Como Fazer Sublimação Fácil – Materiais para Começar

Mih Pocket

Publicado em agosto 26, 2021

57

Heeeey, pessoal do Blog da Mimo. Como vocês estão? Hoje vamos falar sobre Como Fazer Sublimação Fácil e quais Materiais para Começar.

Então, continue acompanhando esse tutorial, porque aqui você vai aprender o que é sublimação, como fazer e muito mais! Bora lá?

Antigamente, essa técnica era realizada apenas por empresas especializadas. Contudo, a Cricut criou uma maneira que permite que uma produção profissional seja feita em casa ou em ateliê.

A Sublimação é uma técnica para estampar superfícies com tinta e calor. Contudo, para realizar esse processo é preciso de uma arte feita com tinta sublimática e de um material base. Isto é, que receberá a arte, além é claro da Prensa Térmica Easy Press 2.

De modo geral, a tinta usada se funde ao material base, ou seja, ambos se tornam um só. Pois, quando se dá início ao processo, o calor da Easy Press 2 vai aquecer o papel e fazer com que a tinta seja transferida para a superfície.

No entanto, o procedimento não pode ser realizado em qualquer superfície, falaremos disso em detalhes no vídeo.

A linha Infusible Ink foi desenvolvida exclusivamente para realizar essa técnica de Sublimação. Então, nessa coleção de produtos Cricut, você encontra canetas e transfers sublimáticos com estampas lindas para sublimar de forma fácil.

Isto é, toda essa linha foi feita para ser usada com as plotters de recorte da Cricut. Assim como, as folhas de transfer sublimáticos podem ser cortadas e as canetas sublimáticas são usadas para desenhar com a própria máquina.

Diferença Entre o Trasnfer Termocolante e o Transfer Infusible Ink

O Transfer Termocolante possui uma película na superfície de baixo com uma cola, por isso, ao aquecer ele gruda no tecido.

Já o método Transfer Infusible Ink ,que é a sublimação, ele usa uma técnica diferente, sendo assim, nesse método a tinta é  transferida de forma homogênea para todo o tecido.

Transfer Sublimático - Como Fazer Sublimação Fácil - Materiais para Começar

Com essa linha além de aplicar em tecidos, você pode também aplicar em azulejos, quebra-cabeças, cerâmicas e por aí vai. Contudo, cada material pede uma preparação específica na superfície, por isso, verifique antes.

Além dos Transfer Sublimáticos, a Cricut também oferece as Canetas SublimáticasCom essa ferramenta, é possível desenhar tanto na sua Plotter de Corte Cricut Maker ou Explore Air quanto na mão, um máximo, não é?

 

Canetas Sublimáticas - Como Fazer Sublimação Fácil - Materiais para Começar

Prensas Térmica Easy Press 2

E, é claro, que não poderia faltar as queridinhas da sublimação, a família Easy Press 2 – Prensa Térmica. A  Easy Press apresenta temperatura uniforme por toda sua cerâmica.

Prensa Térmica Easy Press 2 - Como Fazer Sublimação Fácil - Materiais para Começar

A praticidade da Mini Easy Press, que é a da foto acima, é muito grande em materiais menores como bonés, sapatos, chaveiros, manga de camiseta, pois você conseguirá chegar em locais menores e aplicar detalhes que darão originalidade para a sua peça.

No entanto, para você fazer a sublimação de uma área maior, o correto é fazer com uma das duas prensas maiores, isto é, a Easy Press 30,5 x 25,4cm ou a Easy Press 17,8x 15,2 cm.

Botão Liga/Desliga e de Controle de Temperatura

Base de Segurança Otimizada da Prensa Térmica – Como Fazer Sublimação?

A Easy Press 2 acompanha essa base e esse material é de de extrema importância para sua proteção, pois caso esbarre na máquina , ele impedirá que você encoste a sua mão, mas caso esbarre não se queimará.

Além disso, o material irá proteger a sua mesa também, pois não deixa o calor passar e mantém a base de trabalho 15º mais fria.

Base da Mini Easy Press

Mais um item necessário para quem vai trabalhar com sublimação é a Base de Termo Transferência Cricut Easy Press. Essa ferramenta impede que o calor da Easy Press passe para sua mesa e mantém o calor da sua máquina no calor máximo escolhido.

Base de Termo Transferência

Se você quer saber mais sobre a Easy Press, assista o vídeo abaixo e veja na prática como ela funciona.

Como Fazer Sublimação Fácil – DIY Mouse Pad

Antes de mais nada, vamos para a lista de materiais:

Plotter de Corte Cricut Maker ou Explore Air

Transfer Infusible Ink

Mouse Pad Branco

Agora, vamos para a parte prática. Primeiramente, acesse o Design Space e pegue o arquivo.

Em seguida, envie o material para o corte em sua plotter de corte, mas antes, espelhe a arte. É só escolher essa opção na própria Cricut.

A seguir, pegue uma folha e coloque o Mouse Pad em cima, conforme imagem abaixo:

Montando as Camadas para Fazer a Sublimação

Em seguida, pegue o Transfer e o coloque sobre o Mouse Pad, e , por fim, outro papel por cima, fechando tudo.

 

Montando as Camadas para Fazer a Sublimação

Logo após, faça o processo com a Prensa Térmica Easy Press respeitando a regrinha de não mexer a prensa durante o processo de sublimação.

Aplicando Transfer com a Easy Press

Ao finalizar toda a sublimação esse será o resultado final:

Resultado Final do Mouse Pad

Ficou incrível, né?! Eu espero que vocês também tenham achado. Veja esse tutorial com mais detalhes em nosso Canal do Youtube:

Caso ainda tenha dúvidas sobre sublimação, veja este guia que a Pri Sathler, também do Time dos Sonhos, produziu para vocês.

Ou seja, a ideia é que este post seja seu guia definitivo sobre como usar a nova linha sublimática da Cricut para personalizar muita coisa legal!

Tudo Sobre Sublimação Infusible Ink Cricut

Cupom de Desconto é na Mimo

 

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Blog

E continue de olho no Canal Mimo Crafts no Youtube, pois sempre tem vídeo novo para te levar mais longe no seu negócio craft!

São dicas de uso de equipamentos e ferramentas Cricut e Mimo, passo a passo com arquivos gratuitos, divulgação dos lançamentos de produtos imperdíveis e muito mais para você!

Um super beijoooo e até mais!

Comente o post aqui

Comentários