Tudo Sobre Sublimação Infusible Ink Cricut

Pri Sathler

Publicado em janeiro 21, 2021

66

Oi, oi!! O assunto de agora é simplesmente tudo sobre sublimação Infusible Ink Cricut. Ou seja, a ideia é que este post seja seu guia definitivo sobre como usar a nova linha sublimática da Cricut para personalizar muita coisa legal!

Pois, esta técnica tem ganhado cada vez mais espaço no mercado e as pessoas têm se encantado com o que pode ser feito com ela. E, depois,  a sublimação sempre foi muito comum para se produzir brindes e produtos em maior escala.

Antigamente, ela costumava ser feita apenas por empresas de brindes e comunicação. Mas, a Cricut criou uma maneira que permite que uma produção profissional assim seja feita na nossa casa ou ateliê agora mesmo.

 

Tudo Sobre Sublimação Infusible Ink Cricut

 

Portanto, você vai ver que trabalhar com essa técnica é relativamente fácil. Além disso, se compararmos com outras técnicas dentro do nicho da estamparia, a sublimação sai mais em conta.

Então, o objetivo desse guia é tirar todas as dúvidas que você tem sobre esse tema. Sendo assim, você vai ver:

  1. A diferença entre sublimação e as outras técnicas de estamparia;
  2. Como funciona a sublimação;
  3. Quais os materiais da Cricut que a Mimo vende para te ajudar a fazer peças lindas;
  4. Como fazer sublimação com a linha Infusible Ink Cricut.

O que é Sublimação?

Para entender tudo sobre sublimação Infusible Ink Cricut, primeiro, entenda a definição deste procedimento. Sublimação é uma técnica para estampar superfícies com tinta sublimática por meio de calor.

Um dos materiais mais comuns para sublimar é o tecido. A diferença entre essa técnica de estampar e outras como o transfer termocolante para tecidos, ou até mesmo a pintura com estêncil, é que ela não desbota, não solta, não trinca nem enruga.

Isso porque, nas outas técnicas que citei acima, algum material é sobreposto ao material base. Isto é, o resultado é uma sobreposição de duas camadas que são grudadas uma na outra.

Contudo, na sublimação, a tinta usada se funde ao material base, ou seja, ambos se tornam um só.

 

Na sublimação Infusible Ink, a tinta usada para sublimação se funde ao material base

 

Mas, é claro que cada técnica têm suas características apropriadas para determinados tipos de trabalho. Então, definitivamente, uma não substitui a outra.

Sendo assim, o mais importante é: conhecer cada uma delas; entender como funcionam; e saber quais são os trabalhos possíveis e mais indicados para se fazer com elas. Estes pontos vão te levar a fazer a escolha certa.

O que Precisa para Fazer Sublimação

De modo geral, para fazer este técnica, você precisa de uma arte feita com tinta sublimática e de um material base (a peça que vai receber a arte) e da prensa térmica Easy Press 2.

Então, essa arte é sobreposta ao material e a prensa aplica o calor e a pressão necessários para que a arte seja fundida à peça. Dessa forma, esse calor e pressão vão transformar a tinta impressa (estado sólido) em gás.

Ou seja, é como se ela evaporasse do papel e entrasse na peça. E ali, no material base, ela vai se fixar. Por isso, esse é um processo simples, fácil e rápido de fazer. Você só precisa estar atento a alguns pontos importantes.

A tinta que deve ser usada para a técnica da sublimação não é qualquer uma. É uma tinta sublimática, ou seja, que é própria para isso.

Afinal de contas, essa tinta precisa ser ativada pelo calor e pressão na hora da aplicação para ser fundida ao material base. Pensando nisso, a Cricut pegou essa tecnologia e desenvolveu uma maneira segura e fácil de fazermos isso de maneira doméstica.

Portanto, a linha Infusible Ink foi desenvolvida exclusivamente para isso. Então, nessa coleção de produtos Cricut, você encontra canetas e transfers sublimáticos com estampas lindas para sublimar de forma fácil.

