Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Pri Sathler

Publicado em março 4, 2020

66

Oi oi! Eu sou a Pri Sathler, designer do Time dos Sonhos da Mimo Crafts e hoje eu vamos aprender a Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2.

A princípio, para te mostrar o corte – que na verdade é muito simples, eu preparei um tutorial com arquivo grátis pra você baixar e fazer aí também!

Além disso, no arquivo, você vai encontrar três modelos de estojos/bolsinhas diferentes. A bolsa pra sanduíche e talheres eu fiz pensando na lancheira da escola, sabe? Algo fácil de fazer e que pode ser usado no dia a dia e que já tem o nome da criança.

E o outro arquivo que é sacolinha, eu criei pensando que pode ser usada pra um lanche maior. Ou, porque não, como lembrança de festa? A gente usa tanto papel e esquece que pode fazer uma lembrança durável, não é?

Imagina receber – ou dar – essa sacolinha recheada com algo gostoso ou útil? Ia ser incrível, não é? E pra fechar você pode usar o velcro, um botão ou um acessório divertido como esse clip gigante!

Certamente, essas são duas ideias bem legais pra você colocar em prática aí, não é?

Então vamos falar sobre os materiais e já já começamos o passo a passo.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Primeiramente, não é novidade que as máquinas de corte caseiras cortam tecido, né? E aqui não é diferente. Saiba que a Cricut Explore corta o tecido com muita facilidade e precisão.

Antes de tudo, para fazer isso você precisa de três coisas: lâmina de corte para tecidos + base de corte para tecidos + tecido preparado. Ou seja, vamos falar de cada um desses itens!

Como Cortar Tecido: Qual Lâmina de Corte Usar 

A Lâmina de Corte para Tecidos tem a cor rosa. Porém, ela é uma lâmina de ponta fina (como aquela para papel). Isto é, feita com mesmo material e do mesmo tamanho.

Sendo assim, o que a Cricut fez aqui foi mudar a cor para que você não confundisse na hora do uso. Desde já, todo mundo sabe que o melhor é ter uma tesoura pra papel e outra para tecido.

Em outras palavras, se você misturar o corte numa tesoura só ela perde o fio e fica cega. E com as lâminas a história é a mesma. Isto é, usar a mesma lâmina para tecido e para papel significa ter problema no corte em algum momento.

Lâmina para Tecido - Lâmina Rosa

Como Cortar Tecido: Qual a Melhor Base para Cortar Tecidos

Saiba que a Base de Corte para Tecidos também é rosa, assim ela combina com a lâmina e você não se confunde! Nesse sentido, essa base tem a quantidade de cola ideal para colar o seu tecido, sendo ele preparado ou não. Jajá vamos falar mais sobre isso.

Aliás, a Base de Corte para Tecidos é feita também para trabalhar com a Lâmina Rotativa, que é exclusiva para Cricut Maker. Isso porque, essa base, além da quantidade de cola ideal, é mais resistente, para suportar a pressão feita pela lâmina no momento do corte.

DICA:

Posteriormente, ma base de corte vão sobrar alguns fiapos e resíduos de tecido. Mas, não pense que ela fica tão suja que você vai usá-la pouco. Não! Dessa forma, quando terminar seus cortes, tire todo resíduo de tecido com a espátula.

Ele é ideal para isso porque limpa sem tirar a cola da base. Depois use um lenço umedecido para limpar a base e deixe-a secar. Após isso, é só colocar o plástico de proteção volta pra guardar!

Tecido Preparado

Afinal, você sabe o que é isso?? Então, tem gente que chama de termocolante, de entretela e sei lá mais o que! Mas, no final das contas, o tecido preparado é um material que para ser utilizado é necessário que você aplique algum termolocante no verso dele.

Isso porque, o termocolante é o responsável por estabilizar o tecido na base de corte. Contudo, sem o termocolante você vai ter problemas pra cortar o tecido, principalmente se o seu tecido for mais fino.

Dessa forma, você deve utilizar uma prensa térmica ou ferro de passar aplicar o termocolante no verso do tecido. Você pode comprar esse material em armarinhos. Depois, é só cortar um pedaço um pouco menor do que o seu tecido e aplicar.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2 – Lista de Materiais

Antes de mais nada, baixe abaixo o arquivo de corte das bolsas! Já para as estampas eu utilizei algumas imagens disponíveis no Cricut Design Space. Abaixo eu listei as referências para que você as encontre com facilidade.

  • Para o transfer: Thank You #MB55535F da coleção Draw + Cut Sentiments and Flourishes
  • Para a bolsa de talher: Comfort Food #M3D264 da coleção Fast Food
  • Para a bolsa de sanduíche: Toast With Lettuce Outline #MF9AB51E da coleção Kawaii Breakfast

Arquivos Grátis Mimo Crafts

Você vai precisar de:

Materiais para Personalizar Tecido

Como Ajustar Arquivos no Design Space

A princípio, a primeira coisa é abrir o arquivo. Sempre começo com essa frase e to me achando repetitiva já, mas é realmente a primeira coisa! Você vai fazer aquele velho conhecido processo de upload.

