Papercraft Low Poly – Como Trabalhar Arquivos 3D na Cricut

Larissa Minassa

Publicado em janeiro 12, 2021

9

Olá! Eu sou Larissa Minassa, empreendedora e criativa. Neste post, vou ajudar quem quer trabalhar com esculturas de papel. Pois, esta técnica do Papercraft Low Poly é uma tendência de mercado. Sendo assim, vou mostrar como trabalhar arquivos 3D na Cricut.

Então, você vai ver como é simples trabalhar com arquivos 3D no Cricut Design Space. Mas, desde que eles venham de fontes devidamente preparadas para que a gente configure esses arquivos de forma prática e rápida.

E, assim, consiga cortá-los em nossas plotters de recorte Cricut Maker ou Explore Air 2. Ou seja, agilizando o processo de produção do low poly.

 

Papercraft Low Poly - Como Trabalhar Arquivos 3D na Cricut

 

Além disso, gostaria de ressaltar que este resultado é fruto de muitos testes feitos por mim em parceria com a Luciana Viña.

O arquivo que utilizaremos neste post é um sol lindo feito pela Luciana Viña e vou te ensinar como eu, Larissa, faço para configurar este arquivo no Design Space.

Quando você adquire um molde de papercraft low poly, além do arquivo em SVG, DXF e PDF, ele também costuma vir um Manual e um Mapa desse molde. Isto é, um guia para te orientar na configuração de corte e montagem.

Portanto, a imagem abaixo é o mapa do arquivo de sol que vamos trabalhar agora. Ou seja, é importante conhecê-lo para entender os próximos passos. Observe que o Mapa tem 5 folhas. Isso significa que o arquivo tem 5 partes.

 

Mapa do Arquivo de Papercraft Low Poly

 

Perceba também que cada folha tem uma área vermelha em destaque. Isso significa que cada folha a ser cortada equivale exatamente a esse pedaço destacado. Isso é extremamente útil, principalmente se você quiser fazer a peça com mais de uma cor.

Materiais para Fazer Papercraft Low Poly

Depois de começar a se familiarizar com o arquivo, bora colocar a mão na massa! Então, veja na lista a seguir quais são os materiais que você vai precisar  para  trabalhar com papercraft low poly na sua Cricut.

 

Após reunir esta lista de materiais, vamos começar carregando esse arquivo no programa Cricut Design Space. Ou seja, no Menu lateral esquerdo, clique em “CARREGAR”.

 

Clique em Carregar no menu esquerdo

 

Depois disso, clique em “CARREGAR IMAGEM”.

 

Clique em Carregar Imagem

 

Você pode carregar o arquivo de algumas formas: arrastando e soltando-o na área ou clicando no botão “Navegar”, para localizar o arquivo na devida pasta do seu computador.

 

Arraste e Solte o Arquivo do papercraft low poly ou Encontre-o pelo botão "Navegar"

 

Porém, o mais importante aqui é utilizar arquivos com extensão SVG, pois são eles que estão devidamente preparados para utilizar na Cricut.

Lembre-se que estou me referindo a este arquivo que usei, mas, pode ser que você utilize arquivos de Papercraft Low poly de outros autores. Ou seja, pode ser que as configurações não sejam tão simples como eu vou te mostrar agora.

Carregando folha por folha no Design Space

Como este projeto tem 5 folhas, precisamos carregá-las uma a uma na plotter de recorte. Isto é, não é possível trazer todas de uma vez para esta primeira etapa.

Dica importante: não mude o nome dos arquivos para que você saiba a numeração de cada folha na hora da montagem.

Esta imagem a seguir é a da Folha 1. Observe que o molde tem linhas de vinco vermelhas e linhas de vinco azuis. Falaremos sobre isso com mais detalhes logo adiante. Clique em “SALVAR”.

 

Veja que o molde de papercraft low poly tem linhas azuis e vermelhas

 

Repita o processo até que todas as folhas sejam carregadas no Design Space.

Agora, podemos selecionar todas ao mesmo tempo para inserirmos na área de trabalho.

 

Selecione todas as imagens e clique em "Inserir Imagens"

 

Pode levar um tempinho para carregar o arquivo, mas ele vai carregar! E mais! Veja que ele traz um sobre o outro! Fique tranquila(o)!, pois vamos organizar isso agora!

 

Programa coloca uma imagem em cima da outra

 

Aí você me pergunta: “Larissa, e o tamanho? Como vou saber se está certo?”.

