O que é Hot Stamping? Como Fazer Efeito Metálico

Pri Sathler

Publicado em outubro 24, 2019

66

Oi! Eu sou a Pri Sathler, designer do Time dos Sonhos da Mimo Crafts, e hoje vamos fazer Hot Stamping. Vamos aprender a como fazer efeito metálico em um projeto bem bonito especialmente para o tema desse mês: o Câncer de Mama!

 

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

 

Antes de mais nada, esse assunto é muito sério e o autoexame é uma das melhores maneiras de ter o diagnóstico precoce da doença. E o diagnóstico precoce é essencial para um tratamento de sucesso. Por isso, preparei um projeto simples e lindo que vai funcionar como um recado pra você e pra quem mais vir.

Hot Stamping: Como Usar a  Mimo Stamping

Primeiramente, a base desse projeto é a aplicação do foil com a Mimo Stamping. Se isso é novidade pra você não se preocupe, vou te contar tudo agora!

A Mimo Stamping é uma máquina que tem três funções principais: aplicação de foil, que também é conhecido como Hot Stamping; laminação e plastificação. O que todos esses processos têm em comum: a aplicação por calor.

A Mimo Stamping aquece em temperaturas controladas. Assim sendo, você escolhe a temperatura para executar cada uma dessas funções. Dessa forma, você também pode usá-la para aplicar materiais termocolantes em tecidos e papéis. Incrível, né?!!

Claro que você vai precisar testar pra descobrir qual a temperatura adequada, mas é completamente possível. Eu não sei você, mas eu amo equipamentos multiuso assim! Hoje nós vamos fazer Hot Stamping e é sobre a aplicação de foil que vou te explicar mais.

Como Fazer efeito metálico com a Mimo Stamping

Para aplicar o foil é necessário que o papel tenha sido impresso a laser. É muito importe que você esteja atento a isso, já que se o material não for impresso a laser não é possível aplicar o hot stamping e te explico o por quê.

A Mimo Stamping trabalha com um processo termoquímico. Uma vez que, ela  aquece e funde o foil no toner da impressão. É Por isso que o efeito metalizado “pega” somente onde o papel foi impresso a laser.

E é por isso também que você pode usar o papel de qualquer cor para esse trabalho porque pigmento do papel não recebe o foil.

Enfim, vamos ver na prática então como funciona?

A princípio, você vai reparar que criei três versões desse projeto. Mas, na verdade, você deve fazer do seu jeito! A lista abaixo vai depender de como você quiser fazer.

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Pra fazer esse projeto, você vai precisar de:

A dica para a impressora a laser é: Como as impressões sempre vão ser pretas, você pode comprar uma impressora monocromática, que é muito mais barata.

Baixe os arquivos abaixo:

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Como Fazer Cartão para Outubro Rosa

A primeira etapa é imprimir as artes. Eu fiz em três tipos de papel pra mostrar pra você os efeitos diferentes. Não dá pra perceber muito a diferença entre os fotográficos brilho e fosco pela foto, mas ao vivo é muito diferente.

Pra esse projeto o brilho ajudou a destacar a textura de aquarela e ficou bem bonito!

Já o Color Pop fica bem interessante por conta da textura. No entanto, o foil fica com umas falhas por causa do relevinho no papel e eu, pessoalmente, acho bonito.

Mas é gosto, né gente! Por isso quis experimentar e mostrar aqui pra você escolher o que mais te agrada!

Primeiro imprima a textura rosa numa impressora jato de tinta comum. O importante aqui é ser uma boa impressora e imprimir em alta qualidade.

A textura de aquarela é delicada e clarinha, se a impressão e o papel não forem de boa qualidade o fundo da sua arte não vai ficar legal.

Logo depois, é só imprimir o texto em preto na impressora a laser. É só você colocar o papel que imprimiu a textura na impressora e pronto. A impressão não pode ser no rascunho, ok? Aqui a qualidade também conta! Isso faz toda a diferença na hora de aplicar o foil.

Cartão Com Efeito Metálico

Mimo Stamping - Aplicadora de Efeitos Metalizados

Ligue sua Mimo Stamping e espere a luz ficar verde. Aperte o botão pra ir pulando os números até chegar no 3 e espere ficar verde a cada pulada, ok?

Logo, se você usar papéis diferentes, confira a tabela de temperatura. Quando a luz do 3 ficar verdinha está pronto pra usar.

