Lâminas de Corte Cricut – O Guia Completo

Pri Sathler

Publicado em setembro 23, 2019

66

Oi! Eu sou a Pri Sathler, designer do Time dos Sonhos da Mimo Crafts e hoje vou contar pra vocês tudo o que eu sei sobre as lâminas de corte Cricut! Saiba que, aqui, na Mimo Crafts, nós sabemos que essa é uma dúvida de muitas pessoas.

 

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut

 

Afinal, por que tem tanta lâmina? Em suma, o que eu faço com todas elas? Como Resultado, quais lâminas de corte Cricut são pra Explore e quais são pra Maker? Dessa forma, alguma lâmina serve para as duas máquinas? Edinho, xalma que vou responder a todas essas perguntas!!

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâmina de Corte

O que são Lâminas de Corte

Primeiramente, as lâminas são uma parte muito importante do nosso trabalho com as máquinas de corte. Assim como o equipamento, que deve ser bom e estar em ótimo funcionamento,  da mesma forma acontece com as lâminas, que devem sempre ser bem conservadas.

Em primeiro lugar, lâminas novas são perfeitas e fazem cortes incríveis! Contudo, muitas pessoas não sabem como conservar as lâminas por mais tempo. É por isso, que também abordar este tempo por aqui.

No entanto, é completamente possível que os cortes fiquem perfeitos por muito tempo! Contudo, você sabia que o uso correto da aba de configuração de material e corte tem uma grande parcela na maior durabilidade da lâmina?!

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâminas de Corte Cricut

Já que, quando definimos qual material será cortado e colocamos essa especificação no Design Space, o próprio software te avisa qual lâmina deve ser usada.

Por isso, eu sempre digo, que o Design Space é um software muito inteligente e que nos auxilia neste e em alguns outros pontos. Ou seja, ele é muito intuitivo mesmo!

Dessa forma, ele te avisar qual lâmina deve utilizar, e também vai avisar se você especificar um material que precisa de uma lâmina que sua máquina não aceita.

Viu só como o software é esperto e nos ajuda nessa parte?! No entanto, é muito importante conhecer e entender todas as lâminas de corte Cricut.

Assim também, eu já disse num post anterior que a Cricut leva qualidade muito a sério. Definitivamente, é tão verdade que por trás desse assunto, afinal ele é muito corriqueiro, já que é comum a gente falar sobre lâmina e corte, eles tem informações muito importantes que quero compartilhar com você.

Por isso, eu fiquei mais apaixonada ainda pelas máquinas quando li sobre o que vou contar agora e acho que você também vai ficar.

Como São Feitas as Lâminas Cricut

Antes de mais nada, quando a Cricut começou a desenvolver o primeiro modelo da família Explore, eles perceberam que a lâmina poderia ser melhor. Sendo assim, a Cricut juntou feedbacks de usuários com pesquisas chegaram a um novo design para a Lâminas de corte Cricut de Ponta Fina.

A partir disso, a marca desenvolveu um novo corpo com tecnologia elaborada. Acima de tudo, este novo modelo tem um novo desenho com ângulos diferentes para a parte cortante da lâmina e um novo material – Carboneto de Tungstênio.

Este é um metal super resistente à quebra e desgaste. Ou seja, as lâminas de corte Cricut foi repensada para funcionar melhor e durar muito mais!

Tecnologia das Lâminas Cricut

Além disso, junto dessa tecnologia associada à lâmina, a Cricut colocou na Maker e nas Explore Air 2, softwares super inteligentes que gerenciam as informações que passamos pra elas por meio do Desgin Space. É dessa forma, que elas conseguem fazer cortes perfeitos e precisos.

Isto é, as máquinas da família Explore têm a tecnologia Cut Smart™, e a Maker tem a Adaptative Tool System™.  Dessa forma, a diferença na tecnologia de corte é uma das maiores distinções entre as máquinas de corte Cricut.

