Materiais para Artesanato: Se Inspire com a Mimo

Mimo Crafts

Publicado em setembro 16, 2019

60

Olá! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar de alguns Materiais Para Artesanato. A proposta que trouxemos hoje é de criação, para que você se inspire com a Mimo Crafts.

Esse conteúdo é uma continuação do post sobre  papelaria personalizada, em que damos várias informações como esse mercado, atualmente, no Brasil. Agora, vamos nos aprofundar no que acontece na prática?

 

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥

 

Primeiramente, a ideia é trazer informações de materiais para artesanato, ferramentas, acessórios e dicas de criação dentro dos tópicos que foram abordados no post passado.

Qual sua escolha? Decoração de eventos, casa, personalização de bonecos de pano ou estamparia? Que tal criar alguns produtos que se encaixem na maioria desses nichos?  

Achou interessante a proposta? Continua por aqui, que isso aqui tá incrível.

Ideias para Artesanato – Por onde começar?

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Papelaria Personalizada

São tantas opções de criação de produtos artesanais e personalizados que nos perdemos em meio às possibilidades. Contudo, se você tem acesso ao aplicativo Design Space da Cricut, sabe bem o que estamos falando.

São tantas coisas, que você não sabe nem por onde começar a produzir, ou não tem ideia do que vai ter visibilidade no seu mercado.

Porém, quando trouxemos o post sobre o mercado de personalização e artesanato, tivemos a intenção de deixar vocês motivados em colocar suas produções em prática.

Mas, você normalmente se pergunta: o que basicamente eu vou precisar para começar, quais ferramentas, materiais para artesanato, acessórios… De antemão, nós entendemos você, e por isso, vamos falar um pouco sobre os materiais que você pode utilizar para produzir itens que servem para alguns desses nichos. 

Vamos falar um brevemente das ferramentas e materiais.

Materiais para Artesanato e Ferramentas Cricut – Loja Mimo Crafts

Nos posts aqui da Mimo você encontra diversas informações relevantes sobre as máquinas que a nossa parceira Cricut disponibiliza para termos ótimas experiências artesanais sem sair de casa.

  • Cricut Explore Air 2 possui uma enorme flexibilidade para cortar diversos tipos de materiais com muita precisão. Sendo assim, ela é a máquina de corte inteligente que torna o DIY fácil, divertido e incríveis.

Cricut: Saiba Como Escolher a Melhor Para o Seu Negócio - Cricut Explore Air 2

  • Cricut Maker, a plotter de recorte inteligente mais recente da Cricut, é perfeita para trabalhos manuais simples e mais complexos. Por isso, ela é a melhor e mais inteligente, principalmente para a criação desse projeto. Ela é ideal, isso porque, vêm com a tecnológica Lâmina Rotativa que é capaz de cortar tecidos como algodão, lã, feltro, jeans, 2 vezes mais rápida que outros modelos, com maior precisão e sem material de apoio.

Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Máquina de cortar feltro

  • Base de Corte Para Tecidos (Fabric Grip) ela tem cor rosa vem junto com a Cricut Maker. Ela é ideal para o corte de tecidos, isso porque, é fabricada em PVC de alta densidade e qualidade para suportar a pressão de corte aumentada. Sendo assim, a aderência adesiva mantém os tecidos no lugar para cortes precisos, no entanto, é fácil remover os materiais para artesanato da base após o trabalho. Use-a para cortar seda, lona, ​​jeans, algodão e muito mais.

Máquina para Fazer Sublimação

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Easy Press

  • Cricut Easy Press é a prensa térmica responsável por fazer transferência de calor nos tecidos para que se possa personalizar. Ela é ideal para você fazer estamparia de roupas, bolsa, bonés. Além disso, ela pode ser usada para fazer sublimação. E em poucos segundos você terá lindas estampas para uso próprio ou para venda.

As máquinas da Cricut já estão disponíveis para venda na Loja Mimo Crafts.

Independentemente de qual das Cricuts você escolher, saiba que todas elas fazem ótimos trabalhos com uma variedade muito grande de materiais. No entanto, fique atento pois cada uma das máquinas tem funções específicas. Por isso, para saber mais é só acessar este post.

