Como Fazer Elefante de Feltro – Passo a Passo

Pamella Miraglia

Publicado em outubro 3, 2019

3

 

Olá, galera do Blog da Mimo! Como estão? No tutorial de hoje, vou mostrar o passo a passo de Como Fazer Elefante de Feltro de forma muito fácil. Esse DIY é bem legal e tenho certeza que você irá gostar. Então, bora comigo!

 

Elefante de Feltro Passo a Passo

 

Primeiramente, vamos falar sobre como fazer artesanato em feltro utilizando a Plotter de Corte Cricut Maker.  Contudo, também falaremos sobre as Ferramentas e Materiais que a Cricut desenvolve para facilitar e agregar ao nosso trabalho. 

E, por fim, faremos o DIY do Elefante de Feltro. Então, pode continuar aqui que eu tenho certeza que você irá amar!

Além disso, vou te apresentar uma plotter de corte desenvolvida desde o início pensando-se no corte perfeito de feltro. Mas, antes, você precisa entender as características do feltro que geram essa importância de trabalhá-lo com ferramentas exclusivas para ele. Confira a seguir!

O Que é Feltro?

O feltro é um tipo de material que parece mas não é tecido. Pois, ele é criado por meio de uma técnica chamada calandragem. Ficou confuso? Eu te explico melhor abaixo.

Isto é, o feltro é feito por um processo em que suas fibras são apertadas e afrouxadas.

Dessa forma,  como resultado, obtém-se o entrelaçamento das fibras de lã ou de pelos até chegar nessa textura felpuda ideal de um bom feltro.

Feltro Sendo Cortado na Máquina Cricut Maker

Essa textura do feltro favorece muito os projetos, pois ele possui um aspecto “aveludado” que garante um ótimo acabamento para alguns materiais.

Porém, nem tudo são flores. Essa mesma característica ideal para esse tipo de artesanato personalizado é um problema para conseguir obter um corte preciso e perfeito com ferramentas de corte, lâminas de corte e plotters de corte comuns.

Por isso, a importância de usar um equipamento de corte que possui ferramenta desenvolvida exclusivamente para garantir o corte perfeito de feltro.

Essa máquina de corte e essa ferramenta perfeitas para trabalhar com feltros já existem: são a Cricut Maker e a Lâmina Rotativa Cricut. Vamos saber mais sobre elas logo adiante.

Máquina de Cortar Feltro Cricut Maker

Desde que conheci a Cricut Maker, eu digo que ela corta feltro perfeitamente, no entanto, muita gente ainda tem dúvidas, por isso, estou aqui para esclarecê-la e te mostrar como é esse processo.

Então, a Cricut tem uma máquina que recorta facilmente o feltro sem termocolante? Sem precisar tratar? Sem meu feltro rasgar na base de corte e ela ficar toda suja?

Sim, e hoje estou aqui para te provar isso, pois, agora, finalmente existe no mercado uma plotter de corte a um preço acessível e com um tamanho adequado. 

Conheça a Plotter de Corte Cricut Maker

 A Plotter de corte Cricut Maker é uma máquina linda, compacta, porém robusta e com um corte de alta precisão.

Plotter de Corte Cricut Mkaer

Essa plotter de recorte corta mais de 300 tipos de materiais de até 2.4 mm de espessura, como tecidos e feltros sem tratamento, couro, chipboard, madeira balsa e muito mais!

Lamina Rotativa Cricut para Cortar Feltro

A Cricut desenvolveu uma Lâmina Rotativa que permite o recorte perfeito do feltro. 

Base de Corte para Tecidos

É como se essa lâmina fosse um mini estilete rotativo , sabe? Veja na imagem abaixo:

Elefante de Feltro Passo a Passo - Lâminas de Corte e Estilete Rotativo

A Lâmina Rotativa para o Corte de Tecidos faz parte do kit que  acompanha a Cricut Maker. Por isso, você não precisa comprá-la de forma separada. Veja no vídeo abaixo mais um pouco sobre a lâmina.

A Lâmina Rotativa roda por cima do feltro sem dificuldades. Além disso, ela é exclusiva para uso na Plotter Corte Cricut Maker. Pois, ela é a única máquina de corte doméstica com o Adaptive Tool System, ou seja, sistema adaptativo de ferramentas.

Mas, afinal, o que é  esse sistema? O Cricut Adaptive Tool System permite que sua lâmina se mova para todos os lados, girando, levantando e abaixando.