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Recorte os pedaços do foil que escolheu usar. É importante que o foil cubra toda a área do texto!! É importante também que o foil não esteja amassado ou enrugado pois o foil só vai transferir se estiver em contato com o papel impresso.

Ahh, se você preferir também pode fazer a aplicação colorida, para isso, e só colocar cores diferentes de foil em cada parte do texto.

Foil sobre a Impressão a Laser

Sobreponha o foil bem esticadinho na a parte impressa e coloque tudo dentro da base de aplicação. Se for preciso, já com a base fechada, alise com a mão para o foil ficar bem esticado.

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Depois, insira a base na Mimo Stamping. Ela puxa o material automaticamente até sair tudo pelo outro lado.

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Em seguida, retire o material da base e remova o foil. Você vai ver que a parte do material que estava diretamente em contato com a impressão a laser foi transferida para o papel. O que sobra é um negativo do foil.

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

O Hot Stamping da imagem acima foi feito em um Foil furta cor em papel fotográfico fosco.

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Foil dourado em Papel Color Pop Branco Neve.

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Como Fazer Cartão Personalizado

Agora é a hora usar sua criatividade! Logo após, usei a guilhotina da Cricut para cortar os papéis no tamanho que queria. Essa guilhotina é ótima porque acomoda um papel de até 30x30cm e tem todas as medidas para você fazer cortes precisos.

Molde de Relevo

Como Fazer Relevo Com a Mimo Embossing

Primeiramente, usei a Mimo Embossing pra fazer relevo no papel rosa. Este papel vai no fundo de um dos papéis com foil. Isto é, para fazer relevo, basta colocar o papel dentro do molde e fazer um sanduíche com as placas de acrílico que vêm com a máquina.

Em seguida, junte a placa branca e passe tudo dentro da máquina.

Mimo Embossing - Máquina de Relevo

Você vai perceber que o papel é maior que meu molde de relevo. O truque aqui é fazer parte por parte. É importante que seu papel tenha no máximo 16cm de um dos lados porque essa é a largura máxima da entrada da máquina.

 

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

 

E aí é só fazer cada hora uma pedaço do papel tendo cuidado sempre para que a estampa se encaixe da melhor maneira possível.

Aliás, se você quer saber tudo sobre a Mimo Embossing, a Larissa Minassa fez um post contando tudinho sobre ela. Tem até vídeo explicativo. Para acessá-lo é só clicar no link abaixo:

Máquina de Embossing - Como Fazer Relevo Com a Mimo Embossing

Como Costurar Papel

No final das contas, eu decidi costurar o papel com a máquina de costura. Com o tempo você vai perceber que meus tutoriais são assim…

Isto é, as ideias vão surgindo no meio do caminho e eu acrescento coisas que não estavam naquela primeira foto dos materiais!

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

 

Mas, entretanto, você pode usar: cola; costurar com a mão; furar e passar uma lã… Faça do seu jeito e com o que você tem em casa! O resultado final vai ficar lindo da mesma forma.

Hot Stamping: Como Fazer Efeito Metálico - Mimo Stamping

Nosso projeto tá quase pronto, agora é só finalizar. Usei Fita Banana da Mimo para colocar o papel com foil no papel com textura. Além de colar muito bem, a fita banana ainda deixa o personalizada com um efeito de camadas lindo.

Também usei um pouco de cola quente pra os acabamentos da haste. E nos outros eu usei uns clips gigantes que tenho. Você pode usar washitape para colar direto na parede, no porta retrato ou até mesmo em uma moldura (de papel ou de verdade).

Não importa. Faça do seu jeito e do seu gosto! O importante aqui é o recado que deve ser passado a diante!

Resultado Final

Passe pra frente esse passo a passo, faça pra dar de presente e pendure onde muita gente possa ver! Nossas ocupações e demandas diárias tiram o foco da gente e costumamos não priorizar nossa saúde. Mas esse é assunto sério!

Cupom de Desconto é na Loja da Mimo

Pra continuar por dentro do nosso conteúdo siga a gente no @mimocrafts, poste as fotos do seu trabalho feito com nossos produtos e marque com nossa #mimocrafts.

Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
Enfim, é só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!
Cupom de Desconto para Comprar Cricut na Loja Mimo Crafts

Pri Sathler

Instagram Facebook

Mimo Crafts

Instagram | Youtube | Pinterest | Facebook

Comente o post aqui

Comentários