Máquina de Fazer Canecas – Tudo Sobre a Mug Press Cricut

Pri Sathler

Publicado em setembro 8, 2022

66

Oi, oi, minha gente! Como você estão hoje? O papo de hoje tá quente! Você vai conhecer uma máquina de fazer canecas. Então, eu vou contar tudo sobre a Mug Press Cricut. Esse equipamento vai te ajudar a dar aquele mega up nos produtos que você oferece para o seu cliente.

 

Máquina de Fazer Canecas Personalizadas

 

A Mug Press faz parte da família das prensas Cricut. Ela tem uma função muito específica e muito interessante também que é a de fazer canecas. As canecas personalizadas voltam a cena como presente. E nada mais legal do que ter a total liberdade para criar algo exclusivo.

Essa máquina de fazer canecas faz o trabalho de sublimação, o qual é um processo de estamparia que pode ser feito em diversos materiais e objetos, e ainda é permanente. Isto é, a estampa da sua caneca personalizada nunca vai desbotar e nem sair.

Com isso em mente, vem descobrir comigo como ela funciona, quais materiais usar e se inspirar para fazer trabalhos lindos por aí também!

Prensa de Caneca Cricut – O Que Vem na Caixa

Esse é um equipamento muito simples de se usar e, por isso, não demanda acessórios nem, nada. Sendo assim, junto com a Mug Press você vai receber o cabo de energia, e ele tem um diferencial em relação a todas as outras prensas. Pois, ele sai do equipamento. Isso é ótimo para guardar a máquina, porque ela não vai ficar com o cabo enrolado atrás.

Além desse cabo, ela vem também com um cabo USB para você poder conectar a prensa ao seu computador na hora de fazer a ativação. Já, já vamos falar dessa parte! Além disso, ela também vem com um envelope com a garantia do produto e um informativo sobre a máquina de fazer canecas.

 

O que vem na caixa da Cricut Mug Press

 

Tour Pela Máquina de Fazer Canecas Cricut

Começando pela parte de trás, você vai ver duas entradas. Como mostro na imagem abaixo, essa com três pinos é a entrada para o cabo de energia. Assim, repare que esse é um cabo bem grosso, próprio para suportar a energia que vai aquecer a prensa. Acima dessa entrada, está a do cabo com ponta USB. Esse cabo será usado apenas na hora de ativar a sua máquina de fazer canecas.

 

Entra de cabos da Máquina de fazer canecas Cricut

 

Na parte de cima da Mug Press, nós temos a entrada da placa que aquece. É aí dentro que a mágica acontece! Essa parte verde é aquecida e pressionada contra a caneca. É assim que é feito a transferência da arte que está no papel direto para caneca.

Ao lado você vai ver o único botão da prensa térmica. É isso mesmo, apenas um botão e tudo acontece. Uma grande diferença entre a Mug Press e as outras prensas Cricut é que ela não precisa de configurações e nem ajustes.

Esse botão é o único responsável por todo o comando que ela vai receber para funcionar. Acima desse botão, você vai ver 5 leds. Esses leds são ativamos pelo botão e se acendem para indicar o andamento do trabalho da sublimação. Desse modo, tudo isso acontece automaticamente!

E do lado oposto à placa, nós temos uma tampa que funciona como uma alavanca de abrir e fechar. Ou seja, essa tampa deve ser levantada para abrir o espaço em que a caneca será encaixada e fechada para segurar a caneca no lugar e pressioná-la contra a placa para a transferência acontecer.

 

Vão para fazer sublimação na Máquina de fazer canecas

 

Como Ativar a Cricut Mug Press

Fazer a ativação da Mug é simples e necessário. Sem isso você não consegue usar a sua máquina de fazer canecas. Para fazer isso, você vai precisar do seu computador com o programa Design Space instalado, os cabos que vieram na caixa e o equipamento.

Em seguida, abra o Design Space, clique nos três tracinhos no topo esquerdo da tela e escolha a opção “Nova Configuração de Produto“.

 

Como Ativar a Mug Press Cricut

 

Logo depois, vai aparecer a tela com os equipamentos Cricut e você vai selecionar o grupo das prensas.

 

Selecione a opção prensa de calor para fazer a ativação

 

Depois, você vai escolher qual a prensa de calor deseja configurar, neste caso,  selecione a Cricut Mug Press.

