Empreendedorismo Artesanal – O Que É e Como Começar 

Mimo Crafts

Publicado em junho 15, 2023

60

Olá, tudo bem? O empreendedorismo artesanal é uma ótima possibilidade de aumentar sua renda e posteriormente quem sabe pode até vir a se tornar a sua fonte de renda principal. 

 

Empreendedorismo Artesanal

 

Neste conteúdo, você conhecerá as maiores oportunidades do segmento e receberá ótimas dicas para se destacar nesse mercado. Vamos lá?

O Que é Empreendedorismo Artesanal

O empreendedorismo artesanal está relacionado a criar e vender produtos feitos à mão, com criatividade, qualidade e identidade.

É uma forma de gerar renda, valorizar a cultura e o meio ambiente, e se conectar com os consumidores que buscam produtos únicos e personalizados.

O mercado de artesanato é promissor e movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Portanto, para se tornar uma empreendedora artesanal de sucesso, é preciso ter uma mentalidade inovadora, estar em constante aprendizado, conhecer o seu público e surpreendê-lo positivamente.

Além disso, também é importante cuidar da gestão do seu negócio, desde a produção até as finanças, o marketing e as questões legais.

O empreendedorismo artesanal é um ramo que requer muita dedicação e trabalho, mas também pode ser muito gratificante, dessa forma permite que você coloque sua criatividade em prática e crie um negócio personalizado e diferenciado. 

 

Cortando material na base de corte

Artesanato como Negócio

O artesanato é uma forma de expressão artística que pode se transformar em um negócio lucrativo e sustentável. Com o propósito de fazer com que ele se torne a sua fonte de renda principal, confira algumas dicas:

1. Defina seu Público-alvo

O primeiro passo é definir o seu público-alvo e o seu diferencial. Quem são as pessoas que se interessam pelo seu tipo de artesanato? O que elas buscam e valorizam? O que você oferece de único e especial?

Desse modo, essas perguntas vão te ajudar a criar uma identidade para o seu negócio e a se posicionar no mercado.

2. Divulgue seu Trabalho

O segundo passo é planejar a produção e a divulgação do seu artesanato. Sendo assim, você precisa calcular os custos dos materiais, o tempo de produção, o preço de venda e a margem de lucro.

Ademais, é importante definir os canais de venda e de comunicação com os clientes como, por exemplo, internet, feiras, e lojas físicas são algumas opções, outra muito comum é a venda por encomendas.

3. Invista em Qualidade e Inovação

O terceiro passo é investir na qualidade e na inovação do seu artesanato. Para isso, você deve estar sempre atenta às tendências, às necessidades e aos desejos dos seus clientes.

É importante buscar novas técnicas, materiais, designs e formas de apresentar o seu produto.

Então, se você ama fazer artesanato e tem um propósito claro, você pode transformar a sua paixão em um negócio de sucesso.

Veja a seguir como começar o seu negócio:

Como Começar um Negócio de Artesanato?

O empreendedorismo artesanal pode te trazer muita satisfação, reconhecimento e independência financeira.

 

Planejando como colocar o seu negócio em prática

 

Para te ajudar nessa missão, destacamos a seguir,  5 passos básicos que você vai precisar fazer na hora de começar o seu negócio. 

Passo 1: Defina seu Nicho de Mercado

Primeiramente escolha um tipo de produto ou serviço que goste de fazer e que tenha demanda no mercado. 

Dessa forma, você pode se especializar, por exemplo, em cartonagem, scrap festa, canecas, lembrancinhas personalizadas, estamparia, etc. 

Principalmente, pesquise sobre as tendências, os gostos e as necessidades do seu público-alvo e veja o que eles estão procurando e que estão dispostos a pagar por isso. 

Passo 2: Crie uma Identidade Visual

Pense em um nome, logo e paleta de cores que representem seu negócio e seu estilo. Esses elementos vão ajudar a criar uma imagem profissional e a transmitir confiança e credibilidade aos seus clientes. 

Para fazer isso, você pode usar ferramentas online gratuitas ou contratar um designer para montar sua identidade visual.

Passo 3: Escolha seus Canais de Venda: 

Defina onde você vai vender seus produtos ou serviços. Sendo assim, você pode optar por vender em feiras, lojas físicas, marketplaces ou criar sua própria loja virtual. 

Cada canal tem suas vantagens e desvantagens, por isso, é importante analisar o custo-benefício de cada um e escolher o que melhor se adaptar ao seu negócio.