 

Cricut Maker ou Cricut Explore 2 – Qual a Melhor Plotter de Recorte?

 

Sendo assim, vamos falar um pouco dos materiais mais indicados para você começar.

Materiais para Trabalhar com Artesanato

Então, dos mais 300 materiais para artesanato que a Cricut é capaz de cortar, separamos alguns que, além de serem mais fáceis de serem encontrados, são de baixo custo e fáceis de trabalhar. Contudo,  você pode criar itens para todos o nichos: decoração, confecção e estamparia. 

  • Feltro:

    Máquina de cortar Feltro - Conheça a Cricut Maker - Como Cortar Feltro

     

    Nada acrescenta cores divertidas e extravagantes a projetos como feltro! perfeito para coordenação instantânea de cores. Crie decoração divertida, artesanato infantil, brinquedos para bebês, apliques, formas recheadas, detalhes de moda e muito mais. Experimente a liberdade de criar com feltro!

     

  • Papel Color Pop:

    Quadro Personalizado para Recém-Casados - Arquivo Grátis - porta retrato recém-casados

     

    Com ele você pode adicionar cores festivas ao seu artesanato. A massa do papel Color Pop é colorida, por isso ele é ideal para projetos artesanais. Assim, com ele, é possível decorar quadros de avisos, criar projetos escolares, decoração de festas e  muito mais.

     

  •  Adesivo transparente:
    permite criar decalques, etiquetas e muito outros itens removíveis para recipientes de cozinha personalizados, capas de dispositivos eletrônicos e qualquer outra coisa que seu coração desejar. Além disso, a aparência da folha metálica acrescenta alto brilho e sofisticação a todas as suas criações. Para uso com todas as máquinas de corte Cricut.
  • Corino Sintético:

    Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Couro Sintético

    é um material fácil de cortar e acessível – oferece a aparência de couro texturizado real para seus trabalho, sem o custo excessivo ou a necessidade de uma lâmina de corte profundo. Este material versátil tem uma textura de seixos única – perfeita para projetos de jóias e moda ou para embelezar artes e ofícios com toques modernos e atraentes! Contudo, o corino sintético é durável, pode ser cortado em formas complexas para personalizar seus projetos com todos os tipos de imagens.

  • Vinil:

    Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Vinil

    O Vinil Adesivo é um material que permite criar decalques, etiquetas e muito mais removíveis para recipientes de cozinha personalizados, capas de dispositivos eletrônicos, janelas de carros e qualquer outra coisa que seu coração desejar. É um material perfeito para esses tipos de projeto. Eles estão disponíveis em tantas opções e tons de cores que você vai se apaixonar e querer personalizar praticamente tudo. 

Agora que vimos as principais ferramentas e materiais para artesanato para vocês começarem os projetos, vamos pular para a parte principal, as ideias.

Dentro de cada nicho, há uma infinidade de coisas que vocês podem começar a fazer. E que tal começar do início.

Ideias para Artesanato – Festas Personalizadas

Quem não gosta de festas, não é mesmo? Sejam as mais formais como formaturas, casamentos ou as mais informais como aniversários, chás de bebê… todas lindas com decorações apaixonantes.

Bem, nós amamos, e trouxemos uma ideia para casamentos no post da Fernanda, em que ela dá um tutorial incrível para você fazer um quadro personalizado para recém-casados. Tá muito legal, então, dá uma olhadinha lá depois que terminar aqui.

Papelaria Personalizada para Festas

Agora, caso sua intenção seja englobar todo o mercado de festas, a nossa ideia a princípio é: faça cartões/convites personalizados e lembrancinhas. Ou seja, fique responsável por toda a papelaria personalizada da festa.

Produzir convites personalizados para festas é perfeito, porque você não precisa se limitar, você pode, dentro da perspectiva da decoração ou que o cliente deseja, inovar, criar, usar bastante da sua criatividade.

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Festas Personalizadas

Um convite personalizado faz com que os convidados sintam-se motivados a participar da festa. Isso porque, se o convite já chama tanto atenção, imagina toda a composição, não é mesmo. 

