Cricut Explore Air 2: 5 Coisas Que Você Precisa Saber

Bia Moraes

Publicado em setembro 3, 2019

5

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2

Vou contar 5 Coisas Cricut Explore Air 2, para você que está pensando em adquirir a sua primeira Máquina de Recorte, para trabalhar com personalizados.

Mas se ainda tem dúvidas sobre as ferramentas, materiais e funcionalidades que essa máquina dispõe. Continue por aqui, que esse é o lugar certo para vocês esclarecerem todas essas dúvidas e muito mais. Basta me acompanhar.

Vocês já leram o post em que eu explico O que São Máquinas de Recorte? Se não leram, corre lá que vai ajudar bastante a entender melhor os itens destacados.

Primeiramente, antes de comprar um produto algumas dúvidas surgem. No geral, surgem questionamentos: se realmente vale a pena, se aquilo é ou não ideal para vocês. 

É por isso,  que criamos esse tópico com informações bem específicas para que não deixe passar nenhum ponto importante sobre as máquinas de recorte.  De modo que, tenham absoluta certeza que a Máquina de recorte Cricut Explore Air 2 é o equipamento perfeito para dar vida ao seus sonhos.

Nós da Mimo Crafts trouxemos 5 coisas  sobre a Cricut Explore Air 2, que vocês pre  . Por quê? Bem… acimada de tudo, ela é simplesmente maravilhosa, e  eu tenho certeza que vocês concordarão comigo ao final desse post.

Como a  Cricut Explore Air 2 funciona?

 

5 Coisas Sobre Máquinas de Recorte - Cricut Explore Air 2 - Máquina de Recorte

Antes de mais nada, você quer criar seus projetos com facilidade, sem precisar conhecer toda a engenharia da sua Plotter. Como ajustar a pressão, velocidade, profundidade… o que, no fim, torna-se cansativo e frustrante. Portanto, foi pensando nisso que toda equipe técnica de engenharia da Cricut à projetou, focando na ergonomia para seus usuários. 

Em primeiro lugar, a máquina é totalmente feita para garantir o máximo de comodidade e conforto durante seu uso. Por isso, ela atende a todos os requisitos de precisão e simplicidade, de modo que você possa se concentrar apenas no resultado final do trabalho.

Sendo assim, todas facilidades garantidas pelos seus desenvolvedores estão em  alguns detalhes característicos da Cricut Explore Air 2 que você deve querer saber.

Em primeiro lugar, ela possui a tecnologia Smart Set Dial. Ou seja, um dos botões na parte superior direita permite que você escolha entre opções de materiais com funções já pré-programadas, isso tudo antes de iniciar o recorte.

Além disso, outras opções que o botão Smart disponibiliza é a de configuração à sua maneira, basta escolher entre os botões disponíveis a opção “customizar”. Posteriormente, basta seguir as instruções de cada material ao personalizar e programar no software.  

Algumas características físicas e de aplicações que são interessantes ser mencionadas são: 

  • O Slot de armazenamento: que torna possível guardar ferramentas que utiliza dentro da própria Cricut Explore Air 2, é ideal para quando você utiliza muitos acessórios;
  • Cortes projetados para materiais de até 30 cm x 60 cm. As dimensões da máquina são de aproximadamente 60 cm de largura por 24 cm de altura;
  • São cerca de 100 materiais que você pode cortar com a Cricut Explore Air 2, como EVA, Papel e Tecidos;

Quais ferramentas a Cricur Explore Air 2 utiliza?

 

5 Coisas Sobre Máquinas de Recorte - Cricut Explore Air 2 - Lâminas Cricut

As lâminas são responsáveis por fazer toda a magia acontecer.  Portanto, graças a elas que você pode criar tudo que imaginar com muita perfeição.

Entretanto, o que você deve saber sobre essas ferramentas é que cada uma foi adaptada para cortar diferentes tipos de materiais. Sendo assim, elas aplicam diferentes força e pressão.

Por isso, eu vou te dar uma visão geral sobre todos os equipamentos disponíveis para a nossa máquina Plotter.