Este arquivo já veio com o tamanho correto. Não precisa mexer em nada. Pois ele já foi configurado para facilitar este processo! Então, vamos lá! Para organizar sua tela, sugiro que diminua o zoom umas três vezes.

Distribua as folhas em ordem crescente. Se tiver dúvidas de qual é a folha 1, 2 ou 3… é só olhar para a “Bússola”, porque lá tem os nomes dos arquivos (por isso  que, anteriormente, eu disse antes para você não renomeá-los).

Quando você clica sobre ele, olhe para a área de camadas e ele estará na cor cinza mais escuro e assim facilita sua identificação.

 

Confira número das folhas no próprio Design Space

 

Dica: Normalmente a de cima é a última…

Organizando as Folhas

Sugiro que você clique na ferramenta de Texto e crie os títulos para cada folha. Porém, isso não é obrigatório. É apenas para organizar melhor seu arquivo. Afinal de contas, esses textos não serão usados para mais nada.

Dica: Pinte esses textos de uma cor que não vai utilizar no arquivo, para que eles fiquem isolados em uma base de corte. Lembre-se de que a gente não vai cortá-los.

 

Pinte esses títulos de uma cor que não vai utilizar no arquivo

 

SALVE O ARQUIVO! Salvou? Beleza, vamos em frente! Observe que, até agora, a gente não desagrupou os arquivos. E acredite: não vamos desagrupá-los em hora nenhuma!

Faremos tudo pela área de camadas. Então, vamos começar configurando os números.

Se quiser para facilitar a visualização, comece de baixo para cima na área de camadas, porque a Folha 1, normalmente, é a última. Portanto, também fique à vontade para aumentar o zoom. Eu gosto de deixar menorzinho para ver tudo de uma vez só na tela.

Em seguida, clique na camada referente aos números. Observe, então, que ao selecionar essa camada, o quadradinho da área de “Caminho”, no Menu Superior, estará na cor preta.

 

O quadradinho da área de “Caminho”, no Menu Superior, estará na cor preta.

 

Dica: As camadas de números assim como as camadas de vinco são meio apagadinhas, meio ralinhas, ou seja, fica mais fácil encontrá-las.

Depois, clique na setinha para mudar a função para “DESENHAR”.

 

Clique na setinha para mudar a função para “DESENHAR"

 

Deixe com a caneta Black mesmo.

 

Deixe com a caneta Black mesmo

 

Feito isso, repita os passos para todas as camadas de números de cada folha.

Se preferir, você pode selecionar os números de todas as folhas de uma vez. Segure a tecla “Shift” para isso. Mas, lembre-se de observar sempre a cor do quadradinho do campo “Caminho”.

Pois, se por acaso aparecer uma interrogação nele, significa que você selecionou alguma camada errada, ou seja, que não é dos números. E terminamos a configuração dos números.

Configurações do Vinco do Papercraft Low Poly

Então, agora, vamos configurar os vincos. Sendo assim, vamos escolher os vincos de cor vermelha que são os vincos que chamamos de VINCOS MONTANHA.

Para saber se a seleção na camada está certa, volte a observar a cor do quadradinho no campo “Caminho”. Pois, se estiver vermelho lá, está correto. Na imagem abaixo, selecionei os VINCOS VALE de todas as folhas ao mesmo tempo.

 

A cor do quadradinho no campo “Caminho” tem que estar vermelha

 

Pode ser que alguma folha não contenha algum tipo de vinco e isso é normal! Varia de acordo com o arquivo.

Clique na setinha do “Caminho” e escolha “PONTEAMENTO”.

 

Clique na setinha do “Caminho” e escolha “PONTEAMENTO"

 

Após isso, observe que as linhas de vinco ficaram tracejadas. Contudo, não se preocupe, pois, apesar de as linhas de vinco estarem tracejadas na tela, o equipamento de recorte Cricut faz o vinco contínuo no papel.

 

Veja que as linhas ficaram pontilhadas

 

Antes de continuar, vou colorir as peças de amarelo, que é a cor do papel que vou cortar. Ou seja, a ideia é deixar tudo mais intuitivo no trabalho.

Inclusive, isso poderia ter sido a primeira coisa a fazer, mas “a ordem dos fatores não altera o produto” por aqui, ok?

Ainda pela área de camadas, vou selecionar todas as partes que quero colorir e vou mudar a cor lá no quadradinho do campo “Caminho”.