Foi pensando nisso, que trouxe algumas ideias para vocês se inspirarem, tanto para produzir e vender e criar para si próprio. Tanto a Cricut Maker como a Explore Air 2 conseguem fazer esse trabalho, e como material, todas as opções utilizam apenas papel Color Pop e vinil.

Portanto, dentro da ideia de personalizar cartões, que tal deixar o menu de opções da sua festa com aspecto mais incrível. Ele deve combinar com toda a composição do ambiente. Com certeza, isso vai adicionar ainda mais charme ao seu evento.

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Menu Personalizado

Bom, agora se você quer algo que chame mais atenção, com opções de cores mais chamativas, que tal ver um pouco da decoração com temas infantis? Eu te dou essa incrível ideia de decoração com temas de gatinhos (own), os pequenos – e adultos – vão adorar essas ideia de decoração com pets.

E que tal esses convites personalizados bem atraentes, chamativos que… uau, nós gostaríamos muito de sermos convidados para essas festas! haha

Papelaria Personalizada: Como Começar a Trabalhar - Convite de Casamento

São opções que de longe parecem simples mas são ótimas quando compõem um ambiente, harmonizando com a festa. Deixando o que já era bom, ainda mais melhor.

Ideias para Home decor

Que tal começar arrasando no mercado de decoração?! A primeira dica que que te dou é para você criar objetos com corino sintético. A nossa linda, maravilhosa e belíssima Cricut Maker é capaz de cortar esse material com muita facilidade. Olha só:

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Decoração com Couro

Os materiais para artesanato utilizados, tanto o porta copos, quanto a bolsa de corino são perfeitos para compor o ambiente caseiro. É uma ideia bem legal para começar ou produzir para aquele cliente que gosta de uma decoração mais rústicas. 

Agora, se você gosta de artigos mais sofisticados, nós te damos essa opção também. Veja só como essas decorações com Vinil são perfeitas 

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Bolsa de Couro

Se tem uma coisa que amo são decorações em formas geométricas. Personalizar itens domésticos com Vinil deixa tudo muito mais primoroso. Eu amo essas opções por isso, esses componentes modernos em itens simples. Não é mesmo?

E claro, também tens a opção de produzir adesivos que chamam MUITA atenção. E isso é lindo, é maravilhoso, pura arte. 

Outra ideia, além de personalizar itens de uso doméstico é criar objetos decorativos para colocar em qualquer local, dentro e fora de casa. Você pode criar belíssimas flores com cartolinas para decorar na sala, no quarto… qualquer lugar é válido. 

Cricut: Saiba Como Escolher a Melhor Para o Seu Negócio - Home Decor

Ideias para confecção 

 

Eu amo essa parte porque eu vou dar ideias basicamente de feltro, e bem, eu adoro feltro. Ele é incrível e, confecções feitas a partir desse material são lindas, perfeitas… Quem não concorda que esse tecido é maravilhoso? 

Você pode criar tantos bonequinhos e bichinhos, enchê-los com espuma (caso queira) e suas finalidades são tantas, é possível decorar a casa, o evento, utilizar como presente para crianças, como lembrancinhas. Enfim, vai da intenção de cada um. Agora vamos ver algumas ideias para você criar e se inspirar.

 

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Bonecos Personalizados

Own, as imagens falam por si só, não é mesmo? Cada um mais lindo que o outro. Mas não acaba por aí não, tem mais opções para vocês se inspirarem e admirarem.

Com certeza trabalhar com confecção de bonecos como esses, vai ser um sucesso garantido. Eu garanto.

Materiais para Artesanato – Ideias para estamparia

O que você pretende fazer com a sua prensa térmica? Tem alguma ideia do que você pode estampar? Vamos lá. Que tal começar com as roupas. As pessoas adoram ter suas roupas decoradas, principalmente no verão quando utilizam mais cores vivas e mais detalhes.

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Estamparia

Mas não é somente isso, decore bolsas, sapatos, bonés, carteiras, panos, pelúcias… o que você conseguir, você pode. É um diferencial, e o mercado ama diferenciais. 

Contudo, é interessante que você conheça bem o seu público alvo, e isso serve para todos os outros mercados acima. Portanto, lembre-se para quem você está fazendo o produto final, qual o tipo de cliente você quer atrair. Tendo isso em mente, se joga nas opções, use e abuse da sua ideia e criatividade na hora de personalizar.