Por isso, a Maker é capaz de cortar o feltro com tanta precisão.  

Então, essa é a vantagem de usar a Lâmina Rotativa, desenvolvida exclusivamente, para cortar esse tipo de material diferenciado.

Base de Corte Para Feltros – Cricut

Sim, para fazer esse tipo de DIY você deverá utilizar uma base de corte específica para o recorte tecidos, ou seja, a Base para Tecidos – Cricut.

Portanto, ela deve ser utilizada para o recorte do feltro.  Pois, como você sabe, o feltro é um material produzido com a junção de fibras e a maior parte dessas fibras são sintéticas (poliéster ou acrílico).

Sendo assim, o processo utilizado na fabricação do feltro é o processo de fricção (calandragem) e não por meio de tecelagem, como nos tecidos em geral.

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - tipos de tesouras

Por isso, o feltro é considerado um “tecido não tecido”, ou seja, o feltro não pode ser muito manuseado, puxado, pois perde sua forma original.

Isto é, pode rasgar, ficar com bolinhas, aparentar velho e solta pelinhos, de acordo com a força de aderência (cola) que a base de corte apresenta. 

Então, não adiantaria só pensar numa lâmina ótima, a base também tem que ser excelente.

Pensando nisso, a Cricut desenvolveu uma base de corte equilibrada que permite a aderência do feltro e por consequência a estabilidade na hora do corte.

No entanto, não ao ponto de grudar de tal maneira que seja aquela sofrimento para retirar o feltro dela. 

Elefante de Feltro Passo a Passo - Lâminas de Corte de Tecidos

Pronto! Apresentações feitas, agora vamos entender como é o Processo de corte? 

Curso de Personalizados de Feltro para Maternidade

Neste exclusivo Curso de Personalizados de Feltro para Maternidade, a instrutora Ediane Mayná, vai te ensinar todas as técnicas necessárias para confeccionar lindas peças em feltro.

Então, os personalizados de feltro que você aprenderá a fazer nesse curso são ideais para compor o enxoval do bebê, para fazer decoração de quarto e até como lembrancinhas de maternidade do recém nascido.

Ou seja, além do tutorial de corte perfeito de feltro no equipamento de recorte Cricut Maker, você aprenderá várias dicas para a hora de fazer cortes e costuras à mão.

Sendo assim, nesse curso você aprenderá a fazer as seguintes peças:

  • 3 lembrancinhas de maternidade, sendo 1 chaveiro borboletinha, 1 menino de pijama sapinho e 1 menina borboletinha;
  • 1 Enfeite Decorativo feito em bastidor para meninos;
  •  1 Flâmula para enfeite decorativo para meninas;
  • 2 Caixas para Colocar Personalizados, uma com viseira e outra em formato de coração.

    Apresentação do Curso de Feltro para Maternidade

Além disso, no curso online de personalizados de feltro da Mimo Crafts, a Ediane Mainá também ensina o passo a passo do corte de letrinhas em feltro usando fontes do software Cricut Design Space.

Depois disso, ela mostra como fazer a aplicação de nome com transfer, usando técnicas de estamparia com a prensa térmica Cricut Easy Press 2. Confira no vídeo abaixo, a apresentação do curso:

E para finalizar as aulas com chave de ouro, você também aprenderá a fazer dois modelos de caixinhas para embalar os personalizados de feltro feitos neste curso online.

O Curso de de Personalizados de Feltro tem duração de aproximadamente 5 horas de aulas em vídeo. Ele é válido por 180 dias (6 meses) após a data de ativação.

Para saber mais sobre o curso, clique na imagem:

Curso de Personalizados de Feltro para Maternidade

Cricut Design Space – Configurações para Cortar Elefante de Feltro

Para começar, primeiramente,  plugue sua máquina no seu computador e acessar o software  de criação/edição Design Space ou baixar a versão offline.

Saiba que ambas versões do programa são em português, então fique tranquila, além disso, o sistema é compatível com Windows/iMac e Android/iOS. 

Com ele, você conseguirá instalar sua máquina passo a passo para dar início ao processo de criação. 

Depois de instalar a Cricut, você terá duas opções: utilizar os projetos disponíveis do Design Space, e posso garantir que tem muita coisa bacana por lá.

Ou importar para dentro dele o seu próprio projeto. Para isso ele precisa estar vetorizado e salvo nas extensões .svg ou .dxf.

Saiba mais sobre o Design Space clicando na foto abaixo. Neste conteúdo do Blog você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre ele.

