Lembrancinha Dia dos Pais – Arquivo Grátis Cricut

Pri Sathler

Publicado em agosto 2, 2022

66

Oi, oi, minha gente! Como vocês estão? Hoje o passo a passo é especial! Então, eu trouxe uma lembrancinha de Dia dos Pais superpersonalizada e criativa para você fazer e presentear os papais por aí.

O Dia dos Pais é uma das datas mais importantes do ano e eu confesso que pode ser um desafio fazer um presente personalizado para homens. E se a gente quiser que seja algo com utilidade, o desafio fica maior ainda!

 

Lembrancinha Dia dos Pais - Arquivo Grátis Cricut

 

Dessa forma, eu gosto de pensar em presentes que sirvam para a pessoa que vai receber. Isto é, que sejam úteis para quem vai ganhar e que ajudem em alguma tarefa ou hobby.

Porém, sei que não é fácil unir todos esses quesitos num presente artesanal. Mas, se a gente se esforçar, pesquisar um pouco e ampliar o olhar, conseguimos pensar em algo exclusivo, criativo e útil.

Então, foi com esse pensamento que criei esse passo a passo de avental masculino! Vamos lá?

Materiais para Estampar Avental Masculino

Então, para fazer essa lembrancinha de Dia dos Pais você vai precisar dos seguintes equipamentos e materiais:

 

Materiais para fazer avental masculino personalizado

 

Avental Masculino Personalizado – Molde Grátis Cricut

E para fazer esse passo a passo junto comigo você vai precisar do molde grátis que eu preparei. Assim, você vai poder fazer essa lembrancinha de Dia dos Pais, presentear quem você ama ou vender para seus clientes.

Então, baixe logo esse arquivo para cortar na sua Cricut e produzir muito. É só clicar na imagem abaixo.

 

Arte para avental masculino - Arquivo Grátis

 

Antes de mais nada, você vai precisar fazer o preparo dos tecidos um dia antes de começar a fazer esse projeto.

Então, você deve lavar todos os tecidos que vão receber aplicação de transfer. Essa etapa é importante para tirar qualquer produto aplicado no tecido durante o processo de fabricação e também para pré encolher a peça.

Pois, se o tecido encolhe com o transfer já aplicado, ele é um material que fica todo enrugado e esquisito, e não é o que queremos.

Passo a Passo de Como Fazer um Avental Masculino

Em primeiro lugar, vamos abrir o arquivo grátis da lembrancinha de Dia dos Pais no programa Design Space.

 

Baixar o arquivo Grátis da Lembrancinha Dia dos Pais no Design Space

 

Então, primeiramente, você vai baixá-lo em seu computador. Logo depois, insira o desenho do arquivo em seu Design Space. Clique em “upload” e siga as etapas.

 

Inserindo o arquivo no Design Space

 

Em seguida, abra o arquivo na sua tela e repare que tudo vem num grupo só. Então, desagrupe às duas partes. Depois, observe no painel lateral como as camadas do desenho se separam.

Essa é uma arte com duas camadas. Isso mesmo, também podemos fazer camadas de transfer Cricut. O processo é idêntico e o resultado fica lindo.

 

Desagrupe as partes do projeto de lembrancinha Dia dos Pais

 

Inclusive, se você quiser ver outro projeto com essa mesma técnica, confira o post de Como Fazer Bolsa Personalizada – DIY na Cricut  e veja o que é possível fazer.

 

Como Fazer Bolsa Personalizada

 

Em seguida, selecione todas as partes pretas e clique em “anexar”, é essa ferramenta com ícone de clipes que fica na parte inferior do painel lateral.

A função do anexar é manter as partes no lugar. Pois, se você apenas agrupar essas partes e mandar cortar, todas as camadas serão separadas na base de corte. Sendo assim, para manter o layout, a organização do seu projeto, use sempre a ferramenta “anexar”.

 

Usando a ferramenta anexar no Design Space

 

Depois disso, clique em “fazer” para começar a etapa de corte. Se você estiver usando a Maker 3 ou Explore 3, junto com transfer smart, escolha o corte sem a base.

Contudo, eu vou usar a Base de Corte Cricut, apesar de estar com a plotter de corte Maker 3, porque estou usando transfer comum.

Logo depois, clique no “botão de espelhar” na base de corte que tem os desenhos.

 

Espelhando o arquivo para cortar na plotter de corte

 

DICA: toda arte que vai ser cortada em transfer termocolante ou nas folhas de transfer sublimáticos Infusible Ink deve ser espelhada. Porém, se o desenho for simétrico e não tiver informações como texto, você pode cortar como está.