Materiais Para Artesanato: Se Inspire Com a Mimo ♥ - Bolsas Estampadas

Papelaria Personalizada: Materiais para iniciar

Se você pensa em de fato efetuar essas mudanças e pensou na papelaria personalizada como uma alavanca para os negócios, então pensou muito bem. Pois é um ramo que está em alta e é também muitíssimo promissor, afinal de contas todos querem hoje em dia, que tudo seja a cara do dono.

E se a papelaria personalizada é a sua queridinha para  começar o seu empreendimento, você está no lugar certo. Isso porque, hoje vamos falar sobre os materiais para artesanato e equipamentos necessários para começar e onde encontrá-los.

Já que está decidida a mergulhar nas águas doces dos personalizados, vamos seguir em frente e abordar neste post assuntos mais práticos. Já que, estes temas irão te orientar a respeito dos investimentos necessários para dar início ao projeto que mudará sua vida.

Papelaria Personalizada como Começar a Trabalhar

Antes, porém, de falarmos sobre os materiais para artesanato, gostaria de incentiva-la sempre a buscar conhecimento. Isso mesmo. Faça cursos, se especialize, a demanda neste ramo é muito grande e os clientes buscam sempre por novidades. Sendo assim, aprimore sempre seus conhecimentos, não faça corpo mole, ok? Isso trará resultados muito positivos para sua empresa.

Já demos um pouco dessas dicas em outro post aqui do blog. Então, se quer mais dicas preciosas é só acessar o post abaixo.

Renda extra: como ganhar dinheiro com artesanato

Agora que já te dei uma dica de ouro, bora ver os materiais que serão necessários para colocar esse negocio para funcionar. Lembrando que todos esses materiais e alguns e equipamentos você pode encontrar na Mimo Crafts, falaremos mais deste paraíso de loja mais tarde, ok?

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar

Computador ou Notebook 

É extremamente necessário, pois grande parte do trabalho é feito por meio dele. Além das pesquisas que precisará realizar. Se você já tem um, perfeito, se não, precisará providenciar.

Programa de edição de imagem

Escolha um que você saiba utilizar, caso não tenha habilidade ainda,  você pode fazer um curso, contratar alguém ou ainda terceirizar o serviço. De qualquer forma o programa é uma ferramenta essencial para editar as imagens que irá produzir e é muito importante que ela fique de acordo com o gosto do cliente. Você também pode utilizar o Design Space, programa exclusivo da Cricut que permite pequenas edições.

Impressora 

Procure impressoras com eco tanque, são as mais econômicas e perfeitas para personalizados. Existem algumas ótimas opções no mercado, não tenha medo de investir, pois com certeza terá retorno garantido. No entanto, quando for realizar trabalhos com a Mimo Stamping, é necessário que a impressora seja a laser. Já que o foil não adere em impressões feitas a jato de tinta.

Papeis Mimo

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - tipos de papeis

Existem vários tipos de papeis utilizados neste ramo e cada um se aplica a um objetivo. A Mimo tem uma série de papéis próprios, como papéis Color Pop, Fotográficos a prova d’água, Markatto e etc. Estes papéis podem ser impressos em impressoras a jato de tinta

Outra coisa muito importante sobre o papel é sua gramatura. Quanto mais alta ela é maior é a espessura da folha, ou seja, mais grossa se torna.  Isso tudo para sabermos qual folha usar em um determinado trabalho.

Se for fazer uma caixa que vá estar recheados de docinhos, por exemplo, precisa usar uma folha com a gramatura que corresponda a este projeto, ou poderá rasgar-se e desfazer-se com muita facilidade.

Régua

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - régua para papelaria

Essa com certeza não pode ficar de fora, são as tradicionais, os esquadros, de metal e tantas outras usadas tanto no patchwork como no scrapbook. Com certeza, elas vão auxiliar nos cortes e marcações que precisará fazer para deixar os trabalhos perfeitamente em linha reta.

