Papelaria personalizada: Materiais para iniciar

Maria Cecília

Publicado em janeiro 16, 2020

2

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar

Está pronta para seu negócio de personalizados? Então não deixe de ler este artigo sobre Papelaria personalizada, ele foi feito especialmente para você.

O ano já está praticamente no fim e vários pensamentos permeiam a mente buscando sempre melhorar as condições financeiras ou buscar um meio de desfrutar de uma vida mais confortável. Os tempos ainda são difíceis e talvez como muitos, você queira começar o próximo ano diferente, ou ainda quem sabe, recomeçar no próximo ano.

Se você pensa em de fato efetuar essas mudanças e pensou na papelaria personalizada como uma alavanca para os negócios, então pensou muito bem. Pois é um ramo que está em alta e é também muitíssimo promissor, afinal de contas todos querem hoje em dia, que tudo seja a cara do dono.

E se a papelaria personalizada é a sua queridinha para  começar o seu empreendimento, você está no lugar certo. Isso porque, hoje vamos falar sobre os materiais e equipamentos necessários para começar e onde encontra-los.

Já que está decidida a mergulhar nas águas doces dos personalizados, vamos seguir em frente e abordar neste post assuntos mais práticos. Já que, estes temas irão te orientar a respeito dos investimentos necessários para dar início ao projeto que mudará sua vida.

Papelaria personalizada Como Começar a Trabalhar

Antes, porém, de falarmos sobre os materiais, gostaria de incentiva-la sempre a buscar conhecimento. Isso mesmo. Faça cursos, se especialize, a demanda neste ramo é muito grande e os clientes buscam sempre por novidades. Sendo assim, aprimore sempre seus conhecimentos, não faça corpo mole, ok? Isso trará resultados muito positivos para sua empresa.

Já demos um pouco dessas dicas em outro post aqui do blog. Então, se quer mais dicas preciosas é só acessar o post abaixo.

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato

Agora que já te dei uma dica de ouro, bora ver os materiais que serão necessários para colocar esse negocio para funcionar. Lembrando que todos esses materiais e alguns e equipamentos você pode encontrar na Mimo Crafts, falaremos mais deste paraíso de loja mais tarde, ok?

Materiais essenciais para Artesanato

Mimo Embossing

Olha agora essa ferramenta incrível, que eu super indico que você tenha no seu ateliê, a Mimo Embossing. Ela faz relevo no papel! O relevo também é conhecido como embossing. Essa técnica é fácil de fazer, no entanto, deixa o seu projeto com um acabamento lindo.

Para fazer esse tipo de efeito maravilhoso de alto e baixo relevo no seu papel (em em diversos tipos de papéis), você vai precisar utilizar os moldes para embossing.

Conheça a Mimo Crafts, revenda oficial Cricut - Conheça a Mimo Embossing

Você coloca o seu material e depois passa pela Mimo Embossing. Ela vai fazer essa marcação no papel através de um processo mecânico. A máquina é manual, então não necessita de eletricidade para funcionar.

Por isso, aqui vai minha indicação para quem está começando é que você tenha, no mínimo, com essas duas opções de plaquinha, que servem para quase todos os temas: a de linhas e a de mini poás.

Mimo Stamping

E agora chegamos nesse equipamento maravilhoso que é a Mimo Stamping 3! Ela faz trabalhos incríveis como, laminação, plastificação e aplicação de efeitos metalizados.

Conheça a Mimo Crafts, revenda oficial Cricut - Conheça a Mimo Stamping

Essa pastinha plástica especial já acompanha a máquina para você executar os seus trabalhos na Mimo Stamping. Com certeza com esse equipamento, você vai conseguir fazer um trabalho muito diferenciado no seu ateliê.

Computador ou Notebook 

É extremamente necessário, pois grande parte do trabalho é feito por meio dele. Além das pesquisas que precisará realizar. Se você já tem um, perfeito, se não, precisará providenciar.

Programa de edição de imagem

Escolha um que você saiba utilizar, caso não tenha habilidade ainda,  você pode fazer um curso, contratar alguém ou ainda terceirizar o serviço.

De qualquer forma o programa é uma ferramenta essencial para editar as imagens que irá produzir e é muito importante que ela fique de acordo com o gosto do cliente. Você também pode utilizar o Design Space, programa exclusivo da Cricut que permite pequenas edições.