Em seguida, na tela do Design Space, você vai clicar em Upload e vai escolher o arquivo que acabou de baixar. Como o formato do arquivo é .svg, ele vai praticamente vai subir sozinho pra junto das suas imagens.

Logo após o Upload, é só inserir o arquivo na área de trabalho para começar o projeto.

Projeto no Design Space

Agora, ajuste o tamanho da forma como quiser. Eu fiz a bolsinha pro sanduíche com 18cm de largura. Cabe um sanduíche de pão de forma certinho depois de costurado. O estojo pros talheres eu fiz com 8cm de largura. No entanto, todas essas medidas podem ser adaptadas pro tamanho que você quiser, ok?

Em seguida, duplique as imagens. Uma vai ser cortada no tecido liso e outra no estampado. Pra facilitar a organização lá na base de corte, eu coloquei cores diferentes para o liso e para o estampado.

Como Cortar Tecido: Ferramentas Essenciais Para Corte

Agora que você definiu o tamanho dos seus projetos, é hora de cortar o tecido pra colocar na base de corte. Certamente, essas ferramentas aí em baixo são essenciais pra quem quer trabalhar com tecido. Vou falar de cada uma delas:

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2 - ferramentas essenciais

Aplicador de Tecidos 

Esse rolinho é sensacional! Ele é perfeito para aplicar tecidos, isso porque ele estica materiais mais finos, como o tecido por exemplo, sobre a base de corte. Se o tecido fica mal aplicado, com alguma dobra ou ruga o corte não vai ficar perfeito.

Além disso, ele também é ótimo pra tirar bolhas de materiais, como o vinil por exemplo, e pra dar aquela reforçada na hora de colocar o papel numa base de corte mais gasta!

Tesoura

Já falei ali em cima sobre a importância de ter uma lâmina para papel e outra para tecido e usei a tesoura como exemplo para isso.

E é isso aí! Um boa tesoura para tecidos é super importante. Essa da Cricut tem um tamanho ótimo e é de ótima qualidade!

Estilete Rotativo

Definitivamente, eu sempre quis ter um desses e posso dizer que é ótimo pra cortar tecido e feltro. É só você colocar o material sobre uma Base de Corte Regenerativa – uso a da Mimo -, e com uma régua – também uso da Mimo! – você faz os cortes maiores das peças pra colocar na máquina cortar.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2 - cortador circular

Como Cortar Tecido: Como fazer lancheira passo a passo

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Ferro de Passar Roupa

A seguir, corte um pedaço da entretela pra colocar no verso do tecido. É importante que a entretela seja um pouquinho menor que o tecido. Aplique no verso do tecido usando um ferro de passar. Aqueça até perceber que a entretela colou no tecido.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Quando você retirar o liner da entretela a parte colante vai ficar grudada no tecido. Agora é só colocar o tecido na sua base de corte. É muito importante ter bastante cuidado nessa hora! Alinhe bem o material antes de colar e cole aos poucos.

A entretela é bem lisa e gruda com muita facilidade na cola da base. Se você tiver que reposicionar, provavelmente vai acabar descolando a entretela do tecido. Por isso, faça aos pouco e só aplique o tecido todo quando tiver certeza do alinhamento. Faça tudo bem esticado e use o rolinho pra aplicar sem rugas.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Bom, agora gire o botão da Cricut Explore Air 2 e escolha o material Bonder Fabric, que é o mesmo que Tecido Preparado. Após isso, veja as informações na tela do seu computador. Com tudo certo, carregue a base e comece os cortes.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Veja como o corte fica perfeito! Seria impossível cortar curvas tão certinhas assim na mão! Ainda mais tendo que cotar várias peças iguais.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Um outra DICA pra você que tá aprendendo a como cortar tecido: Verifique sua lâmina sempre! É só apertar o ‘pininho’ de baixo pra levantar a ponta da lâmina e ver se ter algum fiapo agarrado. Faça isso no meio do seu trabalho caso perceba algum problema no corte e no final dos cortes também!

Como Cortar Tecido: Como Personalizar Tecidos Preparados

Agora que você aprendeu a como cortar tecido é hora de dar a sua cara par o projeto. Eu coloquei lá em cima os projetos que eu usei – são todos do Cricut Access. E aí eu usei transfer na sacolinha e canetas Infusible Ink nas bolsinhas pra lanche.

Mas Pri, Infusible Ink não é pra tecido sintético, de poliéster? Sim, é. Mas pega em algodão (que foi o que usei aqui) só que fica mais fraco, já com carinha de desbotado.

No entanto, eu escolhi essa técnica pela durabilidade. Como essa peça que vai ficar na mão de criança, ela tende a não durar muito. Imagina eles cutucando as pontinhas do transfer até soltar?

A sublimação no algodão não é o resultado mais bonito, mas funcionou pra o que eu precisava e vai durar. Que é o que importa nesse momento pra mim.

Minha sugestão aqui é: escolha o desenho que você quiser e a técnica que você preferir! Se você for fazer esse mesmo sanduíche de transfer, pode escolher as outras versões dele no Access e ver qual fica melhor pra esse material. Ok?