Tesouras

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - tipos de tesouras

O ideal é não ter apenas uma, mas algumas. Existem uma variedade no mercado e cada uma para um detalhe em especial. Por exemplo quando for cortar um detalhe muito delicado, precisará de uma tesoura que seja delicada também, diferentemente de quando tiver que cortar um papel grosso. Ah!

Alerta de spoiler, mantenha uma só para as fitas adesivas, pois elas acabam com o fio de corte. Além das tesouras de corte reto, você ainda pode investir em tesouras decorativas, pois fazem os detalhes  perfeitos.

O melhor de tudo: A Cricut tem uma série de tesouras para vários tipos de trabalhos. Isso com certeza, vai facilitar a sua vida.

Estilete

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - estilete

Esse deve com certeza ser de qualidade, procure um que tenha lâminas firmes e bem afiadas, pois o corte precisa ser preciso. Perceba também o designer, pois é bom que seja confortável ao toque para que a deixe segura ao cortar. Na Mimo, você vai encontrar uma série de estiletes para os mais diversos tipos de trabalho.

Cola

Vários tipos de colas serão usados em sua experiencia com personalizados. Você precisará de Cola Acid free (cola livre de ácido), para não amarelar o papel, cola quente em bastão, cola branca em bastão, cola de silicone. Escolhas produtos de qualidade, pois algumas são mais liquidas e podem render menos.

Base de corte

Papelaria personalizada: Materiais para iniciar - base de corte regenerativa

A Base de corte regenerativa da Mimo é ideal para trabalho com artesanato. Já que ela regenera após o corte e protege o móvel e o estilete. Além disso, ela deixa o estilete afiado por muito mais tempo.

Lápis e canetas

Tenha quantos quiser! Os lápis irão te auxiliar nas marcações a serem feitas e as canetas serão utilizadas para decorar. Não poupe, se puder, claro! São infinitas as possibilidades de cores e pontas, desde pontas muito finas até pontas brush. Então divirta-se.

Itens para acabamento e decoração 

Fitas, laços, pedras, botões, adesivos, tags, ufa! E muitas outras opções de produtos para ser utilizados na decoração de seus personalizados.

Plotter de corte 

Esse é um equipamento sensacional e com certeza você vai se apaixonar, pois se trata de uma máquina que recorta todas as nossas artes, até mesmo as mais complexas.

Sendo elas vazadas, em papeis finos ou grossos, o plotter com certeza dá conta. Existe hoje no mercado excelentes máquinas para usar em casa e que fazem trabalhos profissionais de alta qualidade como é o caso da plotters de corte da Cricut.

Você pode escolher entre a Cricut Maker ou a Cricut Explore Air 2, só precisa verificar qual atenderá melhores suas necessidades. As máquinas de corte da Cricut tem sido as queridinhas das artesãs, pois são tantos as facilidades que ela traz, que é impossível não se apaixonar.

Cricut: Saiba Como Escolher a Melhor Para o Seu Negócio - Cricut Maker ou Cricut Explore Air 2

Dicas para Papelaria Personalizada 

 

Cricut: Saiba Como Escolher a Melhor Para o Seu Negócio - Materiais e Ferramentas Essenciais

Entretanto, mesmo que seu público alvo sejam de um grupo X ou Y, sempre terá pessoas diferentes que vão se identificar com o seu produto. Desde itens mais tradicionais, discretos, mas também produtos coloridos e chamativos. Todavia, sempre terá espaço para mais e mais pessoas interessadas em conhecer esse trabalho, a arte do artesanato, DIY e personalização são demais. 

Por fim, tenho que dizer, arrisque e não tenha medo. Nós da Mimo nos orgulhamos de buscar e trazer sempre mais dicas e informações para vocês, queremos que seu sonho torne realidade.

Sinta-se inspirado e motivado, diante de todas essas ideias que compartilhamos com vocês. Caso queiram mais informações, nos acompanhe nas redes sociais, fiquem ligados nas publicações do blog. Não deixem de comentar o que acharam das dicas e ideias. Já que, o seu comentário é muito importante pra nós.

Cupom de Desconto é no Blog da Mimo

 

É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!

 

Cupom de Desconto Loja Mimo Crafts

Comente o post aqui

Comentários