fina: é feita de material extremamente resistente, durável e de alta qualidade. Ela foi projetada para cortar materiais de peso médio, desse modo, ela é ideal para fazer detalhes finos e entrelaçados;
  • Lâmina de corte profundo: ela é ideal para você que precisa cortar materiais mais grossos. Ela possui ângulo acentuado de 60° graus – superior em comparação aos 45° disponíveis na lâmina de ponta fina –  isso garante cortes em materiais espessos, de até 1,7mm de espessura;
  • Lâmina para tecido: foi projetada especialmente para uso em recortes de tecidos. Contudo, não é recomendado o uso em outros tipos de materiais. Sendo assim, para utilizá-la o material deve estar colado na base de corte, garantindo assim um resultado mais eficiente;
  • Lâmina Premium: ela tem o mesmo nível de corte da lâmina de ponta fina, no entanto, ela dura até 3x mais. Além disso, essa lâmina também foi projetada para cortar materiais de peso médio. Sendo, portanto ideal para fazer detalhes finos e entrelaçados.

Outras ferramentas que a Cricut dispõe para usar junto à suas lâminas garantem um diferencial incrível ao seu resultado final como as Canetas Cricut, os Marcadores, entre outros.

Com eles, você pode escrever e fazer pontuação. Sendo possível criar dobras nos materiais. Essas ferramentas são perfeitas para fazerem caixas e cartões e deixarão os seus projetos muito mais bonitos e personalizados.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Lâminas Cricut

Há também a opção de imprimir e cortar. Porém, essa opção não é executada por uma ferramenta, mas sim um recurso do Software Design Space, que te permite imprimir um desenho e depois recortá-lo.

Esse recurso é maravilhoso, principalmente na hora de criar adesivos personalizados.

O que a Cricut Explore Air 2 Corta?

 

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Corta mais de 100 materiais

Se você mexe com artesanato, decoração DIY, ou até mesmo tem vontade de começar, provavelmente, o material que você deseja utilizar estará entre um dos 100 que a Explorer trabalha.

A Cricut disponibiliza a lista completa que mostra quais materiais a Explore corta. Dessa forma, você terá informações que vão de pressão de corte a tipo de lâmina ideal. É importante dar uma conferida na hora de configurar antes de iniciar seu projeto.

Outra dica importante é sempre testar antes de enviar o seu projeto para corte. Uma vez que, as configurações variam de acordo com o estado da lâmina e da base de corte.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Lâminas e Bases

 

Bases de Corte Cricut

Tendo escolhido o material, o que mais é preciso saber? Bem, uma outra informação importante que você precisa estar atento é sobre a Base de Corte que vem junto com a máquina de corte.

Assim como as lâminas, cada base de corte possui uma aplicação ideal dependendo do tipo de material. Veja abaixo as 4 opções disponíveis de bases de corte:

  • Base de Corte de Leve Fixação (cor Azul) foi projetada para cortar materiais leves e mais finos como papel normal, cartolina fina, alguns tipos mais finos de vinil, entre outros;
  • Base de Corte de Fixação Padrão (cor verde) é a mais comum e acessível, projetada para trabalhar com materiais de peso médio. Normalmente é o que acompanha a sua plotter. Corta papel de espessuras mais grossas sendo eles: papéis, cartolina, papel de fita adesiva, vinil mais espessos, etc;
  • Base de Corte de Fixação Forte (cor roxa) é utilizada como base de materiais  mais espessos e pesados. Para melhor resultado, é necessária uma fita adesiva para fixar o material no tapete. Ela é ideal para produtos como: cartolina grossa, couro, alguns tipos de madeira mais finas (Tília) e folha de acetato;
  • Base de Corte para Tecidos (cor rosa) foi especialmente criada para utilizar em recorte de tecidos, usada especialmente na plotter Cricut Maker. Ela é a base mais recomendada para utilizar ao trabalhar com feltro; 

Essas informações são essenciais para que você não tenha dor de cabeça antes mesmo de iniciar seu projeto. 