Ainda está com dúvidas sobre Sublimação Infusible Ink? Veja este outro post no Blog da Mimo, onde te conto tudo sobre esta técnica.

 

Tudo Sobre Sublimação Infusible Ink Cricut

 

Como Desenhar Na Cricut Explore Air 2

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Na Tela você vai escolher as cores das canetas que vai usar. É só selecionar o desenho, mudar a linha pra Desenho (se não for um arquivo de desenho, normalmente tudo entra como corte) e logo em seguida definir o tipo e a cor da caneta.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

A seguir, clique em Fazer e na próxima janela você vai algumas configurações. Mude o formato para A4 e espelhe o desenho. Você pode fazer isso na tela ou aqui na base de corte. Tanto faz, só não se esqueça desse passo, caso contrário vai ficar tudo invertido quando você aplicar.

Afaste um pouco os desenhos uns dos outros. É importante ter um espaço de papel em branco em volta pra você cortar cada um.

Logo depois, gire o botão de materiais na sua Cricut Explore e escolha Papel. Na próxima janela, você vai ver que o material já foi configurado, e a primeira caneta a ser colocada na máquina. Carregue sua base e comece o desenho.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2
Assim que a máquina terminar com uma cor ela vai parar e solicitar a troca das canetas. Aí é só ler qual a próxima da fila. Continue assim até terminar o desenho.

Como Cortar Tecidos: Como Cortar Transfer na Cricut Explore

Para cortar o transfer você vai seguir os mesmos passos. Espelhe o desenho e gire o botão de materiais para Iron on. Aí é só tirar, com o auxílio do gancho, a parte negativa da sua imagem.

No entanto, se você quer aprender a como cortar transfer como mais detalhes é só clicar no post abaixo. esse corte com mais detalhes, leia esse outro post aqui.

Como Fazer Almofadas Personalizadas

Canetas Infusible Ink

Você vai perceber que a máquina faz apenas o contorno dos desenhos e letras. Você pode preencher tudo à mão e aproveitar pra acrescentar detalhes.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Como Fazer Sublimação com a Prensa Térmica Easy Press

Corte os desenhos e posicione nos tecidos e cole um pedaço da fita adesiva térmica para fixar o papel no lugar. A técnica da sublimação é muito sensível, o papel com o desenho não pode sair do lugar se não o  trabalho dá errado.

Como Fazer Sublimação com a Prensa Térmica Easy Press

Contudo, antes de fazer as aplicações veja as configurações e orientações de preparo e aplicação da sublimação e do transfer na Tabela Interativa da Cricut. É muito importante seguir as orientações, viu?

Coloque um cardstock, ou quatro folhas de sulfite por baixo do tecido que vai receber a sublimação. A tinta vaza, principalmente se você for usar algodão como eu. Sendo assim, a proteção é importante para que não seja aplicado do outro lado da peça também. Não se esqueça de proteger com um papel sulfite ou manteiga por cima também.

Mimo DICA:

Como a temperatura para a sublimação é bem alta, sugiro que você use um papel que cubra toda área do material que a Prensa Térmica Easy Press vai encostar. Assim você evita qualquer alteração de cor do tecido.

IMPORTANTE: tire a entretela do verso dos tecidos que forem receber qualquer aplicação com calor.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Espere esfriar um pouco para retirar o papel. Você vai perceber que, no papel, também haverá tinta, mas é assim mesmo!

Como Cortar Tecido: Como Fazer Costura Decorativa

Como Fazer Costura Decorativa

Primeiramente, prepare as peças para começar a costura. Aqui eu usei velcro, mas você pode usar botão, fazer uma alça com elástico ou outra coisa que prefira.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Comece as costuras. Aqui eu costurei os lados certos de frente um pro outro, desvirei e fechei a costura. Minha DICA pra você aqui é: não se esqueça de abrir a costura com o ferro (o acabamento fica mais bonito) e faça pequenos cortes nas parte arredondadas. Assim vai ficar menos tecido embolado pro lado de dentro.

E aí é só fechar os estojos e seu projeto está pronto.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Eu sei que foi um passo a passo longo. Mas o resultado final vai valer a pena. Mesmo se não trabalhar com costura, faça o teste, tenho certeza que vai amar!!!

O objetivo principal aqui era te mostrar como é fácil cortar tecido na Explore. Dessa forma, eu quiz te contar TODAS as dicas que fui descobrindo esse tempo todo. No entanto, eu também quis te mostrar algumas ideias para o seu primeiro projeto.

Como Cortar Tecido na Cricut Explore Air 2

Espero muito que você tenha gostado desse passo a passo e a gente quer ver o que vocês vão fazer com tecido por aí!

Pra continuar por dentro do nosso conteúdo siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Cupom de Desconto é na Loja Mimo Crafts
Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
Enfim, é só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

Nos vemos em breve!

Pri Sathler

Instagram | Facebook

Mimo Crafts

Instagram Youtube Pinterest Facebook

Comente o post aqui

Comentários