Impressora 

Procure impressoras com eco tanque, são as mais econômicas e perfeitas para personalizados. Existem algumas ótimas opções no mercado, não tenha medo de investir, pois com certeza terá retorno garantido.

No entanto, quando for realizar trabalhos com a Mimo Stamping, é necessário que a impressora seja a laser. Já que o foil não adere em impressões feitas a jato de tinta.

Papeis Mimo

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - tipos de papeis

Existem vários tipos de papeis utilizados neste ramo e cada um se aplica a um objetivo. A Mimo tem uma série de papéis próprios, como papéis Color Plus, Fotográficos a prova d’água, Markatto e etc. Estes papéis podem ser impressos em impressoras a jato de tinta

Outra coisa muito importante sobre o papel é sua gramatura. Quanto mais alta ela é maior é a espessura da folha, ou seja, mais grossa se torna.  Isso tudo para sabermos qual folha usar em um determinado trabalho.

Se for fazer uma caixa que vá estar recheados de docinhos, por exemplo, precisa usar uma folha com a gramatura que corresponda a este projeto, ou poderá rasgar-se e desfazer-se com muita facilidade.

Régua

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - régua para papelaria

Essa com certeza não pode ficar de fora, são as tradicionais, os esquadros, de metal e tantas outras usadas tanto no patchwork como no scrapbook. Com certeza, elas vão auxiliar nos cortes e marcações que precisará fazer para deixar os trabalhos perfeitamente em linha reta.

Régua Profissional Mimo

Outra ferramenta maravilhosa que você vai precisar, é a régua Mimo. Ela vem em uma capinha de proteção. Ela é transparente e o mais bacana dessa régua, é que a na lateral você tem um filete metálico. Pra que isso? Pra sua segurança.

Tesouras

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - tipos de tesouras

O ideal é não ter apenas uma, mas algumas. Existem uma variedade no mercado e cada uma para um detalhe em especial. Por exemplo quando for cortar um detalhe muito delicado, precisará de uma tesoura que seja delicada também, diferentemente de quando tiver que cortar um papel grosso. Ah!

Alerta de spoiler, mantenha uma só para as fitas adesivas, pois elas acabam com o fio de corte. Além das tesouras de corte reto, você ainda pode investir em tesouras decorativas, pois fazem os detalhes  perfeitos.

O melhor de tudo: A Cricut tem uma série de tesouras para vários tipos de trabalhos. Isso com certeza, vai facilitar a sua vida.

Tesoura Mimo

Mais uma ferramenta essencial, é a tesoura iniciante. Ela tem a pegada bem bacana e é uma ferramenta realmente que você com certeza precisa.
Fica uma dica bem bacana, que uso no ateliê há muitos anos.

Como precisamos cuidar de nossas ferramentas, para que elas tenham uma vida útil maior, o que eu sugiro pra você, é que tenha uma tesoura para cada material.

Sendo assim, eu vou cortar muito papel com essa tesoura, deixa uma só pra papel. Maira, corto muito tecido aqui. Então deixa uma tesoura somente para tecido.

Você pode colocar por exemplo, uma fita washi no cabo da sua tesoura, assim você tem uma tesoura para cada tipo de material e já identificada.

Tesoura Profissional

A nova Tesoura Profissional Mimo é perfeita para todos os tipos de trabalhos artesanais. Desenvolvida com alta tecnologia, a Tesoura Profissional Mimo tem curvas suaves em toda a extensão das lâminas, o que impede picotes no papel e garante um corte perfeito do início ao fim da peça em papel.

A Tesoura Profissional Mimo é revestida em teflon e isso impede a retenção da cola dos materiais (como da fita banana ou outros adesivos) nas lâminas. Esta tesoura é perfeita para o corte de diversos materiais como Papel, Cartolina, Vinil, Papel Ondulado, Papelão, Papel grosso, Caixas de Leite, Plástico, Garrafas PET, etc.

O design confortável e a espuma especial em duas camadas internadas ajudam a reduzir o stress dos seus dedos, permitindo o uso mais prolongado da Tesoura Profissional Mimo. O design e o material especial ainda permitem que a força da mão seja facilmente transmitida para as lâminas, facilitando o corte.