Isto é, toda essa linha foi feita pra ser usada com as plotters de recorte da Cricut. Ou seja, as folhas de transfer sublimáticos podem ser cortadas e as canetas sublimáticas são usadas para desenhar com a própria máquina.

 

Caneta Sublimática Infusible Ink Desenhando na Cricut Maker

 

Dentro do programa Design Space, há uma biblioteca de desenhos e projetos variados. São mais de cem mil arquivos lindos para você desenhar ou cortar. Mas, também é possível desenvolver seus próprios desenhos, por exemplo.

 

Você pode fazer seus próprios desenhos sublimáticos

Linha Infusible Ink Cricut

As embalagens das canetas Infusible Ink vêm numa variação de até 30 cores e com ponta de 1 mm. Portanto, com essa variedade de cores, você pode incrementar seus desenhos usando várias delas.

 

Canetas Sublimáticas Infusible Ink Multicores - Cricut - Ponta Média - 30 Unids

 

E mesmo elas sendo perfeitas para serem usadas com as máquinas Cricut Explore Air 2 e Maker, você também pode desenhar à mão. Pode fazer um desenho todo a mão livre, por exemplo, ou apenas acrescentar detalhes aos desenhos feitos pela máquina.

Eu, particularmente, amo isso! Acrescentar linhas, pontinhos, tracinhos e outros detalhes sempre deixa o desenho mais interessante. Ou seja, é uma maneira de dar o seu toque original a algo que qualquer um pode fazer!

Por sua vez, os transfers sublimáticos Infusible Ink são folhas já estampadas e coloridas, isto é, prontas para serem cortadas pelas máquinas da Cricut. A aplicação dele é igual à do transfer termonocolante, porém, ele é um material de sublimação.

 

Os transfers sublimáticos Infusible Ink são folhas já estampadas e coloridas

 

Sendo assim, você vai perceber que ele se assemelha a um papel. Contudo, o material é mais grosso e fosco e, às vezes, parece até meio desbotado.

Mas, não se preocupe! Pois, assim que ele termina de ser aplicado, aquelas cores lindas e vivas, características da sublimação, vão aparecer. A variedade de estampas e cores é bem grande. Portanto, tenho certeza que você vai ficar na dúvida de qual usar!

Todos ele vêm em folhas enroladas de 30,5 x 30,5cm. Algumas caixas vêm com 2 folhas e outras com 4, depende de qual você escolher. E os kits estampados são perfeitos para fazer projetos coordenados.

4 Dicas para Guardar o Seu Material Sublimático

Estoque é dinheiro? Sim, porque já gastamos algo para ele estar ali. E mais grana ainda, porque ele vai virar um produto cheio de valor que será vendido.

Ou seja, estoque é gasto duas vezes! Então, eu fico muito triste quando algo que eu guardei estraga, desbota, seca, mancha, mela e etc.

Pois, sou dessas que gosta — e precisa! — de ter uma certa variedade de insumos pra trabalhar, tanto de tipos, cores, formatos e tamanhos. Apesar disso, confesso que nem sempre é fácil armazenar da melhor maneira.

Porém, já descobri alguns detalhes desses materiais e vou compartilhar com você agora!

  1. Guarde as canetas sublimáticas sempre de ponta pra baixo. Isso vale para toda caneta de uma ponta só! É importante manter a ponta molhada, caso contrário, ela seca e pode entupir.Guarde canetas sublimáticas Infusible Ink com as pontas para baixoPois, como a ponta da Infusible Ink é fina, você pode acabar empenando a ponta seca tentando faze-la voltar a funcionar. Então, para evitar dor de cabeça futura, guarde tudo de ponta cabeça!
  2. O transfer sublimático vem dentro de um plástico preto e dentro de caixas. É super importante você continuar guardando ele assim! Porque, a luz e a umidade diminuem a vida útil desse material e ele pode desbotar ou manchar.
    Além disso, em condições extremas ele pode enrugar ou secar e soltar no liner (aquela película plástica adesiva que segura o transfer no lugar).
  3. Sempre que for pegar nas folhas sublimáticas, esteja com a mão seca, livre de creme, gordura ou suor! Sim, pois, elas são super mega sensíveis à umidade. Então, se você pegar com a mão molhada, como eu já peguei, vai ver a sua folha manchada com a marca certinha da sua impressão digital.
  4. Ao seguir as recomendações de armazenagem corretas, o seu transfer sublimático dura perfeitamente por pelo menos 1 ano.

