Como Fazer Nicho de Parede na Cricut – Molde Grátis

Pri Sathler

Publicado em abril 29, 2021

66

Oi, oi!!  Agora, vamos conversar sobre peças para decoração de casas e ambientes. Mais especificamente, vou te mostrar como fazer nicho de parede de papel na Cricut, todo feito em papel mas reforçado!

Mas, não se preocupe, tem molde grátis!

Isso mesmo! Você acredita que é possível fazer peças incríveis para serem usadas na decoração de ambientes com papel e as máquinas de corte da Cricut?

Pois, vem comigo que vou te mostrar tudo e ainda te dar um arquivo grátis que eu preparei com muito carinho. Além disso, esta é uma ótima opção para vender.

 

Como Fazer Nicho de Parede na Cricut - Molde Grátis

 

Como Fazer Home Decor de Papel

O nicho de mercado do Home Decor ainda é novidade para muita gente. Contudo, para outras tantas se tornou um meio de ganhar grana durante a pandemia. Pois, as peças decorativas artesanais ganharam muita atenção desde o ano passado.

Então, muita gente começou a investir nos ambientes da casa, já que tivemos que ficar nelas por tanto tempo – e ainda precisamos! Além disso, muitas peças podem ser recriadas com papel. E outras tantas podem ser criadas a partir do papel, por exemplo.

Portanto, podemos fazer mágica com papel e cola. Imagina papel + cola + Cricut? Imagina mais ainda com Papel + cola + Cricut + Mimo! Sério, tem muita coisa a ser feita e explorada.

Ou seja, o importante é criar o olhar para isso. Isto é, enxergar possibilidades e perceber os momentos. Neste outro post daqui do Blog, por exemplo, eu ensinei como fazer uma linda luminária pendente de papel com a Cricut!

 

Como Fazer Luminária de Parede na Cricut

 

Já neste outro vídeo, a Paty Básica, também do nosso Time dos Sonhos Mimo Crafts, ensina como fazer quadro artesanal. Ou seja, este é um outro DIY bem fácil e feito com um material diferente, que é o acetato.

 

 

Por outro lado, neste outro tutorial, a Fê Estevão, que também está no Time com a gente, ensina como fazer porta-chaves de papel lindo com molde grátis para cortar na Cricut.

 

Como Fazer Porta-chaves de Papel – Molde Grátis

 

Como Fazer Nicho de Parede

Pensando nisso, eu trouxe pra você um arquivo free de nicho para parede todo feito em papel. Ele pode ser pendurado ou apoiado num móvel. Então, baixe o molde grátis para corar o nicho na Cricut clicando nesta imagem aqui embaixo:

 

Molde Grátis Nicho de Parede de Papel

 

Confere esse passo a passo porque é muito fácil e esse arquivo ficou incrível demais! Sendo assim, comece reunindo a lista de materiais abaixo, que são necessários para fazer o nicho de parede:

 

Lista de Materiais para Fazer Nicho de parede de Papel

 

3 Dicas de Corte com a Cricut que Fazem Toda a Diferença

Criei esse arquivo prestando atenção em detalhes que acho importantes!

  1. Frente Limpas – Repare que todas s dobras de abas ficam pro mesmo lado. E esse é o lado que vai receber o fundo. Ou seja, a frente do nicho só tem dobras! Nenhum relevo ou camada a mais de papel! Isso garante uma peça mais bem acabadas e com menos possibilidades de erro durante a montagem.
  2. Quinas Perfeitas! – As abas em cada parte das peças laterais garantem um encontro mais preciso. O encaixe entre as laterais fica mais sutil e elegante, evitando assim (de novo!) camadas de papel.
  3. Base Reforçada – Ela te dá mais possibilidade de usos! Você vai ver (e ler mais pra frente) que preparei pequenas peças pra ficarem do lado de dentro da peça base e que são responsáveis por tornar o nicho mais resistente.