 

Selecione a opção Cricut Mug Press para fazer a ativação

 

Agora, é só seguir o passo a passo apresentado nas imagens abaixo. Esse processo de ativação é também o registro do equipamento na sua conta Cricut.

 

Passo a Passo Para Fazer a Instalação da Prensa de Canecas

 

 

Passo a Passo para fazer instalação da Máquina de fazer canecas Cricut

 

 

Passo a Passo para fazer instalação da Máquina de fazer canecas Cricut

 

Material Compatível  –  Linha Sublimática Infusible Ink

Como eu já disse, anteriormente, essa prensa faz sublimação em canecas. Dessa forma, você vai precisar de materiais sublimáticos para fazer as estampas.

Por isso, use a linha Infusible Ink Cricut compatível com ela, você pode usar canetas e folhas de transfer para fazer todo tipo de trabalho.

    • Canetas: você encontra com duas pontas – ponta fina 0.4 e marcadores com ponta média. Elas podem ser usadas diretamente nas máquinas de corte (Explore, Maker e Joy) e fazer desenhos diretamente em um papel sulfite. Além disso, você também pode fazer desenhos à mão ou apenas acrescentar detalhes nos desenhos feitos pelas plotters.
    • Folhas de transfer sublimático: você pode cortar essas folhas sublimáticas com as plotters de corte e fazer a transferência do desenho com a Mug Press. A Cricut tem folhas coloridas e estampadas que podem ser cortadas em qualquer uma das máquinas.

 

Material Infusible Ink Compatível com a Mug Press

 

Canecas Compatíveis com a Mug Press

Uma das grandes perguntas é: qual caneca eu posso usar na máquina de fazer canecas Cricut? Claro que a Cricut desenvolveu canecas de excelente qualidade para usarmos com a Mug. Pois, com elas temos a garantia da Cricut de que o trabalho vai ficar incrível.

Por aqui, temos a opção da caneca toda branca, caneca azul por dentro, rosa por dentro e as empilháveis. Todas elas, com exceção das empilháveis, vêm em caixas individuais, o que é perfeito pra você entregar para o cliente! Mas, você também pode aproveitar sua plotter de corte e fazer uma caixa linda e personalizada.

Contudo, eu sei que você quer saber se pode usar outra caneca, e eu te digo que sim. Porém, ela precisa ser sublimática e seguir alguns padrões de medidas e especificações para que ela se encaixe direitinho na prensa Cricut.

Confira abaixo:

  • Capacidade de 295 – 450 ml
  • Superfície lisa e reta. Evite curvas e texturas.
  • Diâmetro entre 8,2 – 8,6 cm
  • Altura máxima de 12 cm

 

Caneca Sublimática Compatível com a Cricut Mug Press

 

Medidas Importantes para Canecas

O programa Design Space está cheio de artes prontas pra você cortar e aplicar nas canecas. Além disso, existe uma biblioteca imensa de imagens que podem ser usadas pra isso. Mas, se a ideia é a gente fazer uma caneca personalizada, do nosso jeito, como que a gente faz?

 

Medida Compatível com a Caneca Cricut

 

Primeiramente, saiba que não é nada difícil! Dentro do Desing Space tem um arquivo de base para as canecas. Então, basta você escolher a opção mais adequada ao tamanho da sua peça e aplicar o seu desenho dentro desse gabarito.

O uso do gabarito facilita muito o alinhamento da arte. Ele também te ajuda a dimensionar a arte pra que fique perfeita na caneca. 

 

Gabarito Para Caneca Sublimática no Desing Space

 

Esse gabarito funciona muito bem, porque ele respeita algumas medidas. Se você quiser desenvolver uma arte, dê uma olhada nessas medidas para que tudo se encaixe perfeitamente.

 

Tamanho do Gabarito para Estampar as Canecas Cricut

 

Confira as medidas e formatos das canecas:

340 ml

  • Largura máxima – 22.52 cm
  • Altura máxima –9.62 cm

444 ml

  • Largura máxima –22.52 cm
  • Altura máxima –10.8 cm

444 ml base arredondada

  • Largura máxima –22.52 cm
  • Altura máxima –10.59 cm

300 ml empilhável

  • Largura máxima –22.52 c
  • Altura máxima –7.49 cm)

O mais importante é você deixar pelo menos 1,3 cm livre entre a alça e o seu desenho. Essa distância garante que toda a arte vai ser aquecida e transferida, e como resultado final você tem bordas bem definidas.