No entanto, mesmo sendo diferentes,  elas têm o mesmo princípio: o de ajustar automaticamente todas as informações necessárias para o corte.

Cricut Maker Adaptative Tool System

Sendo assim, nós só temos que avisar ao Design Space qual o material vamos enviar para corte. Isso porque, a tecnologia das máquinas faz todo o resto. Dessa forma, inegavelmente, aqui na Cricut nós NÃO temos que nos preocupar com força, velocidade e profundidade do corte.

Portanto, NÃO temos que ajustar a lâmina. Nesse sentido, nós SÓ temos que contar pra máquina e qual material ela vai cortar. Por fim, é só sentar e assistir ao espetáculo da precisão do corte.

Porém, antes de falarmos especificamente sobre cada uma das lâminas de corte Cricut, quero explicar algumas terminologias e como a reposição das lâminas de corte Cricut funcionam.

Como Funcionam as Lâminas Cricut

Antes de mais nada, todas as lâminas de corte da Cricut tem duas partes: o corpo e a ponta – que é a lâmina em si. Além disso, temos dois corpos diferentes. Aliás, veja a imagem a baixo para entender melhor.

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâmina Para Cricut Maker e Cricut Explore

Corpo (Housing) – É a parte que é encaixada na máquina e é onde a ponta da lâmina de corte Cricut é inserida. Em outras palavras, quando a ponta gasta você encaixa uma nova ponta ao corpo. Igualmente, esse corpo é o mesmo para a lâmina prata/dourada (que têm a mesma função).

Por outro lado, a lâmina rosa (tecido preparado) e lâmina preta (corte profundo para materiais mais espessos) têm anatomias semelhantes, mas a Cricut não recomenda o uso de lâmina + corpo com funções diferentes. Principalmente para a lâmina de corte profundo. Ou seja, o melhor é respeitar o esquema das cores;)

Corpo com engrenagem (Drive Housing) – Esse corpo foi desenvolvido especialmente para Maker e funciona junto ao Adaptative Tool System™, a tecnologia que mencionei acima. Isto é, essas lâminas também funcionam com refil e, algumas delas, também têm a tecnologia Quick Swap – um crop para várias pontas. Mas, não se preocupe, vamos ver mais sobre isso abaixo.

 

 

Ponta da lâmina – É o que será reposto em caso de desgaste. Cada uma vem de um jeito: as finas vêm com um plástico protetor; a rotativa vem dentro de uma caixa de plástico e deve ser trocada com a ajuda de uma mini chave que vem junto e etc.

Conheça As Vantagens

Definitivamente, essa história de repor apenas a parte que gasta e manter o corpo, que é a parte mais onerosa da lâmina, é genial! Afinal, além de tornar a reposição de insumos mais acessível, a possibilidade de usar um corpo para uma variedade de lâminas completa a inteligência desse sistema.

Enfim, acho que é importante você saber de todos esses detalhes antes de conhecer cada uma das lâminas. Em suma, agora, vai ficar mais fácil para entender as diferenças entre elas.

Funções e Diferenças

Finalmente, depois desta introdução, vamos as diferenças entre as lâminas de corte Cricut. Logo abaixo, eu vou falar sobre as funções e diferenças entre elas para você não errar na hora do corte. Dessa maneira, eu espero que este seja o seu guia na hora da dúvida!

LÂMINAS DE PONTA FINA – AS BÁSICAS

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâmina de Corte Cricut Ponta Fina

Primeiramente, essa categoria de lâmina engloba três tipos de lâminas de corte, no entanto, elas têm com finalidades diversas.

Dessa forma, elas vêm em cores diferentes para você identificar com facilidade na hora do uso. Entretanto, a anatomia do corpo é muito parecida. Ou seja, o encaixe na máquina e maneira como trocamos os refil é igual.