Mas, se tiver texto ou algum desenho que deve ficar de um lado, espelhe o desenho. Esses materiais são cortados pelo verso, por isso devemos espelhar tudo.

Então, selecione a configuração de corte adequada ao material que você está usando. Como falei, anteriormente, estou usando o Tranfer termocolante comum Cricut. Se você usar outro tipo como, por exemplo, glitter ou mosaico, escolha a configuração adequada para esse material.

Agora, mande a sua plotter de corte cortar o material.

DICA: esses materiais vêm em rolos, por isso, tendem a enrolar quando colocados na base de corte. Se isso acontecer, coloque uns pedaços de fita crepe nas pontas para manter o material bem fixado durante o corte.

 

Cole o transfer na base com fita crepe

 

Desse modo, se você tiver todos esses cuidados sugeridos acima, o seu corte também vai sair perfeito.

 

Corte perfeito do projeto - Lembrancinha Dia dos Pais - feito com a plotter de corte Maker 3

 

Agora é o momento de depilar o material. A melhor ferramenta para fazer esse processo é o Gancho Cricut. E às vezes, você também pode usar uma Pinça de Precisão.

Os materiais escuros e com textura costumam ser mais difíceis de ver o corte, isso dificulta a depilação, principalmente em artes detalhadas.

Quando isso acontece, o ideal é você usar a Mesa de Luz da Cricut. Pois, a luz passa pelos cortes e a gente vê qual parte deve ser retirada. Esse equipamento facilita muito o processo. Dessa maneira, você economiza tempo e minimiza erros.

DICA: se tiver dúvida de quais partes retirar, abra a imagem no seu computador ou celular para conferir enquanto depila o material.

 

Depilando o transfer com o gancho cricut e a mesa de luz cricut

 

Aos poucos a arte vai ganhando a forma definitiva dela e fazendo sentido, como mostro na imagem abaixo.

 

Projeto no transfer cricut - lembrancinha dia dos pais

 

Como Aplicar Transfer com a Easy Press Cricut

Chegou a hora de preparar a aplicação do transfer no tecido da nossa lembrancinha de Dia dos Pais. Para facilitar esse processo, acesse a tabela guia de temperaturas das prensas Cricut. Essa tabela é muito importante ser consultada toda vez que você for fazer aplicações com as prensas térmicas da Cricut.

Nessa tabela você escolhe qual equipamento está usando; qual material vai aplicar e qual material base vai receber a aplicação. A partir dessas informações você recebe os dados de tempo e temperatura para programar a sua prensa e fazer a aplicação perfeita.

Então, configure o tempo e a temperatura da sua prensa. E enquanto ela aquece, vamos para a próxima etapa.

 

Aquecendo a Easy Press Cricut para aplicar transfer

 

Além das informações de tempo e temperatura, a tabela também te dá as instruções de preparo da sua peça; instruções de aplicação (quais camadas de materiais fazer) e instruções de cuidados pós aplicação. E é isso que vamos fazer agora, preparar a peça para a aplicação.

Dessa forma, coloque a Base de Termo Transferência por baixo e sobreponha o avental bem esticado.

Em seguida, pré aqueça o avental por 5 segundos aproximadamente. Pois, isso vai desamassar o tecido e tirar qualquer sujeira que pode estar impregnada no tecido.

Além disso, é importante tirar pelos, fios e linhas que possam estar grudados na área de aplicação. Essas coisas atrapalham e causam defeito na aplicação de qualquer material termo transferível. Para isso, use esses rolinhos adesivos para limpar.

 

Limpando o tecido do avental com rolinho de fita adesiva

 

Agora, vamos começar a aplicação. Então, posicione a primeira camada. Assim, use uma fita métrica ou régua para manter o espaçamento correto nos dois lados. Depois, fixe bem no tecido usando a cola que tem no liner (esse plástico transparente).

 

Aplicando a primeira camada do projeto de lembrancinha Dia dos Pais

 

Assim que a sua Easy Press Cricut estiver aquecida, sobreponha diretamente sobre o transfer e aperte o botão para iniciar a contagem. Se você estiver usando a Mini Easy Press, vá passando de um lado pro outro para aplicar por igual.

O mais importante quando se faz aplicação de transfer em camadas é ter o cuidado para não super aquecer nenhuma delas. Por isso, a gente sempre começa aplicando a primeira camada usando apenas a metade do tempo sugerido.