 

Programa Cricut: Saiba tudo Sobre o Design Space

Como Cortar Feltro – Passo a Passo Elefante de Feltro

Agora vamos escolher o projeto que eu criei. Então, lá no Design Space selecionei novo projeto e carreguei minha imagem já vetorizada e salva numa das extensões compatíveis.

Elefante de Feltro Passo a Passo - Design Space

Em seguida, vou salvar essa imagem, selecioná-la na próxima janela e clicar em inserir imagem. Depois disso, ela irá aparecer na  tela de edição. 

No entanto, como é possível perceber do lado direito quando o arquivo está vetorizado, ele aparece todo desmembrado, e sinalizando tudo o que precisa cortar.

Então, estando certo, clique em fazer para ser direcionado para a próxima tela. 

Elefante de Feltro Passo a Passo - elefante de Feltro Como Fazer

Agora, reparem nas próximas imagens que o próprio DS separa todas as partes e já as insere em sua própria base para facilitar o processo.

Elefante de Feltro Passo a Passo - elefante de Feltro Como Fazer

Assim, no momento do corte é só você ir recortando, retirando da base, colocando a nova cor do feltro e avançando.  

Elefante de Feltro Passo a Passo - elefante de Feltro Como Fazer

Esse modo é muito útil quando você precisa confeccionar em produção. É só copiar e colar cada imagem diversas vezes na tela de edição e clicar em fazer, na tela de preparação de corte.

Sendo assim, você terá cada parte em uma base nas vezes que você colou a imagem anteriormente.  

Elefante de Feltro Passo a Passo - elefante de Feltro Como Fazer

Mas não quero fazer em produção e nem ficar trocando a base a cada pedacinho, pois minha peça será pequena. Como fazer, então?

De volta a tela de edição eu clico em sincronização e arrasto todas as imagens para uma mesma cor. Feito isso é só clicar em fazer. 

Configurando o Projeto no Cricut Design Space

Pronto! Todo o seu projeto está na mesma base de corte e o próximo passo será cortar o nosso elefante de feltro.

Configurando o Projeto no Cricut Design Space

Um conselho que te dou é mova as peças dando espaço para conseguir aplicar os pedaços de feltro nos locais certinhos.

Para isso, é só se basear no desenho de régua da base. 

Elefante de Feltro Passo a Passo - como cortar com a Cricut

Como Cortar na Cricut Maker –  Elefante de Feltro

Por fim, chegamos ao momento do corte. Primeiramente, clique em continuar  e na tela que abrir você vai escolher o material a ser cortado, só procurar por felt.

Configurando o Projeto no Cricut Design Space

Em seguida, vamos em editar ferramentas para mudar a lâmina para a rotativa. 

Configurando o Projeto no Cricut Design Space

Logo após, prepare a base com os feltros, lembre-se de seguir a régua da base para saber onde a lâmina vai passar.

Feltro

Na sequência, carregamos a Base de Corte na máquina apertando o botão indicado na tela. 

Plotter de Corte Cricut Mkaer

Agora com tudo pronto, clique no botão indicado na tela, para sua Cricut Maker iniciar o corte. 

Configurando o Projeto no Cricut Design Space

Veja abaixo o exemplo do corte do nosso DIY de Elefante com Feltro:

Cortando o Feltro na Plotter

Conforme ela corta você pode acompanhar na tela o processo, quando chegar em 100% você descarrega a base.

Configurando o Projeto no Cricut Design Space

Observe a Plotter de Corte Cricut Maker executando o corte do nosso elefante de feltro:

Cortando o Feltro na Plotter

Por fim, como pode ver na imagem abaixo, o feltro foi retirado sem dificuldades e a base está limpinha.

Elefante de Feltro Passo a Passo - como cortar feltro sem tratamento

A Cricut Maker cumpre o que promete!  Veja como fico incrível o nosso elefante de feltro finalizado:

Elefante de Feltro Finalizado

Cupom de Desconto Loja Mimo Crafts
Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 , ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Blog

 

São dicas de uso de equipamentos e ferramentas Cricut e Mimo, passo a passo com arquivos gratuitos, divulgação dos lançamentos de produtos imperdíveis e muito mais para você!

Enfim é isso,  por hoje é só,  e eu espero que tenham gostado.

Um beijo e até a próxima!

Pamella Miraglia

https://www.profissaoartesanato.com.br/links

6
0

Comente o post aqui

Comentários