Ponta Fina e Ponta Fina Premium – Dourada (similar à Prata que vem nas máquinas)
Tecido preparado – Rosa
Corte Profundo – Preta

LÂMINA DE CORTE (PONTA FINA) E LÂMINA DE CORTE PREMIUM (PONTA FINA)

Lâmina de Ponta Fina

A princípio, desenvolvida para para fazer cortes elaborados, ela funciona muito bem com uma grande variedade de materiais de densidade leve à média. Tem profundidade de 1.1mm e serve para as Cricuts da família Explore e para a Cricut Maker.

Seja como for, conheça os materiais que você pode cortar com a Lâmina de Corte e Lâmina de Corte Premium:

  • Papel fotográfico, cópia e offset
  • Papel color pop 180g e outros de gramatura similar
  • Papel vegetal, kraft, cardstock e cartolina
  • Papel adesivo
  • Papel glitter
  • Vinil adesivo com acabamentos diversos
  • Transfer para tecido com acabamentos diversos
  • Washi tape
  • Chipboard leve
  • Material sintético ou couro natural (com configuração Faux Leather – Paper
  • Thin, do Design Space)
  • Dentre outros!!

 

 

Obs.: Essa lista vale tanto para a ponta premium (dourada) quanto pra comum (prata).

LÂMINA PARA TECIDO

Lâmina para Tecido

Essa lâmina para tecido é exatamente a mesma lâmina de ponta fina. Dessa forma, a história aqui é a mesma das tesouras: devemos ter lâmina pra papel e outra pra tecido. Já que somente assim é possível manter a qualidade do corte para cada um dos materiais.

E é por isso que a Cricut fez os corpinhos com cores diferentes, assim fica mais fácil de você diferenciar uma da outra. Uma particularidade dessa lâmina é que ela funciona para tecidos que foram preparados com termocolante no verso. Esse termocolante deixa o tecido – que é fluído – mais estável na base de corte e assim ela consegue trabalhar perfeitamente.

Seja como for, conheça os tecidos que você pode cortar com essa lâmina:

  • Poliester
  • Algodão
  • Tecidos mistos
  • Seda
  • Jeans (fino)
  • Tecido impermebilizado
  • Dentre outros!
LÂMINA DE CORTE PROFUNDO

Lâmina de Corte Profundo

O último tipo dentro da categoria das lâminas de ponta fina. Essa é a lâmina com o corpo preto e é responsável por cortar materiais mais espessos. Ela tem a profundidade de até 1.5mm e é feito de um material mais resistente.

Enquanto as outras lâminas da mesma categoria têm 45˚ de chanfro, a de corte profundo tem 60˚. Isso a torna ideal para trabalhar com uma grande variedade de materiais e também capaz de fazer cortes detalhados e precisos.

Seja como for, conheça os materiais que você pode cortar com essa lâmina:

  • Eva comum e com glitter
  • Papeis com gamaturas mais elevadas
  • Alguns tecidos
  • Folha imantada
  • Material sintético e couro natural
  • Folha de alumínio
  • Acetato e folha de transparência

OBSERVAÇÃO: TODAS essas lâminas funcionam tanto nas máquinas da família Explore quanto na Maker!

Lâminas Cricut Maker

Agora vamos conhecer as lâminas do Adaptive Tool System. Elas possuem uma engrenagem que as ajudam a realizar movimentos mais precisos. Dessa forma, o corte dos materiais vão ficar perfeitos. No entanto, as lâminas deste sistema são compatíveis apenas com a Cricut Maker. Vamos conhecê-las!

LÂMINA PARA TECIDOS ROTATIVA

 

Lâmina Rotativa

A lâmina para tecidos rotativa é capaz de fazer cortes com extrema precisão. Todas as lâminas da Cricut que funcionam com o sistema de engrenagem são muito eficientes em fazer cortes perfeitos. Essa lâmina é ideal para cortar tecidos variados, feltro e materiais macios e menos densos como a cortiça.