A Tesoura Profissional Mimo corta até três vezes mais do que as tesouras convencionais. Ela tem fixação durável, o que proporciona baixa fricção e garante corte liso e preciso, além de aumentar a vida útil da ferramenta.

Estilete

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - estilete

Esse deve com certeza ser de qualidade, procure um que tenha lâminas firmes e bem afiadas, pois o corte precisa ser preciso. Perceba também o designer, pois é bom que seja confortável ao toque para que a deixe segura ao cortar. Na Mimo, você vai encontrar uma série de estiletes para os mais diversos tipos de trabalho.

Estilete Profissional Mimo

Mais uma utra ferramenta maravilhosa que é o estilete Mimo, que é todo é ergonômico e realmente profissional. O que você vai fazer, é expor a lâmina, prende-la e fixar.

Após isso, você vai apoiar a sua mão, que não for a dominante (no meu caso sou destra) então eu vou apoiar a minha mão esquerda na régua sobre o material, vou utilizar as linhas da minha base de corte regenerativa e depois de alinhar, passo o estilete.

A força que faço nunca é na mão do estilete, a mão do estilete é só pra precisão e a mão que vou fazer força um pouco mais, é a outra mão. Não a dominante e ela vai pressionar a sua régua sobre o seu material e a base regenerativa. Um conjunto perfeito!

Cola

Vários tipos de colas serão usados em sua experiencia com personalizados. Você precisará de Cola Acid free (cola livre de ácido), para não amarelar o papel, cola quente em bastão, cola branca em bastão, cola de silicone. Escolhas produtos de qualidade, pois algumas são mais liquidas e podem render menos.

Base de corte

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - base de corte regenerativa

A Base de corte regenerativa da Mimo é ideal para trabalho com artesanato. Já que ela regenera após o corte e protege o móvel e o estilete. Além disso, ela deixa o estilete afiado por muito mais tempo.

Lápis e canetas

Tenha quantos quiser! Os lápis irão te auxiliar nas marcações a serem feitas e as canetas serão utilizadas para decorar. Não poupe, se puder, claro! São infinitas as possibilidades de cores e pontas, desde pontas muito finas até pontas brush. Então divirta-se.

Itens para acabamento e decoração 

Fitas, laços, pedras, botões, adesivos, tags, ufa! E muitas outras opções de produtos para ser utilizados na decoração de seus personalizados.

Plotter de corte 

Esse é um equipamento sensacional e com certeza você vai se apaixonar, pois se trata de uma máquina que recorta todas as nossas artes, até mesmo as mais complexas.

Sendo elas vazadas, em papeis finos ou grossos, o plotter com certeza dá conta. Existe hoje no mercado excelentes máquinas para usar em casa e que fazem trabalhos profissionais de alta qualidade como é o caso da plotters de corte da Cricut.

Você pode escolher entre a Cricut Maker ou a Cricut Explore Air 2, só precisa verificar qual atenderá melhores suas necessidades. As máquinas de corte da Cricut tem sido as queridinhas das artesãs, pois são tantos as facilidades que ela traz, que é impossível não se apaixonar.

Cricut: Saiba Como Escolher a Melhor Para o Seu Negócio - Cricut Maker ou Cricut Explore Air 2

Dicas para Papelaria Personalizada 

A Maria Pereira, da Pra ti.Bem Feito,  fez um vídeo incrível sobre ferramentas essenciais para artesanato da  Mimo. Elas são ideais pra você começar e a trabalhar no seu artesanato, principalmente no ramo papeleiro, com precisão e qualidade!

Como eu disse mais cedo, todos esses materiais vão ser facilmente encontrados na Mimo Crafts, que vai ser uma loja revolucionária de artesanato

. E agora representante da marca Cricut no país, o que facilita nossa muito nossa vida ao adquirir os produtos incríveis da Cricut. Você pode conhecer muito mais sobre a marca aqui no nosso blog. 

Cricut: Saiba Como Escolher a Melhor Para o Seu Negócio - Materiais e Ferramentas Essenciais

Bom meninas, por hoje é isso, foi ótimo estar com vocês. Espero ter ajudado ou pelo menos clareados as ideias  e não deixem de comentar ou escreverem eventuais duvidas que possam ter, queremos responder a todas elas. Ok?

Até mais

Beijinhos

Comente o post aqui

Comentários