Então, vamos começar o nosso projeto. Após baixar o arquivo grátis no computador, você vai envia-lo para o Design Space. Para isso, basta clicar no botão Upload, procurar o arquivo e inseri-lo.

O arquivo irá abrir no tamanho certinho. Você verá que ele está com preenchimento preto. Isso faz com que nenhuma linha interna esteja visível. Ele também estará agrupado.

Selecione tudo, preencha de branco e desagrupe as formas!

 

Selecione tudo, preencha de branco e desagrupe as formas!

 

Agora, selecione as linhas internas (todas elas são linhas de dobra) e clique em Estilo de Linha > Vinco.

Todas as linhas internas vão ficar tracejadas. Isso significa que elas serão vincadas. E as linhas cheias serão cortadas.

 

Agora selecione as linhas internas (todas elas são linhas de dobre) e então clique em Estilo de Linha > Vinco.

 

Agora, você vai selecionar cada parte do projeto e clicar em “Anexar”. Isso vai fazer com que o fundo e as linhas de cada parte do projeto se mantenham juntas na hora do corte.

 

Agora, você vai selecionar cada parte do projeto e clicar em "Anexar".

 

Lâminas e Materiais Utilizados no Nicho de Parede

Dessa maneira, você vai gastar ao todo 4 folhas de Papel Colorido Color Pop Mimo 30×30 para fazer cada nicho. Ao clicar em fazer, o projeto já é distribuído nas bases de corte. Você pode mudar alguma peça de base de corte, mas não dá para fazer em menos de 4 folhas.

Este passo a passo de Nicho de Parede pode ser feito com qualquer uma das plotters de recorte da Cricut.

Se você possui a Cricut Explore Air 2, será preciso utilizar a Ferramenta de Vinco Cricut.

Por outro lado, caso possua a Cricut Maker, recomendo que utilize o Kit com as Lâminas de Vinco Simples e Vinco Duplo. A Ferramenta de Vinco também pode ser utilizada nesta plotter, mas as lâminas de vinco simples e vinco duplo trarão resultados mais eficientes ao seu projeto. Não se esqueça que elas são compatíveis apenas com a Cricut Maker.

 

Este passo a passo de Nicho de Parede pode ser feito com qualquer uma das plotters de recorte da Cricut.

 

Com tudo pronto e organizado, configure o tipo de material que você vai cortar dentro do Design Space e em seguida, envie para o corte.

Esse é um projeto de base geométrica, ou seja, tem vários vértices (lembra da aula de geometria?) e eles precisam ficar todos retos e bem marcados! Caso contrário, ele pode ficar torto e não encaixar certinho.

Montagem Nicho de Parede de Papel

Com todas as peças cortadas, vamos montar. É super simples!

 

Peças do nicho de parede de papel cortadas.

 

 

Essas 5 peças pretas são o reforço para nossa base ser mais resistente e firme! Você concorda comigo que, se você tem uma tira de papel, ele tem mais resistência na vertical do que na horizontal, certo?

Então, pega a sua régua aí e você vai ver que na horizontal você pode envergá-la. Mas, quando ela está na vertical, você não consegue! Repare também que as vigas possuem a base menor do que a altura.

Contudo, não vamos nos aprofundar nisso. Pois, eu só queria te explicar o porque dessas peças, já que tenho quase certeza de que elas são novidades para você.

Além do mais, o mais comum é a gente ver um recheio de papelão ou a base de papelão forrado. Então, sim, a função é a mesma!

3 Dicas para Reforçar Estrutura do Nicho de Parede de Papel

  1.  Você só irá precisar de papel. A cor pode ser a mesma da parte externa ou qualquer uma da sua preferência. Já que o material é papel, a máquina vai cortar tudo.
  2. Também, não precisará usar estilete ou outras formas de cortes manuais!
  3. Não será necessário guardar aquela caixa de entrega para recortar as partes e rechear o seu nicho.