Ela deve ser usada com a base de corte para tecido (rosa) porque essa base é mais resistente e própria para a forma como a Lâmina Rotativa funciona. Independentemente do material que você for cortar, use a base rosa!

Evite cortar peças menores que 2cm. Sua forma de funcionar acabaria estragando o corte ao girar para cortar algo tão pequeno. Essa lâmina funciona apenas com o corpo feito para ela, mas sua lâmina pode ser trocada ao ficar gasta – assim como todas as outras lâminas da Cricut. A Lâmina Rotativa é de uso exclusivo da Maker e vem junto com o equipamento, mas também pode ser adquirida a parte.

Seja como for, conheça os materiais que você pode cortar com a lâmina para tecidos rotativa:

  • Tecidos em geral (de seda, chiffon até jeans)
  • Tecidos sintético, misto e algodão
  • Tecidos com Lycra
  • Juta, veludo liso e cotelê
  • Papel crepe
  • Cortiça
  • Feltro nacional e importado – sem tratamento!

 

 

E você quer uma dica sensacional que quase ninguém sabe? Você pode cortar até três camadas de algodão de uma só vez com a Lâmina Rotativa!! Isso mesmo, você pode triplicar sua produção. Tem toda uma técnica a ser seguida, mas é possível! Se você quer aprender como fazer isso, comenta aqui no post que a gente prepara um conteúdo só sobre isso.

 

LÂMINA DE CORTE Extra PROFUNDO (LÂMINA FACA)

 

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâmina de Corte Profundo Cricut

Essa é uma lâmina extra profunda e com um grande poder de corte. Ela corta materiais densos e espessos com até 2.4mm. Sua força e precisão são incríveis e é ideal para cortes com detalhamento moderado. A lâmina de corte profunda, não encaixa em outro corpo, mas, assim como as outras lâminas de corte,  você pode trocar apenas a ponta quando desgastar.

O Adaptative Tool System™, exclusivo da Maker e desenvolvido para trabalhar junto com as lâminas de engrenagem, já que ele possibilita movimentos que fazem com o que o material seja cortado em todos os sentidos. E isso garante o corte completo de um material espesso e denso, como o chipboard de 2mm, por exemplo.

Seja como for, conheça os materiais que você pode cortar com essa lâmina:

  • Chipboard
  • Madeira balsa e Bass Wood – madeiras similares de baixa densidade
  • Materiais macios, mas com mais de 1.7mm – que é o limite da Lâmina de Corte Produndo
  • Paspatur ou Passe-partout – aquele material usado em volta de uma imagem emoldurada.
  • Dentre outros

 

 

LÂMINAS E PONTAS QUICK SWAP™

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâmina de Pontilhado Cricut

Aqui temos uma outra categoria de lâminas e pontas para trabalhos diversos e que podem ser usadas no mesmo corpo. Essa é a tecnologia Quick Swap™.

As lâminas de Vinco – simples e duplo-, de Perfuração, a Ondulada e as pontas de Gravação e de Relevo têm funções bem específicas e são exclusivas da Maker.

 

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâminas Cricut

 

FERRAMENTA VINCO SIMPLES E VINCO DUPLO

Essa ferramenta não é novidade, mas muita gente ainda não entende a diferença dela para a Caneta de Vinco (Scoring Stylus). As ferramentas de Vinco funcionam com até 10x mais de força com a Maker e, por isso, podem vincar papéis mais grossos e com laminação.

O Vinco Simples é ideal para para papéis mais finos como crepe, cópia, fotográfico e color pop de baixa gramatura, papéis sem laminação e até acetato. O Vinco Duplo é perfeito para papéis com mais de 180g e chipboard fino.

 

 

LÂMINA DE PERFURAÇÃO

Essa é uma lâmina de funcionamento rotativo que faz picote em papel ou outros materiais. Sabe aquele convite com uma parte pra ser destacado, ou um joguinho criativo para fazer pra crianças? Essa lâmina é perfeita para criações como essas!