Passo 4: Divulgue seu Trabalho 

Para fazer a divulgação do seu trabalho, use as redes sociais, o whatsapp, o e-mail marketing e outras ferramentas online para divulgar seu trabalho e atrair clientes. 

Desse modo, crie conteúdos relevantes e interessantes sobre seu nicho, mostre seus produtos ou serviços, compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos, faça promoções e sorteios, etc. Nesse sentido, o objetivo é criar uma comunidade engajada e fiel ao seu negócio.

Passo 5: Organize sua Gestão 

É importante que você tenha controle sobre suas finanças, estoque, produção, entregas e atendimento ao cliente. Existem aplicativos e softwares que ajudam a organizar seu negócio e a tomar decisões mais assertivas.

Além disso, formalize seu negócio como MEI (Microempreendedor Individual) para ter mais segurança jurídica e benefícios fiscais.

Quais os Tipos de Trabalho Artesanal?

Existem muitos tipos de trabalho artesanal, cada um com suas características, técnicas e materiais específicos. 

Sendo assim para te ajudar, separamos 5 segmentos supervantajosos para o empreendedorismo artesanal, que apresentam alta lucratividade:

Estamparia 

A Estamparia transfere desenhos, imagens, frases para tecidos, ou outras artes, usando transfer, tintas, carimbos, serigrafia ou outras técnicas. 

Ou seja, ela pode ser usada para personalizar roupas, bolsas, almofadas, toalhas e outros objetos.

Portanto, para você ter ideia de como montar uma estamparia em casa, confira as dicas desse outro conteúdo que temos aqui em nosso blog.

 

como montar uma estamparia em casa

 

Sublimação

A sublimação é parecida com a estamparia, mas essa técnica precisa de materiais sublimáticos e tecidos sintéticos para fazer uma transferência perfeita, usando calor e pressão de uma prensa térmica.

A sublimação pode ser usada para personalizar camisetas, canecas, chinelos, boné, capas de celular e outros objetos.

Veja, abaixo, como fazer sublimação fácil no vídeo do nosso canal do YouTube:

 

Papelaria Personalizada

A papelaria personalizada é uma área do empreendedorismo artesanal que cria projetos de papel com design exclusivo. Como por exemplo, convites, cartões, etiquetas, lembrancinhas festivas, agendas, cadernos e muito mais!

A papelaria personalizada pode ser feita com papel comum, colorido, kraft, fotográfico, metalizado, perolado ou especial, usando estiletes, furadores, réguas, tesouras, guilhotinas, vincador, boleadores, dobrador, fitas adesivas, colas e outros materiais.

Se esse nicho do mercado artesanal, for o que mais te interessa, aproveita para conhecer todos os materiais para começar na papelaria personalizada.

 

Materiais para Papelaria Personalizada – Como Começar

Encadernação

A encadernação é uma arte de unir folhas de papel em um bloco ou livro, usando costura, espirial, wire-o, cola ou grampos. Além disso, você pode usar uma encadernadora para facilitar a sua vida! 

Conheça a encadernadora Mimo Binding para começar empreender no artesanato com mais facilidade.

 

A encadernação pode ser usada para criar álbuns de fotos, diários, livros artesanais, planners, bloquinho, calendário, livro de receitas, cadernos, e outros objetos.

Saiba mais sobre a encadernação artesanal para se apaixonar ainda mais por essa possibilidade de empreendedorismo.

 

O Que é Encadernação Artesanal? Dicas de Como Começar

Home Decor

O Home Decor envolve a criação de objetos decorativos para a casa, como quadros, vasos, velas, almofadas e outros.

Desse modo, você pode criar decorações com materiais variados, como papel, madeira, vidro, cerâmica, tecido e outros.

Confira mais detalhes sobre o que é home decor, em outro conteúdo, aqui no blog Mimo Crafts.

 

O Que é Home Decor? Dicas de Decoração Artesanal

 

Enfim, esses são apenas alguns exemplos dos tipos de empreendedorismo artesanal que existem. Nesse sentido, explore sua criatividade e habilidade manual para criar peças únicas e originais.

Em nossa loja online temos inúmeros materiais e suprimentos que te ajudam a criar artesanatos únicos e com qualidade. Dessa forma, você sempre oferecer o melhor para o seu cliente.

Esperamos que você tenha gostado desse post e deixe sua criatividade te dominar nesse emocionante mundo do empreendedorismo artesanal!

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Se você gostou desse conteúdo, aproveite para conhecer melhor a nossa loja e os nossos produtos. Deixamos, aqui, um desconto especial de primeira compra para você!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprar equipamentos úteis agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Até a próxima!!

Comente o post aqui

Comentários