Materiais Sublimáticos

A sublimação é uma técnica fácil de se fazer, mas, como eu disse, é preciso estar atento a alguns detalhes. E o maior de todos eles é que, para tudo funcionar bem, você precisa trabalhar com uma material base próprio pra isso.

Ao contrário do transfer termocolante que pode ser aplicado – e se fixa – em quase qualquer material, a sublimação só funciona em superfícies sublimáticas ou em tecidos sintéticos.

Sendo assim, para trabalhar com tecido, tenha certeza de que a sua peça tenha uma boa porcentagem de poliéster ou de poliamida na composição. Quanto maior esta porcentagem, mais vivas serão as cores da sublimação.

Por isso, o mais indicado é que você tenha no mínimo 60% de fibra sintética na composição do seu tecido.

Já para outras peças como azulejos, porta copo, chaveiros e etc, tenha certeza de que esse produto é adequado para essa técnica. Isto é, essas peças (o azulejo, por exemplo) devem ser cobertas com uma resina preparada para isso.

Ou devem ser fabricadas em material próprio para sublimação, como é o caso de chaveiros, cadernos e outros objetos. Portanto, se você usar materiais base que não são próprios pra sublimação você não vai ser um bom resultado.

Sublimar no algodão ou em tecidos com algodão na composição, por exemplo, vai te dar um produto desbotado. Com uma estampa bem fraca mesmo e que vai desbotar ainda mais à medida em que a peça for lavada.

Por isso, se sua peça tiver 60% de poliéster e 40% de algodão, a sua estampa vai ficar com 60% da qualidade que ela poderia ter.

E, ao trabalhar com outras peças não preparadas para a sublimação, como um azulejo comum, por exemplo, você vai simplesmente desperdiçar tempo e material. O desenho simplesmente não é transferido.

 

Para bons resultados, use materiais preparados para receber esta técnica

 

Resumindo…

  • Use tecidos com o máximo de fibras sintéticas – poliéster ou poliamida – na composição!
  • Use peças de objetos próprios para sublimação – normalmente encontrados em lojas de sublimação!

Você nunca fez sublimação, ou que quer experimentar um material base diferente, ou ainda que, talvez, não saiba a composição da peça que que vai usar?

Então, a minha dica principal neste beabá com tudo sobre sublimação Infusible Ink Cricut é: sempre faça um teste antes de fazer o projeto todo.

Inclusive, na verdade, essa é uma dica para qualquer técnica. Isso evita desperdício e perda de ferramenta muitas vezes!

Máquina de Sublimação: Prensa Térmica Easy Press

Sublimar consiste em apenas um passo: aplicar calor e pressão ao mesmo tempo. Nessa etapa deste tutorial em que conto tudo sobre sublimação Infusible Ink Cricut, dois fatores são essenciais: tempo certo e temperatura ideal.

Mesmo com os materiais adequados para sublimação, se você não tiver o equipamento certo ou não configurar tudo corretamente, o seu projeto não vai dar totalmente certo.

E, mais uma vez, a Cricut trouxe a solução ideal – e linda! – para essa etapa que é tão importante no processo de como fazer sublimação. Portanto, é claro que eu estou falando da prensa térmica Easy Press 2.

 

Prensda Térmica Cricut Easy Press 2

 

Pois, ela é uma máquina de sublimação versátil, uma vez que serve para toda e qualquer aplicação termocolante. Porque, nela, você faz a configuração de tempo e temperatura adequados para cada técnica diferente que você for usar.

 

 

A temperatura da aplicação varia por causa de várias coisas: do material em si; do acabamento; ou até do material base (o que vai receber a aplicação). E a temperatura de transferência do transfer termocolante é diferente da sublimação.