Seja como for, conheça os materiais que você pode cortar com a lâmina de perfuração:

  • Papel com gramaturas e acabamentos variados
  • Papel Ondulado
  • Papel Vegetal
  • Papel adesivo
  • Papel Crepe
  • Cardstock
  • Papel para aquarela (mais ou menos 300g)
  • Material sintético ou couro natural (com configuração Faux Leather – Paper Thin, do Design Space)
  • Acetato
  • Feltro
  • EVA

 

 

LÂMINA ONDULADA

Essa lâmina também é de funcionamento rotativo que corta linhas onduladas. Acrescenta detalhes e um acabamento lindo a qualquer projeto. Corta diferentes gramaturas de papel

Seja como for, conheça os materiais que você pode cortar com essa lâmina:

  • Papel com gramaturas e acabamentos variados
  • Papel Ondulado
  • Papel Vegetal
  • Papel adesivo
  • Papel Crepe
  • Papel fotográfico
  • Cardstock
  • Papel para aquarela (mais ou menos 300g)
  • Material sintético ou couro natural (com configuração Faux Leather – Paper Thin, do Design Space)
  • Acetato
  • Feltro
  • EVA
  • Vinil
  • Tecido
  • Transfer para tecido

 

 

FERRAMENTA DE RELEVO Fino

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâminas de relevo

Essa é a ferramenta ideal para acrescentar detalhes diferenciados ao seu trabalho. Se associada às outras lâminas, seu projeto pode ficar mais incrível! Esses são os materiais sugeridos depois de inúmeros testes. Mas nada impede que você faça seus próprios testes e descubra outros materiais que ficariam lindos com esse trabalho.

Seja como for, conheça os materiais que você pode cortar com essa lâmina:

  • Papel com gramaturas e acabamentos variados
  • Papel Vegetal
  • Papel adesivo
  • Papel fotográfico
  • Papel laminado
  • Cardstock
  • Chipboard
  • Couro natural
  • Papel para aquarela (mais ou menos 300g)
  • Material sintético ou couro natural (com configuração Faux Leather – Paper Thin, do Design Space)
  • Acetato
  • EVA

 

 

FERRAMENTA DE GRAVAÇÃO

Lâminas de Corte - O Guia Completo de Lâminas da Cricut - Lâminas de gravação

Perfeita para marcar de forma permanente, essa ferramenta vai acrescentar requinte e sofisticação ao seu projeto.

Seja como for, conheça os materiais que você pode cortar com essa lâmina:

  • Folhas de alumínio
  • Folhas de cobre
  • Papel Vegetal
  • Papel Laminado
  • Cardstock
  • Papel para aquarela (mais ou menos 300g)
  • Material sintético ou couro natural (com configuração Faux Leather – Paper Thin, do Design Space)
  • Acetato

 

 

Ufa! Acho que esse conteúdo virou uma enciclopédia. Por isso, ele pode ser o guia definitivo das lâminas ou qualquer outra coisa assim. No entanto, eu confesso, que não imaginei que tivesse tanto pra compartilhar. Porém, mesmo com o conteúdo ficando grande, eu não quis deixar nada de fora.

É muito importante conhecer todas as ferramentas e saber de todas as possibilidades que essa marca tão maravilhosa oferece pra gente. Só assim nosso trabalho pode crescer.

Parece que não, mas ainda tem muita coisa pra se falar de cada uma dessas lâminas. Vamos mostrar todas funcionando e o que pode ser feito na prática. Mas por agora, espero que tudo isso seja suficiente para tirar suas dúvidas.

Espero que você tenha curtido muito nos conhecer! E nós também queremos conhecer você e seu trabalho. Siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

 

Nos vemos em breve!

Quer conhecer mais do meu trabalho?
Me segue aqui ó! @prisathler

Mimo Crafts

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui

Comentários