Portanto, é de suma importância estar atento ao material que será utilizado e qual base será a melhor opção, para que você garanta um excelente resultado final.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Bases de Corte

O que eu posso fazer com a minha Cricut Explore Air 2?

 

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Convites Personalizados

Se você está se perguntando: “O que eu consigo criar? Com quais projetos eu posso começar?” Concordamos que realmente são questões que de fato devem ser levadas em consideração.

Nesse contexto, tendo em vista a eficiência que essa máquina possui muitas ideias surgem, mas mesmo assim você não tem certeza se é realmente o que quer, ou não sabe o que fazer. 

Normalmente, mesmo programando projetos e tendo várias ideias, sofremos com bloqueios criativos. Por outro lado, se você é um designer ou ilustrador e está há bastante tempo no mercado de produções, fica mais fácil.

Uma vez que, você já têm suas características próprias de criação e as pessoas te procuram por reconhecerem seu trabalho. Mas, quando está iniciando, surgem muitas dúvidas e inseguranças.

Vale lembrar que é importante ter certeza do que quer fazer antes de começar. Você precisa preparar o material, escolher quais ferramentas utilizar e o produto que você criar será a sua impressão digital. Com certeza você vai querer deixar sua marca no mercado de artesanato.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Arquivos prontos para corte

Cricut Access

Para isso, você tem uma ótima opção dentro do software Design Space: a plataforma Cricut Access . 

A plataforma é uma ferramenta que fornece acesso à fontes, imagens e aos mais variados tipos de projetos. Ela é maravilhosa para quem ainda não tem experiência em criar ou não encontra inspirações externas. 

A princípio, quando você realiza a inscrição no Cricut Access, você imediatamente tem acesso à biblioteca de Cricut de mais de 90.000 imagens digitais, fontes e projetos disponíveis.

Com o Cricut Access, você terá uma noção bem realista de como ficará seu projeto final.

Pois, com ele é possível tirar as dúvidas e preocupações mais recorrentes, como: “Será que o design está/é adequado? Essas ou aquelas cores combinam?”

Além de acompanhar todo o seu projeto, você ainda poderá prever como ele estará antes dele ficar pronto. É show!

Vale lembrar que a  inscrição na Cricut Access é paga, mas toda semana o Design Space oferece opções gratuitas de cortes para os clientes.

Ideias Para Fazer na Cricut

Por aqui, temos mais outra opção que é acompanhar os vídeos de tutoriais da Cricut no nosso Canal Mimo Crafts no YouTube. Por lá, como mostra a playlist abaixo, você pode acompanhar ideias de criação e formas de explorar totalmente sua plotter, com os mais variados tipos de materiais.

 

 

Eventualmente, você verá diversos manuais criativos de produções. Basta pesquisar para ter uma noção do quão ampla são as opções de criação que sua máquina tem.

Sendo assim, separamos algumas aplicações bem legais de projetos que você pode realizar com a sua Cricut. Tudo com auxílio dos recursos disponíveis no Cricut Access:

  • Cartões: essa é uma ideia excelente de baixo custo para começar a produzir;
  • Itens decorativos para festas e eventos: imagina só um festa linda com todo conteúdo produzido na sua plotter caseira;
  • Decoração para casa: criação de acessórios e estampas;
  • Você pode criar design de moda: em camisetas ou qualquer tipo de roupa;
  • Quadros e calendário personalizados de parede: quem não gosta de belos quadros decorados? Eles harmonizam a casa e são uma ótima opção também.
  • Itens infantis: lacinhos para bebês, bonecas de feltro, imagens de animais que os pequenos adoram, e muito mais!
  • Adesivos personalizados: ótimas opções para colar em acessórios pessoais, decorar a parede do quarto e vários outros locais.