 

Mude a cor de todas as partes do papercraft low poly que você quer colorir para amarelo

 

Olha como está ficando lindo!

 

Parte já ficam amarelinhas

 

Configurações de Vinco Vale

Agora sim, vamos configurar os vincos vale! Mais uma vez, vá até a área de camadas e selecione todas as que forem azuis.

Dica: Elas serão umas camadas apagadinhas que ainda estão como recortar e estarão entre as camadas Desenhar e Ponteamento!

Depois de selecionadas, clique na opção “DESENHAR” do campo “Caminho”. Desta vez, escolha a cor de caneta Blue.

 

Clique na opção “DESENHAR” do campo “Caminho” e escolha a cor de caneta blue

 

Ainda com elas selecionadas, DUPLIQUE essas linhas. Para isso, você pode dar o comando “Ctrl-C Ctrl-V” ou ir no canto superior direito da tela e clicar em “DUPLICAR”.

Observe que, quando você faz isso, ela duplica, mas tudo fica fora do lugar, Então, preste atenção: não adianta querer posicionar todas juntas, porque elas não mantêm a mesma distância entre as folhas que tem as linhas originais. Vamos em frente!

 

Linhas de Vincos Vale do Papercraft Low Poly Duplicadas

 

 

Ainda com todas elas selecionadas, escolha a opção “PONTEAMENTO” no campo “Caminho” do Menu Superior. As linhas ficarão desta forma.

 

Selecione "ponteamento", para linhas ficarem pontilhadas

 

Clique fora, em qualquer lugar na tela, para tirar a seleção. Agora, faremos o processo com uma folha de cada vez. Recomendo que aumente bem o zoom para esta etapa, para que a sobreposição fique perfeita.

Em seguida, selecione o primeiro grupo de vincos que estão fora do lugar e o posicione exatamente sobre as linhas de vinco azuis de sua respectiva folha.

 

Posicione o primeiro grupo de vincos vale do papercraft low poly

 

Repita o mesmo processo para todas as folhas. Após isso, salve o arquivo.

Agora nós vamos “dizer” ao Design Space que todos estes vincos e desenhos que configuramos sobre cada folha seja feito exatamente no lugar em que estamos vendo na tela.

Para fazer isso, existe um comando obrigatório nesta etapa. Selecione a Folha 1 (sem o título) e todas as suas partes (vincos e desenhos) e clique em “ANEXAR”.

 

Depois de fazer a seleção, clique em “ANEXAR”

 

Repita o processo em todas as folhas e salve o arquivo do low poly novamente.

Cortando Papercraft Low Poly na Cricut Explore Air 2

Agora, chegou a hora de cortar o Projeto. Então, clique no botão “FAZER” no canto direito superior da tela.

 

Clique no botão “FAZER” no canto direito superior da tela

 

Observe que os objetos não ocupam todo o espaço disponível nas bases de corte. Isso acontece porque a autora do molde os disponibiliza apenas em formato A4 para atender um público maior.

Observação: A ordem das bases que aparecem nesta etapa não são a mesma ordem da numeração das folhas. Não se preocupe! Pois, como você já nomeou na área de trabalho, é só você não misturá-las após o corte, porque seguiremos a sequência do Mapa para a montagem.

 

Os objetos do papercraft low poly não ocupam todo o espaço disponível nas bases de corte

 

Caso você queira, é possível desmembrar essas partes e distribuí-las melhor para economizar papel. Contudo, saiba que isso dá um pouco de trabalho, ou seja, não compensa pelo tempo gasto.

Quando você estiver bastante familiarizada(o) com o software da Cricut, você poderá brincar com isso por meio do comando “Segmentar” e também por meio do redesenho das linhas de vinco. Mas, sinceramente? Não vale à pena!

Em alguns casos você também poderá movimentar os objetos de uma base para outra desde que todos caibam direitinho no espaço. Esse sim vale à pena! Se der para encaixar nos espaços, aproveite e faça!

Aqui, manteremos como está e faremos o corte agora. Vou usar o Color Pop Amarelo Sol

Antes de clicar em “Continuar”, lembre-se de conferir todas as bases para checar se está tudo certinho! Conferiu? Então, agora, clique em “CONTINUAR”.

Observe que o material já está escolhido, porque estou usando a Cricut Explore Air 2. Ou seja, o botão inteligente já está no material que preciso, neste caso, o Light Cardstock.