Se seu desenho chegar mais perto da alça, não respeitando essa distância, ele não vai ser transferido apropriadamente.

 

Caneca Personalizada com a Cricut mug Press

 

Como Usar Cricut Mug Press

Os passos pra fazer uma caneca personalizada são poucos e muito simples, veja abaixo:

    1. Escolher o material – defina entre a caneta ou as folhas de transfer sublimáveis.
    2. Definir a caneca – escolha com qual caneca vai trabalhar.
    3. Preparar o arquivo – com às duas definições acima, prepare o seu arquivo. Escolha o gabarito ou arte pronta de acordo com a caneca escolhida.
    4. Cortar – coloque na máquina para cortar ou desenhar. Após cortar, depile o excesso das folhas de transfer sublimáveis.
    5. Aplicar – limpe bem a sua caneca e posicione a arte nela. Essa é a etapa mais importante! Em seguida, use fita termo resistente caso esteja usando o papel sulfite desenhado com as canetas Infusible Ink. Se você estiver usando as folhas de transfer sublimáticas, use o próprio liner para colar o desenho na caneca. Em qualquer um dos casos é superimportante deixar a arte bem rente e firme na caneca. Pois, qualquer espaço ou bolha vai resultar em um desenho menos definido.
    6. Transferir – pré-aqueça a Mug e quando ela estiver pronta, insira a caneca. Abaixe a tampa para fechar a base de transferência, aperte o botão e apenas aguarde o processo finalizar. Ela vai apitar quando a sublimação estiver pronta. Depois, retire a caneca com cuidado e coloque sobre uma superfície que aguente o calor. Para isso, eu uso a Base de Transferência Térmica da Cricut. Após esfriar, retire o papel e sua caneca estará pronta!

 

Aquecendo a Máquina de Canecas Cricut

 

Dicas Importantes:

  • Se for usar as folhas sublimáticas tenha certeza de ter depilado bem a sua arte. Pois, qualquer pedacinho que ficar vai ser transferido para a caneca.
  • Limpe bem a sua caneca antes de aplicar a arte. Use aqueles rolinhos que tiram pelos e sujeira e use álcool, se quiser.
  • Se for usar a caneca com base arredondada, coloque-a de boca virada pra baixo e aplique a arte. Dessa forma você vai ter uma borda reta pra se orientar e colocar o desenho da melhor maneira.

Cuidados Necessários: 

Após 24h você pode lavar e usar a sua caneca. Ela pode ir ao lava louças, evitando a prateleira de baixo. Não use sabão de limpeza pesada, nem buchas abrasivas, nem ciclos longos de lavagem. Portanto, cuide bem da sua peça e ela vai durar por muito tempo! 

 

Caneca Personalizada com a Máquina de Fazer Canecas Mug Press

 

Agora, eu quero saber o quanto você gostou da Mug Press! Ela é muito incrível, não é? Eu sempre gosto de pensar em como um equipamento pode acrescentar ao meu trabalho, e eu vejo isso muito claramente na Mug.

Caneca personalizada é um produto que anda muito perto de todo o resto que já fazemos por aqui. Ela pode ganhar a arte da capa do planner ou caderno; ganhar nome e desenho do tema da festa ou data comemorativa pra combinar com as caixinhas e etc; vai junto com um presente pra padrinhos, bebê ou corporativo. E por aí vai!

 

Caneca Personalizada com a Mug Press

 

Espero que você tenha curtido saber mais sobre essa máquina de fazer canecas que é linda e incrível!

E se você ficou interessada em fazer uma caneca personalizada, confira o DIY incrível que a Fernanda Estevão, do Time dos Sonhos Mimo Crafts, fez com a Mug Press Cricut para o Blog da Mimo com Arquivo Grátis!

 

O Que Dar de Presente no Dia dos Irmãos – DIY Mug Press Cricut

 

CUPOM DE DESCONTO MIMO CRAFTS

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Te espero no meu próximo post aqui no blog!

Um beijo

Comente o post aqui

Comentários