Então,  caso tenha se interessado nesse tópico, acesse também ao nosso post sobre Como Ganhar Dinheiro com Lembrancinhas Personalizadas e se inspire.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Ideias para fazer na Cricut

O que você precisa saber sobre o software Design Space

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Software Design Space

Cricut Design Space é uma excelente ferramenta e é bem acessível para quem está iniciando. Desse modo, se você não tem experiência com nenhum outro programa de Design, como o Photoshop, você verá que embora pareça difícil, seu uso é simples.

O Software está disponível para a Cricut Maker e Cricut Explore Air 2. Além disso, é compatível com smartphones e computadores de sistemas operacionais IOS, Android, Windows e Mac. 

O Design Space permite também fazer upload das imagens gratuitamente e convertê-las. No entanto, elas são compatíveis somente com imagens básicas dos tipos de arquivos em formatos: jpg, .bmp, .png e .gif. Pois neles é possível fazer a edição das imagens durante o processo de upload. 

Em contrapartida, as imagens vetoriais (.svg e .dxf) disponíveis para upload, não possuem essa característica, elas são carregadas e salva conforme foram projetadas.

Outro ponto importante é que a versão beta do Design Space offline para PC já está disponível para ser baixada. Em Breve vai ter um conteúdo incrível com todos os detalhes do programa. Siga nos acompanhando!

Sabemos o quanto é importante trazer informações que esclarecem todas as dúvidas para que você se sinta confortável antes de dar esse passo rumo a um sonho.

Portanto, agora basta analisar tudo que trouxemos e utilizar da forma que mais lhe agradar.

Espero que tenha curtido todas essas dicas!

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 , ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping. É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!
Cupom de Desconto Blog

Um beijo e até a próxima!

Mimo Crafts: Muito Além do Papel!

Comente o post aqui

Comentários

    • Ei, Fernanda! Tudo bem? Ficamos super felizes em saber que você gostou deste projeto! 💜💜 Conte sempre com a Mimo para ir muito além do papel. ❤️🧡💛💚💙💜🤍

  • O projeto é lindo mas estou com uma duvida! Quando é utilizado o adesivo de vinil, e depois colocado no adesivo de transferência, é necessário que seja um adesivo de vinil especifico ou pode ser um comum? porque na lista de compras temos adesivo de vinil removível e normal.

    • Ei, Luana! Tudo bem? Você pode fazer com os dois tipos de adesivo vinil. O vinil adesivo é muito resistente à água, porém ele deve ser lavado com delicadeza, tome cuidado e use apenas a parte macia da bucha de lavar louças, ou seja, não use aquela parte áspera. Conte sempre com a gente. 🥰😍

    • Fiquei com uma dúvida, a maker consegue cortar tecido de algodão, tipo tricoline, preparado com termocolante? E qual a capacidade de detalhes desse corte?

      • Ei, Flávia! Tudo bem? A Cricut Maker consegue cortar poliester, feltro, algodão, tecidos mistos, seda, jeans (fino), tecido impermebilizado e muito mais, sem tratamento prévio. Tudo isso graças a Lâmina Rotativa, que acompanha esta plotter de fábrica. 😁

        Veja o corte dela em tecido neste vídeo no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rRS1smuHTOk&t=19s ❤️

  • Pode colocar o vinil direto no vidro da vela? Tem problema de esquentar o vidro e estragar o vinil?
    Ficaram lindas!

    • Ei, Loraine! Tudo bem? Pode sim! O Adesivo Vinil Mimo também suporta até 40 lavagens em lava-louças, baseado em testes feitos em louça lisa em lava louça com água em temperatura de até 50º C. Outro destaque é que ele foi desenvolvido com cola de excelente qualidade, ou seja, isso garante excelente aderência para sua película adesiva. A Gaby Mallab do Time dos Sonhos Mimo Crafts, personalizou velas nesse vídeo do nosso canal do Youtube: https://youtu.be/8NFbEasnqs8?si=9mgOM9BA9O_hgY1Z 💖

  • Boa noite, muito bom os conteúdos. Tem ajudado e facilitado muito. Não possuo iOS, sabe se o snsp mat será disponibilizado para Android?