Concluindo esse assunto da física, vamos para a montagem. Faça todas as dobras e marque bem com o Dobrador Mimo.

 

Com todas as peças cortadas, vamos montar.

 

É importante que todos os papéis estejam bem retos e dobrados. Caso contrário, a peça fica frouxa e não encaixa. Ou seja, não vai ficar bonito!

Reconheça as peças e veja como elas se encaixam. Isso é importante em todo projeto! Comece colando as peças de reforço na peça que vai ser a base.

Depois, espalhe as cinco peças de reforço da maneira mais uniforme que conseguir.

 

Faça todas as dobras e marque bem com a dobradeira.

 

Cole bem reto e, posteriormente, finalize a colagem dessa peça e cole as outras duas. O reforço são apenas para a peça da base, ok?

 

Bases reforçadas ficarão assim

 

Em seguida, você deverá colar cada peça na aba seguinte. Cada uma dessas peças tem uma aba.

 

Cole cada peça na aba seguinte

 

Tenha cuidado, pois você deverá colar tudo bem reto. Se alguma parte ficar desalinhada, o nicho pode ficar com buracos

 

Cole tudo bem reto

 

Após conectar todas elas, o triângulo será formado.

 

Após conectar todas elas, o triângulo será formado

 

Agora, só falta o fundo. Passe a cola nas peças e cole-as nele. Depois, meça o centro e cole a peça para pendurar.

Porém, eu gostei dele sem o fundo e não coloquei. Essa é uma das opções de uso! Mas, caso você prefira utilizar o fundo, minha dica é pintar o prego da cor da parede, para ele não destacar.

 

Depois de colar as abas você vai ver que só falta o fundo e que ele se encaixa perfeitamente. Passe a cola nas peças que colou e coloque o fundo. Depois meça o centro e cole a peça para pendurar.

 

Seu nicho está pronto!

 

Nicho de parede de papel finalizado

 

Ele ficará lindo compondo com mais um ou dois iguais, como na foto abaixo!

 

Nicho de parede de papel fica ótimo em composição

 

Dicas Importantes para Preservar o Nicho de Parede

  1. Você irá precisar de um prego (ou gancho) para pendurar o nicho. Lembre-se que ele deve estar rente à parede, para o nicho não ficar torto e não cair!
  2. A base reforçada aguenta um certo peso, mas não exagere! As peças que você colocou dentro servem para impedir que ela deforme, mas tudo é de papel!
  3. Então, você pode colocar objetos com pouco peso, mas não outros pesados, como um livro.

 

Nicho de parede de papel aguenta apenas objetos leves

 

Inclusive, você pode laminar o papel com bopp utilizando a Laminadora Mimo Stamping, assim, o papel ficará mais resistente com o passar do tempo! Neste post do Blog da Mimo, eu ensinei como fazer laminação a quente na Mimo Stamping.

 

Como fazer laminação a quente na Mimo Stamping

 

Esse tipo de decoração é versátil. Ou seja, uma única peça pode servir para diversos ambientes. Basta mudar a cor ou material e ele pode ser usado em qualquer lugar.

Use sua criatividade! Não deixe de explorar todas as possiblidades ao seu redor,  juntamente com a Cricut e a Mimo.  Estamos sempre trazendo equipamentos e materiais exclusivos para você arrasar nas criações.

Não se esqueça de seguir e marcar a @mimocrafts @prisathler quando fizer os seus personalizados no Instagram. Além disso, use também a hashtag #mimocrafts. Vamos amar acompanhar o seu trabalho bem de pertinho!

Cupom de Desconto Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Mimo Crafts

 

Beijos da Pri Sathler, do Time dos Sonhos Mimo Crafts!

Quer conhecer mais do meu trabalho? Me segue aqui, olha:

Instagram | Facebook

Mimo Crafts | Muito Além do Papel!

Comente o post aqui

Comentários