Lâminas de Corte Cricut
  • Lâmina de ponta fina: é feita de material extremamente resistente, durável e de alta qualidade. Foi projetada para cortar materiais de peso médio. De modo que, ela é ideal para fazer detalhes finos e entrelaçados
  • Lâmina de ponta profunda: ela é ideal para você que precisa cortar materiais mais grossos. De modo que, possui ângulo acentuado de 60° graus – superior em comparação aos 45° disponíveis na lâmina de ponta fina –  isso garante cortes em materiais espessos, de até 1,7mm de espessura.
  • Lâmina para tecido: foi projetada especialmente para uso em recortes de tecidos. Contudo, não é recomendado o uso em outros tipos de materiais. Sendo assim, para utilizá-la, o material deve estar colado na base de corte, garantindo assim um resultado mais eficiente. 
  • Lâmina Premium: ela tem o mesmo nível de corte da lâmina de ponta fina, no entanto ela dura até 3x mais. Ela também foi projetada para cortar materiais de peso médio. De modo que, ela é ideal para fazer detalhes finos e entrelaçados

Além disso, outras ferramentas que a Cricut dispõe para usar junto à suas lâminas garantem um diferencial incrível ao seu resultado final são as canetas , marcadores e etc.

Com eles, você pode escrever e fazer pontuação. De modo que, com ela você pode cria dobras nos materiais. É perfeita para fazer caixas e cartões e deixam seu projeto muito mais bonito e personalizado.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Lâminas Cricut

Há também a opção de imprimir e cortar. Porém, essa opção não é executada por uma ferramenta, mas sim um recurso do Software Design Space, que te permite imprimir um desenho e depois recortá-lo. Este recurso é maravilhoso, principalmente na hora de criar adesivos personalizados.

O que a Cricut Explore Air 2 Corta?

 

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Corta mais de 100 materiais

Se você mexe com artesanato, decoração DIY, ou até mesmo tem vontade de começar, provavelmente o material que você deseja utilizar estará entre um dos 100 que a Explorer trabalha.

Para saber quais materiais ela corta, basta clicar aqui.  Assim, você terá acesso a uma lista completa de todos eles. Dessa forma, você terá informações que vão de pressão de corte a tipo de lâmina ideal. É importante dar uma conferida na hora de configurar antes de iniciar seu projeto.

Outra dica importante é sempre testar antes de enviar o seu projeto para corte. Uma vez que, as configurações variam de acordo com o estado da lâmina e da base de corte.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Lâminas e Bases

Tendo escolhido seu material, o que mais é preciso saber? Bem, uma outra informação importante que você precisa estar atento é sobre a base/tapete que vem junto com a máquina de corte. Desse modo, como as lâminas, cada base de corte possui aplicação ideal para diferentes tipos de materiais. E a Cricut tem 4 opções disponíveis:

Bases de Corte Cricut
  • Base de Corte Light Grip da cor azul  foi projetada para cortar materiais leves e mais finos. tais como: papel normal; cartolina fina; alguns tipos mais finos de vinil, entre outros;
  • Base de Corte Standard Grip da cor verde é o mais comum e acessível, projetado para trabalhar com materiais de peso médio. Normalmente é o que acompanha a sua Plotter. Corta papel de espessuras mais grossas sendo eles: papéis, cartolina, papel de fita adesiva, vinil mais espessos, etc.;
  • Base de Corte Strong Grip da cor roxa é utilizada como base de materiais  mais espessos e pesados. Para que tenha melhor resultado uma fita adesiva é necessária para fixar o material no tapete. É ideal para produtos como: cartolina grossa, couro, alguns tipos de madeira mais finas (Tília), folha de acetato;
  • Base de Corte Fabric Grip da cor rosa foi especialmente criada para utilizar em recorte de tecidos, usada especialmente na Plotter Cricut Maker. Ela é a base mais recomendada utilizar ao trabalhar com feltro; 

Essas informações são essenciais para que você não tenha dor de cabeça antes mesmo de iniciar seu projeto.  E mais, é importante estar atento ao material que será utilizado e qual base será a melhor opção que garanta  um excelente resultado final.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Bases de Corte

O que eu posso fazer com a minha Cricut Explore Air 2?

 

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Convites Personalizados

Se você está se perguntando: “O que eu consigo criar? Com quais projetos eu posso começar?” Concordamos que realmente, são questões que de fato devem ser levadas em consideração. Tendo em vista a eficiência que essa máquina possui muitas ideias surgem, mas mesmo assim você não tem certeza se é realmente o que quer, ou não sabe o que fazer. 

Normalmente, mesmo nos programando com ideias, sofremos com bloqueios criativos. Por um lado, se você é um designer ou ilustrador, e está a bastante tempo no mercado de produções, fica mais fácil. Uma vez que, você já têm suas características próprias de criação e as pessoas te procuram por reconhecerem seu trabalho. Mas, quando está iniciando, surgem muitas dúvidas e inseguranças.