 

Na Explore Air 2, configure o botão inteligente já está no material Light Cardstock do papercraft low poly

 

Na Explore Air 2, configure o botão inteligente já está no material Light Cardstock do papercraft low poly

 

Cortando Papercraft Low Poly na Cricut Maker

Se você tem com a Maker, basta clicar em “Navegar por todos os materiais” e escolher “Light Cardstock”.

Dica: Para qualquer material que você for cortar, comece sempre pela configuração mais leve, observando sempre as condições da sua lâmina. Isso vai melhorar muito a vida útil de seus acessórios.

Carregue as ferramentas em suas devidas posições, conforme solicitado na tela: Ferramenta de Vinco na Pinça A e Lâmina de Ponta Fina na Pinça B.

Na Maker, a caneta de vinco também funciona, mas você tem a opção de usar a Lâmina QuickSwap de Vinco Simples. Se esta for a sua escolha, você deverá carregá-la também na Pinça B e ir trocando a ferramenta à medida que o programa for solicitando.

 

Troque a ferramenta à medida que o programa for solicitando

 

Posicione o papel Color Pop na base de corte na mesma posição que está na tela do Design Space.

Dica: coloque a parte mais bonita (normalmente a mais lisinha) do papel para baixo na base de corte, porque é ele que ficará para fora na escultura.

Carregue a base na máquina de corte e inicie o trabalho. O vinco do papercraft low poly será o primeiro a ser feito.

 

O vinco do papercraft low poly será o primeiro a ser feito

 

Troca de Ferramentas na Cricut

Assim que a Cricut terminar de fazer o vinco, o Design Space vai parar e pedir para carregar a próxima ferramenta. No nosso exemplo, a caneta azul.

 

Quando a Cricut terminar de fazer o vinco, o Design Space vai parar e pedir para carregar a próxima ferramenta

 

Aqui, entra outro pulo do gato! Pois, nós não vamos carregar a caneta azul (Blue), mas sim qualquer outra cor que seja tom sobre tom à cor do papel.

Desta forma, a gente não corre o risco de ficar a sombra dos desenhos dos vincos na escultura. Já adianto que essa regra também vale para o desenho dos números.

Só deixo a configuração em cores de caneta preta para os números. E azuis para os vincos vale. Isso facilita que você se condicione de forma fácil e prática sempre que for trabalhar com arquivos em Low poly papercraft.

Ou seja, isso se tornará padrão em sua mente e minimizará possíveis erros. Então, agora, na prática para este exemplo, a gente vai carregar a caneta da cor Tawny. E, depois, continuar o trabalho, clicando no botão “C” que estará piscando.

 

Carregue a caneta da cor Tawny

 

Mais uma vez, o Design Space para e pede para trocar a ferramenta. Porém, desta vez, ele pede a caneta preta (Black) para desenhar os números (lembra que foi assim que configuramos?).

Mas, a gente ignora porque continuaremos com a caneta Tawny, por ser tom sobre tom, e clicamos no “C” para continuar o trabalho.

 

Ignore o pedido da caneta preta (Black) feito pelo Design Space

 

Então, ela fará os números e, na sequência, já fará o corte automaticamente, porque não tem mais nenhuma ferramenta diferente para carregar.

 

Cricut Fará o Corte do Papercraft Low Poly

 

Descarregue a base de corte e repita o processo em todas as folhas (exceto a que tem os textos “Folha 1”, “Folha 2”, etc).

Lembre-se de não misturar as peças das folhas. De preferência, já posicione-as sobre uma mesa ou bancada na ordem crescente.  Pois, isso irá agilizar seu trabalho de montagem.

Como Montar Papercraft Low Poly

Finalmente, chegamos na hora de começar a dar forma 3D de sol a este projeto low poly papercraft. Então, vamos começar a montagem!

Passo 1: Os vincos

Observe que tem vincos que também possuem desenhos (riscos com a caneta) e outros vincos que não têm. Isso serve para indicar a diferença entre o que chamamos de VINCOS MONTANHA (sem riscos) e VINCOS VALE (com riscos).

 

Tem vincos que também possuem desenhos (riscos com a caneta) e outros vincos que não têm

 

Os VINCOS do tipo MONTANHA deverão ser dobrados para dentro e os VINCOS do tipo VALE deverão ser dobrados para fora. Faça isso em todos os objetos separados por folhas.

 

Veja diferenças entre vincos vale e vincos montanha

 

Observação: Os vincos da Cricut são tão perfeitos que eu nem uso dobradeiras para auxiliar, mas você pode usá-las se quiser, ok?