 

aplicando a primeira camada do projeto com a metade do tempo

 

Logo depois, tire o liner com o material ainda morno. Mas, fique atenta! Se estiver muito quente, o transfer vai sair, porque a cola ainda vai estar mole. Contudo, se alguma parte ainda não tiver ficado colada no tecido, volte com a prensa térmica mais um pouquinho.

 

Tire o line do transfer enquanto estiver morno

 

Depois, sobreponha a segunda camada de maneira a cobrir todo o círculo branco já aplicado. E tenha cuidado para manter a arte alinhada, com o texto reto.

Agora, use a Easy Press com o tempo total de aplicação. Logo após, vire o avental do avesso e aplique com a metade do tempo. Essa etapa é super importante para garantir que tudo ficou bem fixado no tecido!

Assim que o transfer estiver morno, retire o liner com cuidado. E se algo não tiver ficado bem colado, cubra com o liner e aplique mais alguns segundos com a Easy Press.

DICA: faça sempre aos poucos! É melhor voltar com a prensa pra reforçar algo que ainda não colou do que derreter o transfer.

 

Estampa para avental - lembrancinha Dia dos Pais

 

E esse será o resultado da sua lembrancinha de Dia dos Pais! Um presente personalizado e divertido para os papais que amam um churrasco!

 

Avental personalizado com transfer

 

Inclusive, você pode usar outras cores de transfer, escolha as que mais combinarem com o seu avental de lembrancinha de Dia dos Pais. Além disso, você também pode aplicar esse desenho cortado em vinil adesivo e fazer um quadro; pode também cortar nas folhas de infusible ink e fazer uma caneca personalizada!

Invente o que você quiser e incremente ainda mais o seu presente!

 

Avental personalizado com transfer

 

Te espero no meu próximo post aqui no blog!

Cupom de Desconto Mimo Crafts

Realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping!

É só clicar nesta imagem aqui embaixo para ganhar um cupom de desconto para comprá-las agora mesmo na loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Loja Mimo Crafts

 

Um beijo

Pri!

Comente o post aqui

Comentários

    • Ei, Fernanda! Tudo bem? Ficamos super felizes em saber que você gostou deste projeto! 💜💜 Conte sempre com a Mimo para ir muito além do papel. ❤️🧡💛💚💙💜🤍

  • O projeto é lindo mas estou com uma duvida! Quando é utilizado o adesivo de vinil, e depois colocado no adesivo de transferência, é necessário que seja um adesivo de vinil especifico ou pode ser um comum? porque na lista de compras temos adesivo de vinil removível e normal.

    • Ei, Luana! Tudo bem? Você pode fazer com os dois tipos de adesivo vinil. O vinil adesivo é muito resistente à água, porém ele deve ser lavado com delicadeza, tome cuidado e use apenas a parte macia da bucha de lavar louças, ou seja, não use aquela parte áspera. Conte sempre com a gente. 🥰😍

    • Fiquei com uma dúvida, a maker consegue cortar tecido de algodão, tipo tricoline, preparado com termocolante? E qual a capacidade de detalhes desse corte?

      • Ei, Flávia! Tudo bem? A Cricut Maker consegue cortar poliester, feltro, algodão, tecidos mistos, seda, jeans (fino), tecido impermebilizado e muito mais, sem tratamento prévio. Tudo isso graças a Lâmina Rotativa, que acompanha esta plotter de fábrica. 😁

        Veja o corte dela em tecido neste vídeo no nosso Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=rRS1smuHTOk&t=19s ❤️

  • Pode colocar o vinil direto no vidro da vela? Tem problema de esquentar o vidro e estragar o vinil?
    Ficaram lindas!

    • Ei, Loraine! Tudo bem? Pode sim! O Adesivo Vinil Mimo também suporta até 40 lavagens em lava-louças, baseado em testes feitos em louça lisa em lava louça com água em temperatura de até 50º C. Outro destaque é que ele foi desenvolvido com cola de excelente qualidade, ou seja, isso garante excelente aderência para sua película adesiva. A Gaby Mallab do Time dos Sonhos Mimo Crafts, personalizou velas nesse vídeo do nosso canal do Youtube: https://youtu.be/8NFbEasnqs8?si=9mgOM9BA9O_hgY1Z 💖

  • Boa noite, muito bom os conteúdos. Tem ajudado e facilitado muito. Não possuo iOS, sabe se o snsp mat será disponibilizado para Android?