5 Passos para Exercitar a sua Criatividade

Maira Pereira

Publicado em dezembro 9, 2019

5

Olá, gente linda! Hoje, vamos falar de 5 Passos para Exercitar a sua Criatividade. Ou seja, vou te mostrar formas de explorar e otimizar essa habilidade tão importante para empreender com artesanato.

Então, você sabia que a criatividade pode ser exercitada, certo? Então, com o intuito de aguçar o seu processo criativo,  no post de hoje vou compartilhar com você as técnicas que eu uso no meu ateliê para ser mais criativa. Vamos lá?

 

Criatividade: 5 Passos para Exercitar a sua Criatividade

5 Passos para Desenvolver a Sua Criatividade

Portanto, vou te mostrar formas de como desenvolver sua criatividade, ou seja, te ensinar a ficar o mais longe possível do temido bloqueio criativo!
E para te ajudar mais um pouquinho, assista o meu vídeo falando detalhadamente de cada um desses passos.

Passo 1: Inspiração

O primeiro passo é a Inspiração. Um dos sinônimos de criatividade pode ser, por exemplo, a palavra inovação.

 

Ideia

 

No entanto, no dicionário encontramos outras palavras como inventar, criar, reformar, melhorar, restaurar, modificar.  Mas uma, certamente, você não vai encontrar a palavra: COPIAR!

Sendo assim, é importante ter em mente que podemos ter referências, principalmente, se o cliente envia. Contudo, não devemos ficar reféns delas e  consultar o tempo todo, para evitar de inconscientemente fazermos uma cópia.

Passo 2: Veja Coisas Que Você Goste

O segundo passo é se “alimentar” de assuntos que você gosta. Pode ter ou não haver com o seu negócio.

No meu caso, por exemplo, eu sou apaixonada pela gastronomia e já me inspirei na decoração de um bolo para criar uma arte e uma caixinha.

Gastronomia

Então, imagina um bolo no tema sereia e o topo com a parte de cima do corpinho da sereia modelado, a base do bolo com a cauda e a representação do fundo do mar.

Agora pensa em um recorte do corpinho da sereia cortado, na sua Cricut Explore Air 2 ou na Cricut Maker, e encaixado em uma caixinha estilo shaker do fundo do mar. Um máximo, né?!

Ache o que você gosta para soltar a imaginação, isso vale também para itens que não são relacionados ao produto que você faz.

Passo 3: Leia mais e Escreva mais

O terceiro passo é algo que recomendo para a vida: ler mais e escrever mais. É cientificamente comprovado que ler e escrever à mão (não vale digitar, ok?) ajuda o nosso processo cognitivo.

Ler e Escrever Mais

Sendo assim, essas ações baixam nosso nível de estresse, melhoram a memória, a atenção e a imaginação, que está diretamente ligada à criatividade.

Mas se você não saber o que escrever, não se preocupe! Poderá começar com um diário e só você vai ler. Por isso, sentia- se a vontade, comece com o que vir em sua mente e aos poucos você vai se soltando.

Nesse contexto, para te ajudar ainda mais, separei dica de dois livros: O Roube como um Artista: 10 Dicas sobre Criatividade e o Roube como um Artista: o diário. Ambos do autor Austin Kleon.

Passo 4: Tenha uma conta no Pinterest.

O quarto passo é muito importante nesse processo de inspiração: Acompanhe as tendências no Pinterest. Crie uma ou várias pastas, privadas, ou não, com inspirações não só de produtos, mas de paisagens, pinturas e o que você gostar.

Tenha Uma Conta no Pinterest

Aproveite também a opção de criar pastas no Instagram e salve os posts que tocarem seu coração. E visite essas pastas de tempos em tempos para alimentar suas referências, mas sem esquecer do que falei sobre cópias, ok?

Passo 5: Crie uma Playlist

E o nosso quinto e último passo: crie uma playlist e selecione músicas que você gosta e que de alguma forma te lembrem de bons momentos.

Playlist de Música

Essa playlist vai servir de ancoragem naqueles dias em que você precisa de um UP no seu dia, no seu trabalho e farão com que sua felicidade aumente sua criatividade.

Essas são ações que com certeza vão te ajudar no caminho da criatividade, e no dia a dia você ficará com sua criatividade mais afiada ainda.

Então, eu espero que vocês tenham gostado! E não esqueçam de nos acompanhar nas redes sociais @mimocrafts e @pratibemfeito.
Caso tenha alguma dúvida, deixe seu comentário que iremos te ajudar. Ah, e não se esqueça de compartilhar esse post com aquela pessoa que precisa melhorar seu toque criativo.

Dicas de Empreendedorismo Feminino

Nesse outro post daqui do blog, eu te conto 3 Dicas de Empreendedorismo Feminino para quem está começando. Tudo focado no diferencial de sermos mulheres a frente do próprio negócio. Confira!

 

Empreendedorismo Feminino – 3 Dicas de como começar

 

Além disso, realize o seu sonho de ter uma plotter de recorte ou uma prensa térmica Cricut Easy Press 2 , ou uma Mimo Embossing ou Mimo Stamping.
É só clicar na imagem abaixo para ganhar um cupom de desconto e comprá-las agora na Loja online Mimo Crafts!
Cupom de Desconto Blog
Bjokas com muito carinho e até a próxima!
Mimo Crafts | Muito além do Papel

Comente o post aqui

Comentários