Passo 2: Os números

Agora, a gente vai observar os números. Pois, eles são nossos guias na técnica do Low poly. É como se fosse um quebra-cabeças 3D. Ou seja, você deverá encontrar números iguais para saber o local exato da colagem.

Mas, calma! Vamos por partes!

Primeiro, você procura possíveis números iguais com os objetos da mesma folha (ele com ele mesmo e depois com os outros).  Depois, evolua para as folhas subsequentes.

Siga o Mapa! Comece sempre pela Folha 1, depois, monte a Folha 2 e assim sucessivamente. Observe de pertinho.

 

Veja os encaixes do número de pertinho

 

Passo 3: A colagem do Low Poly

É importante ressaltar que, com o passar do tempo, você vai pegando seu próprio jeitinho de montar low poly. Aqui, só mostro como faço para que você tenha um ponto de partida.

A seguir, listo alguns segredos para você obter uma boa colagem. Siga-os à risca para que o acabamento fique perfeito!

1. Cole de dobra em dobra ou, no máximo, de duas em duas dobras. Assim, você consegue ir ajustando.

2. Muita atenção aos vértices! Pois, eles deverão ser colados certinho para que o acabamento fique impecável e sem buracos.

3. Não insista em ir contra a natureza do papel. Se ele tem uma dobra em certa direção, obedeça! Ser resistente a isso, poderá empenar a sua peça.

4. Use cola com um bico bem fininho, de preferência, aquelas usadas para fazer a técnica de quilling art. Caso você não tenha, assim como eu, use o palito de dentes nesta tarefa. Não precisa colocar cola demais, para não manchar o papel, ok?

 

Use palito de dentes para passar pouca cola

 

5. Antes da cola secar, use os dedos e, até mesmo, delicadamente, a unha, para ver se a parte externa está lisinha. Se estiver fazendo “tec tec”, ou seja, se estiver com um pequeno ressalto, ajuste a colagem.

 

Verifique se colagem da parte externa ficou lisinha

 

6. Seja paciente! A técnica de Lowpoly acaba se transformando em um tipo de terapia, então, divirta-se no processo! Reserve sempre tempo hábil para fazer com calma.

Depois de montar cada folha, agora é hora de uní-las!

Comece sempre da Folha 1, depois vá para a Folha 2 e, assim, sucessivamente. Se preferir, deixe o Mapa aberto na tela do computador para consulta. Veja, abaixo, o exemplo de colagem de um vinco vale.

 

Exemplo de colagem de um vinco vale

 

Continuação da colagem

Para a colagem dos vincos vale, talvez, assim como eu, você prefira passar cola na peça ao invés de passar no vinco.  É que, além de ser mais fácil, isso diminui a possibilidade de manchar seu trabalho.

 

Prefiro passar cola na peça ao invés de passar no vinco

 

Olha como o sol 3D de low poly vai tomando forma!

 

Olha como o sol de low poly vai tomando forma

 

Agora, chegou a vez de colar a parte de trás. Vire todas as abinhas de dobra para dentro, ajustando os vincos.

Continue sempre “vértice com vértice”, de dobra em dobra. Segure firme nos vértices e, depois, ajuste o caminho do meio com os dedos por dentro do molde.

 

Segure firme nos vértices

 

Nesta etapa, é importante deixar secar bem antes de passar para a próxima dobra. E não aperte muito por fora para não amassar a peça. E para finalizar este molde, cole as emendas de trás, cuidando para nivelar o molde.

 

Cole as emendas de trás, cuidando para nivelar o molde

 

Uau! Nosso sol 3D de Low poly está lindo para compor as mais diversas ocasiões! Quadros, painéis, mesas… o que sua imaginação mandar!

 

Papercraft low poly finalizado

 

É isso: seja Sol na vida de alguém! Agora, quero ver as suas criações com essa técnica incrível, que é uma delícia de fazer: o Papercraft Low poly.

Ah! Lembre-se de marcar a gente com a hashtag #mimocrafts, hein! Pois, adoramos ver o que você anda criando por aí!

Cupom de Desconto é na Loja da Mimo
Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 , ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!
Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

Acompanhe mais conteúdos como este aqui no  Blog Mimo Crafts e no Canal da Mimo no Youtube.

Obrigada por estar aqui comigo! Grande abraço!

Larissa Minassa

Instagram | Youtube | Facebook

Mimo Crafts | Muito Além do Papel

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui

Comentários