E o transfer sublimático com glitter se funde a uma temperatura diferente do transfer sublimático comum, por exemplo. Tudo isso é muito importante na hora de aplicar!

Além disso, o tempo de aplicação também varia bastante. Você pode precisar de 30 segundos ou de 90 para transferir em materiais diferente. E por último, existe a pressão que precisa ser feita durante a aplicação.

Ou seja, para saber de tudo isso e também informações importantes como o preparo do material, manutenção entre outras, acesse o Guia de Termo Transferência.

É uma tabela interativa, na qual você preenche os dados com o material que será aplicado e com o material base. Depois, é só clicar no botão “Apply” e descobrir como fazer a aplicação correta.

10 Vantagens da Prensa Térmica Easy Press

Veja 10 vantagens Easy Press tem sobre as outras prensas térmicas do mercado.

  1. É um equipamento Cricut, ou seja, você tem garantia de qualidade;
  2. Também é portátil. Ou seja, fácil de guardar ou de levar para outro lugar.
  3. Está disponível em 4 tamanhos diferentes na Mimo: mini, com 8.7 x 5.3 cm; pequena, de 17,08 x 15,2 cm; média, com 22,8 x 22,8cm; e grande, de 30,5 x 25,4cm. Um delas é perfeita para caber no seu ateliê!
  4. É bonita, isto é, vai deixar o seu espaço de produção mais sofisticado.
  5. Vem com uma bolsa para guardar com segurança;
  6. Tem ainda uma base de suporte para a aplicação. Essa base serve de apoio durante o uso, para proteger a sua bancada de trabalho.Easy Press tem base de apoioEla também isola o calor para sua segurança também.
  7. Tem base antiaderente, ou seja, seus projetos e materiais jamais vão grudar nela!
  8. Garante a mesma temperatura de ponta a ponta, pois distribui o calor uniformemente por toda a base antiaderente..
    É por isso que a aplicação com o ferro de passar roupas não é tão eficaz. O aquecimento uniforme permite aproveitar toda a área da Easy Press.
    É possível fazer um projeto grande ou várias peças pequenas de uma vez só. Economia de tempo e dinheiro!Easy Press permite aplicação de várias peças pequenas ao mesmo tempo
  9. A Easy Press já tem um peso ótimo para aplicar a pressão perfeita para cada projeto! É o peso certo, pois não atrapalha o transporte e ajuda na aplicação.
  10. É compatível com a Base de Termo Transferência Cricut, que deixa a aplicação ainda mais perfeita!Base de termo transferência garante aplicação perfeita se estragar mesa de trabalhoPois, é feita de várias camadas de materiais, que: distribuem o calor pela peça; rebatem todo o calor colocado sobre ela, absorvem a umidade na aplicação e ainda isolam tudo, evitando o aquecimento da bancada de trabalho.

Como Fazer Sublimação Profissional

No guia tudo sobre sublimação Infusible Ink Cricut, não podia faltar os itens que você precisa para fazer a aplicação perfeitamente profissional, né?

É claro que estou falando dos equipamentos certos, insumos de qualidade e de informação. Ou seja, tudo o que eu escrevi aí em cima é importante pra você alcançar esse nível de trabalho.

1. A Linha Infusible Ink é o que você precisa para criar suas artes. Usá-las junto às plotters de corte da Cricut te dá possibilidades de produtos mais incrementados e diferentes.
2. Use materiais base de qualidade e próprios pra sublimação.
3. A Easy Press torna a aplicação fica mais fácil e tem garantia de qualidade. Associá-la à Base de Termo Transferência aumenta precisão da aplicação e a durabilidade da peça.

 

Veja todos os itens necessários para fazer sublimação profissional

 

Então, a sublimação precisa de vários itens e ocorre em uma temperatura bem alta (em média 200˚ C). Por isso, alguns cuidados são necessários. Lá na tabela interativa que eu linquei acima, você encontra todas as instruções pra aplicação. Não ignore nenhuma delas!

Outros itens importantes

Além dos 3 itens que eu listei acima, você vai precisar de papel para fazer camadas acima e abaixo do seu projeto.

