Criatividade: 5 Passos para Exercitar a sua Criatividade

Maira Pereira

Publicado em dezembro 9, 2019

5

Criatividade: 5 Passos para Exercitar a sua Criatividade

Olá gente linda! Hoje vamos falar sobre Criatividade! Eu sou a Maira Pereira, da Pra ti. Bem Feito! Vou te fazer uma pergunta: você que a criatividade pode ser exercitada? É verdade!

No vídeo de hoje eu vou compartilhar cinco passos para exercitar a sua criatividade. Estes passos são usados aqui no processo criativo do ateliê. É com estes cinco passo que eu procuro “me exercitar” para ficar o mais longe possível do temido bloqueio criativo!

 5 Passos para ser Mais Criativo

Passo 1: Inspiração

Um sinônimo de criatividade pode ser, por exemplo, a palavra inovação. No dicionário podemos encontrar outras palavras como inventar, criar, reformar,melhorar, restaurar, modificar…Mas, uma que certamente você não vai encontrar é a palavra: COPIAR!

Por isso aqui temos o costume de sim, ter referências, principalmente se o cliente nos envia. Porém, não ficamos consultando essa inspiração o tempo todo. Porque se não, corremos o risco de passar do limite e (mesmo sem querer ou inconscientemente) fazermos uma cópia.
“Mas Maira, você falou que temos como exercitar a criatividade…Como?”
Vamos lá com coisas práticas pra colocar no seu dia a dia!

Passo 2: Veja Coisas Que Você Goste

Por exemplo, eu amo gastronomia. Já me inspirei na decoração de um bolo para criar uma arte e uma caixinha. Imagina comigo um bolo no tema sereia, com o topo com a parte de cima do corpinho da sereia modelado e a base do bolo com a cauda e a representação do fundo do mar…

Agora pensa em um recorte do corpinho da sereia recortado na sua Cricut e encaixado uma caixinha em estilo shaker do fundo do mar! Ache o que você gosta para soltar a imaginação, não somente com itens relacionados ao produto que você faz.

Passo 3: Leia mais e Escreva mais

É cientificamente comprovado que ler e escrever à mão (não vale digitar, ok), ajuda o nosso processo cognitivo. Mas o que é isso? Essas ações baixam nosso nível de estresse, melhoram nossa memória, atenção e a nossa imaginação (que está diretamente ligada à criatividade).

Você pode começar a fazer um diário. E não se preocupe com o “não saber o que escrever”, só você vai ler, comece com qualquer coisa, aos poucos você vai se soltando. E tenho dica de dois livros: o Roube como um Artista: 10 dicas sobre criatividade e o Roube como um Artista: o diário, ambos do autor Austin Kleon.

Passo 4: Tenha uma conta no Pinterest.

Crie uma ou várias pastas só suas, privadas (ou não, se desejar), com inspirações não só de produtos, mas de paisagens, pinturas ou o que você mais gostar!

Pode aproveitar também a opção de criar pastas na sua conta no Instagram e salve os posts que tocarem seu coração ou a sua cabecinha! Visite essas pastas de tempos em tempos, para alimentar suas referências inconscientes (sem esquecer do que falei sobre cópias).

Passo 5: Crie uma Playlist.

Selecione músicas que você gosta e que de alguma forma te lembrem de bons momentos. Essa playlist vai servir de ancoragem naqueles dias em que você precisa de um UP no seu dia, no seu trabalho e façam com que sua felicidade aumente sua criatividade!

Essas são ações que com certeza vão te ajudar no caminho da criatividade, e dia a dia você ficará com sua criatividade mais “afiada”.
Fiz um vídeo falando detalhadamente de cada um destes passos.  Para assistir é só acessar o vídeo abaixo:

Espero que vocês tenham gostado! E não esqueçam de nos acompanhar nas redes sociais @mimocrafts e @pratibemfeito, deixar seu comentário e compartilhar com aquela pessoa que precisa melhorar seu toque criativo.
Bjoks e até a próxima!

Comente o post aqui

Comentários