Vale lembrar que é importante ter certeza do que quer fazer antes de começar. Você precisa preparar o material, escolher quais ferramentas utilizar e o produto que você criar será a sua impressão digital. Com certeza você vai querer deixar sua marca no mercado de artesanato.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Arquivos prontos para corte

Cricut Access

Para isso, você tem uma ótima opção dentro do software Design Space a plataforma Cricut Access – que é uma ferramenta que você tem acesso à fontes, imagens e aos mais variados tipos de projetos. Ela é maravilhosa para quem não tem experiência em criar, ou não encontra inspirações externas. 

A princípio, quando você realiza a inscrição no Cricut Access, você imediatamente tem acesso à biblioteca de Cricut de mais de 90.000 imagens digitais, fontes e projetos disponíveis.

Com o Cricut Access, acima de tudo, você terá uma noção bem realista de como ficará seu projeto final. Com ele, é possível tirar as dúvidas e preocupações mais recorrentes.  Como, por exemplo: “Será que o design está/é adequado? Essa ou aquelas cores combinam?” Além de acompanhar todo o seu projeto,  você poderá prever como ele estará antes dele ficar pronto. É show!

Obs: vale lembrar que, a  inscrição na Cricut Access é paga, porém toda semana o Design Space oferece opções gratuitas de cortes para os clientes.

Ideias Para Fazer na Cricut

Por aqui, no entanto, temos outra opção é acompanhar a Cricut no YouTube. Por lá, você pode acompanhar ideias de criação e formas de explorar totalmente sua Plotter, com os mais variados tipos de materiais.

Eventualmente, você verá diversos manuais criativos de produções. Basta pesquisar para você poder ter uma noção do quão ampla são as opções de criação que sua máquina é capaz de fazer. 

Sendo assim, separamos algumas aplicações bem legais de projetos que você pode realizar com a sua Cricut. Tudo com auxílio dos recursos disponíveis no Cricut Access e no Youtube da Cricut:

  • Cartões: essa é uma ideia excelente de baixo custo para começar a produzir;
  • Itens decorativos para festas e eventos: imagina só um festa linda com todo conteúdo produzido na sua Plotter caseira;
  • Decoração para casa: seja na criação de acessórios e estampas;
  • Você pode criar design de moda em camisetas ou qualquer tipo de roupa;
  • Quadros e calendário personalizados de parede: me diz quem não gosta de belos quadros decorados, eles harmonizam a casa;
  • Itens infantis: lacinhos para bebês, bonecas de feltro, imagens de animais que os pequenos adoram, a lista só cresce;
  • Adesivos personalizados: ótimas opções para colar em acessórios pessoais, decorar a parede do quarto e vários outros locais;

Então,  caso tenha se interessado nesse tópico, acesse também ao nosso post sobre Como Ganhar Dinheiro com Lembrancinhas Personalizadas e se inspire.

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Ideias para fazer na Cricut

O que você precisa saber sobre o software Design Space 

5 Coisas Sobre a Cricut Explore Air 2 - Software Design Space

Cricut Design Space é uma excelente ferramenta e é bem acessível para quem está iniciando. De modo que, se você não tem experiência com nenhum outro programa de Design como o Photoshop, você verá que embora pareça difícil, seu uso é bastante simples.

 O Software está disponível para as Cricuts Maker e Explore. Além disso, é compatível com smartphones e computadores de sistemas operacionais IOS, Android, Windows e Mac. 

O Design Space te permite fazer upload das imagens gratuitamente e convertê-las. Entretanto, são compatíveis somente imagens básicas com tipos de arquivos em formatos .jpg, .bmp, .png e .gif , em que é possível fazer a edição das imagens durante o processo de upload. 

Em contrapartida, as imagens vetoriais (.svg e .dxf) disponíveis para upload, não possuem essa característica, elas são carregadas e salva conforme foram projetadas.

Outro ponto importante é que a versão beta do Design Space offline para PC já está disponível para ser baixada.

PS.: Em Breve vai ter um conteúdo incrível com todos os detalhes deste programa. Sega nos acompanhando

Enfim, sabemos o quanto é importante trazer informações que esclarecem todas as dúvidas para que vocês se sintam confortáveis antes de darem esse passo rumo a um sonho.

Basta analisar tudo que trouxemos e utilizar da forma que mais te agradar. Logo, nós da Mimo, assim como a Cricut, queremos o melhor para vocês. O melhor em conforto e qualidade na hora de começar algo tão lindo e inovador em suas vidas. 

Espero que esse artigo tenha sido importante para vocês.

Obrigada por me acompanhar até aqui. Fiquem à vontade para comentar. Nos conte suas opiniões e sugestões, deixem suas dúvidas e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de mais informações. 

 Bye

 

Comente o post aqui