Papel grosso: eu uso o color pop de 180g ou similar, branco ou creme; ou as 4 folhas do papel que vem com o tansfer sublimático; ou 4 folhas de papel kraft branco de baixa gramatura.

Observação: o material Butcher Paper indicado no Guia de Termo Transferência não é encontrado facilmente aqui no Brasil. Algumas pessoas o substituem pelo papel manteiga, mas, ele não é muito indicado.

A diferença é que ele tem um acabamento siliconado o que faz com que ele retenha a umidade além de fazer a pilha de papel escorregar. E no processo de sublimação não é bom que nada saia do lugar.

Acima do seu material base, você vai colocar mais papel. Aqui, você pode usar 4 folhas de papel cópia mesmo.

Observação: não reutilize nenhum desses papéis. Pois, eles provavelmente vão ficar com uma sombra da arte que você usou. E, como a tinta vira gás, ela pode se espalhar para além do material base.

Por isso, é importante o uso desses papéis novos. Para conter a tinta e para proteger o material base do calor por tanto tempo.

Use rolo adesivo para tirar fiapos e sujeira das peças de tecido e um tecido de microfibra (que não solta resíduos e absorve a poeira) para limpar as peças que não são de tecido.

É super importante tirar poeira, gordura, fiapos e qualquer outra coisa que possa atrapalhar a aplicação.

 

Para os desenhos feitos com a caneta sublimática, indico o uso de uma fita adesiva resistente ao calor. Pois, ela vai segurar o projeto no lugar e evitar o “efeito fantasma”. Isso acontece quando o desenho sai um pouco do lugar.

Por sorte, a Cricut desenvolveu uma própria para isso. Você encontra lá na Loja da Mimo Crafts.

 

Fita de Resistência a Calor para Easy Press - Cricut - 01 Unid

 

Dicas de Sublimação para Quem Está Começando

Minhas dicas finais pra você são: busque sempre a inovação a arrisque novas formas de trabalhar.

Talvez, você nunca tenha pensado em acrescentar produtos com sublimação no seu negócio.  Mas, eu te falo com toda a certeza que pode ser bem interessante!

Pois, essa técnica pode ser uma aliada na hora de vender o trabalho de papelaria, por exemplo. Você pode desenvolver linhas de produtos com técnicas diferentes, onde um completa o outro.

E o que é muito importante na hora de arriscar novos ares é se informar bem. E, se você chegou até o final deste guia Tudo Sobre Sublimação Infusible Ink Cricut, eu te garanto que você já tem bastante informação sobre sublimação!

 

Guia Definitivo sobre sublimação

 

Você vai curtir muito trabalhar com essa técnica e vai descobrir algo novo que seus cliente vão gostar. Portanto, espero que esse texto todo tenha sido esclarecedor e que você tenha aprendido bastante.

Mas, caso ainda esteja com dúvidas sobre sublimação, veja este vídeo no Canal do Youtube da Mimo Crafts, onde a Mih Pocket, também do Time dos Sonhos, ensina mais sobre esta técnica.

Além disso, tem DIY de como personalizar um mouse pad com os Transfers Infusible Ink da Cricut. Tá imperdível!

 

 

Cupom de Desconto é na Loja da Mimo

 

Clique na imagem abaixo e ganhe um cupom de desconto para comprar Mimo Stamping, Mimo Embossing, Easy Press, Mesa de Luz ou plotter de corte Cricut na Loja da Mimo:

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Me conte aqui embaixo, nos comentários, o que você achou desse post em que contei tudo sobre sublimação Infusible Ink Cricut!

E, assim que fizer sua primeira peça com sublimação, mostra para a gente!! Pois, nós amamos ver o que você faz! Marque a gente com os arrobas @mimocrafts e @prisathler. Use também as hashtags #mimocrafts, #infusibleink #cricut. Vamos amar ficar por dentro e tudo..

Beijos da Pri Sathler, do Time dos Sonhos!

Quer conhecer mais do meu trabalho? Me segue aqui, olha:

Instagram | Facebook

Mimo Crafts | Muito Além do Papel!

Comente o post aqui

Comentários